Atraso no cadastro BIN impede emplacamento de Tiggo 7 Sport 2025/2026

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Ji-Paraná - RO

03/12/2025 às 15:31

ID: 232925047

Comprei um veículo Tiggo 7 Sport 2025/2026, novo, com a central multimídia atualizada, no dia 19 de novembro de 2025, na concessionária Grupo HO Porto Velho/RO, conforme data de emissão da Nota Fiscal. Apesar de ser um veículo zero quilômetro, até o presente momento não consigo realizar o emplacamento, pois o carro não consta cadastrado na BIN (Base de Índice Nacional), procedimento que deveria ser realizado pela montadora/fábrica imediatamente após a emissão da NF.

A concessionária informou que o veículo segue nas instalações aguardando carreta para transporte ao interior, e que estão priorizando o envio assim que possível. Entendo essa parte logística, porém o problema principal é anterior a isso: sem o cadastro na BIN, não é possível concluir nenhuma etapa do emplacamento, impedindo inclusive que eu possa circular com o veículo e utilizá-lo com segurança.

A situação está me causando prejuízo direto, pois:

Não vou conseguir circular com o carro de forma regular;

A Resolução do Contran determina que um veículo sem placas só pode circular exclusivamente até o Detran, o que me coloca em risco de ser multada mesmo dentro do município;

Estou restrita de usar um bem de alto valor que já está pago;

Já comprei outros veículos zero quilômetro e nunca passei por problema semelhante. O cadastro na BIN sempre foi imediato o que demonstra que há falha da montadora.

Ressalto que o atendimento da concessionária - GRUPO HO, é excelente, e que a equipe local tem feito o possível. Porém, eles próprios dependem do registro pela CAOA Chery na BIN, sem o qual não podem cumprir sua obrigação contratual de realizar o emplacamento (que foi acordado como incluso no valor do negócio).

É inaceitável que a fábrica venda um veículo sem garantir as condições mínimas para sua regularização, deixando o consumidor impossibilitado de usar o bem e exposto a riscos legais. Trata-se de um vício administrativo imputável diretamente à montadora, que precisa corrigir o problema com urgência, providenciando o cadastro na BIN imediatamente.

Diante do exposto, solicito:

Cadastro urgente do veículo na BIN, permitindo o início e conclusão do processo de emplacamento;

Garantia formal de que não serei prejudicada por prazos, multas ou impedimentos decorrentes dessa falha da fábrica;

Um retorno oficial da CAOA Chery com explicação sobre o motivo da ausência de cadastro e previsão real de solução, que, com o meu nome completo deve solicitar diretamente à concessionária os dados do veículo para as providências necessárias.

Cordialmente, desde já agradeço a atenção.

Compartilhe