Atraso na entrega do imóvel, cobrança indevida de evolução de obra e descaso com o cliente

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

25/07/2026 às 14:17

ID: 254826625


Adquirimos um apartamento no empreendimento HM Brisa do Mar 6 em 01/07/2023, com a promessa de entrega em aproximadamente dois anos. No entanto, até a presente data, o imóvel não foi entregue.
O mais absurdo é que já realizamos a vistoria do apartamento há mais de três meses, o imóvel foi aprovado e está pronto para entrega, mas, mesmo assim, a construtora não entrega as chaves nem informa uma data concreta para conclusão do processo.
Enquanto isso, continuamos sendo obrigados a pagar evolução de obra, mesmo com o apartamento pronto e vistoriado. Além desse custo, seguimos pagando aluguel, o que gera um enorme prejuízo financeiro para nossa família.
Outro ponto inaceitável é que, embora o contrato preveja responsabilidades em caso de atraso, até hoje não recebemos qualquer indenização, multa ou compensação pelo atraso na entrega do imóvel. O consumidor é penalizado quando atrasa qualquer pagamento, mas a construtora não assume as consequências do próprio atraso.
Independentemente de o atraso decorrer de falhas da construtora ou de órgãos públicos, o consumidor não pode ser prejudicado, principalmente quando já cumpriu todas as suas obrigações contratuais e aprovou o imóvel na vistoria.
Solicitamos uma solução imediata, com:
Entrega urgente das chaves;
Suspensão da cobrança de evolução de obra;
Ressarcimento dos prejuízos causados pelo atraso, incluindo os valores pagos com aluguel e demais encargos;
Pagamento da indenização prevista pela legislação e pela jurisprudência em casos de atraso na entrega de imóvel.
Esperamos que a HM apresente uma solução definitiva, pois, caso contrário, buscaremos nossos direitos pelos meios administrativos e judiciais cabíveis.

Compartilhe

Resposta da empresa

31/07/2026 às 12:04

Olá Sra. Aquiane,

Agradecemos o seu contato e a oportunidade de prestar os devidos esclarecimentos.

Informamos que a execução da rede de drenagem foi concluída e, neste momento, aguardamos a realização das vistorias pelos órgãos competentes, responsáveis pela validação da obra executada.

Após a aprovação dessas etapas, serão iniciados os trâmites junto aos órgãos responsáveis para obtenção das liberações necessárias. Somente após a conclusão desse processo será possível estabelecer uma previsão para a entrega das chaves.

Na sequência, será realizada a assembleia de implantação do empreendimento e, posteriormente, ocorrerá a entrega das chaves aos clientes.

Reiteramos nosso compromisso de transparência e respeito aos nossos clientes, e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional que se faça necessário, através dos canais de atendimento abaixo informados.

Atenciosamente,
HM Engenharia
Viviane Nascimento