Quero a devolução integral dos valores pagos pelo apartamento devido à demora no financiamento

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

22/09/2026 às 15:49

ID: 259763889

HM Construtora Demora no processo de financiamento, impossibilidade de conclusão e solicitação de devolução integral dos valores pagos
Venho registrar uma reclamação referente à compra do nosso apartamento junto à HM Construtora.
Nós adquirimos o imóvel e, durante aproximadamente 1 ano e 3 meses, mantivemos todos os pagamentos rigorosamente em dia, sem qualquer atraso, além de termos realizado um valor significativo de entrada.
Durante todo esse período, aguardamos a continuidade do processo para encaminhamento e assinatura do financiamento junto à Caixa Econômica Federal. No entanto, houve uma demora de aproximadamente 1 ano e 3 meses para que o processo avançasse de forma efetiva.
Somente em setembro de 2026 fomos contatados pela Caixa para dar continuidade ao financiamento. Ocorre que, nesse intervalo, minha situação profissional mudou: fui desligada do meu emprego em julho de 2026 e, atualmente, estou desempregada. Dessa forma, neste momento não temos mais condições de prosseguir com a contratação do financiamento.
É importante ressaltar que não deixamos de cumprir com nossas obrigações. Pelo contrário, permanecemos pagando o imóvel durante todo esse período e aguardamos a evolução do processo por parte da empresa.
A impossibilidade de concluir o financiamento neste momento não ocorreu por falta de interesse ou desistência injustificada da nossa parte, mas em razão de uma mudança significativa na nossa situação financeira durante o longo período em que aguardamos o andamento do processo.
Além de todo o desgaste financeiro, a situação também nos causou grande desgaste emocional e psicológico, diante da incerteza e de todo o tempo investido na tentativa de concluir a aquisição do imóvel.
Diante disso, solicitamos à HM Construtora o distrato do contrato, sem aplicação de multa ou retenção de valores, bem como a devolução integral de todos os valores que foram pagos por nós, incluindo a entrada e demais parcelas/valores pagos durante o período.
Esperamos que a empresa analise o caso de forma justa, considerando todo o histórico de pagamentos, o longo período de espera e o fato de que a situação atual não foi provocada por inadimplência ou descumprimento contratual da nossa parte.

Solicitamos, portanto, uma solução efetiva para o caso, com o cancelamento do contrato e a restituição integral dos valores pagos.
Aguardamos um posicionamento formal da HM Construtora e esperamos resolver a situação de maneira amigável e justa.

Compartilhe