Reclamação sobre problemas no imóvel e mau atendimento da imobiliária para rescisão contratual.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Santo André - SP

20/08/2026 às 11:47

ID: 256952227

Estou registrando esta reclamação após diversas tentativas de resolver a situação diretamente com a imobiliária, inclusive por mensagens, abertura de ocorrências e, por fim, comparecimento presencial à imobiliária em 20/08/2026.

Desde que assumimos o imóvel, estamos enfrentando uma série de problemas que tornaram a permanência extremamente difícil. Entre as situações já comunicadas estão problemas de encanamento, inclusive entupimento de vaso sanitário, ruído de água/tubulação no quarto, dificuldades relacionadas à instalação/passagem de internet, além de excesso de ruído proveniente das áreas comuns e circulação do condomínio.

Um ponto importante é que recebemos prazo para contestação da vistoria inicial, porém, devido às próprias regras do condomínio, somente conseguimos efetivamente realizar a mudança alguns dias depois da entrega das chaves. Portanto, determinados problemas somente puderam ser constatados quando passamos a utilizar o imóvel de fato. Essa circunstância também foi documentada.

Desde que identificamos os problemas, buscamos a imobiliária tentando encontrar uma solução amigável. Inclusive deixamos claro que inicialmente havíamos gostado do imóvel e que nossa intenção não era criar qualquer conflito. Entretanto, diante da realidade encontrada após a mudança e dos transtornos enfrentados, solicitamos uma solução para a desocupação e a análise da *escisão sem aplicação da multa contratual.

Infelizmente, além dos problemas relacionados ao imóvel, passamos a enfrentar também um grave problema de atendimento e falta de resolutividade da própria imobiliária

As respostas recebidas têm sido frequentemente genéricas e não solucionam objetivamente aquilo que estamos perguntando. Algumas questões foram simplesmente direcionadas para a síndica/condomínio, embora já tenhamos procurado a síndica e recebido a orientação de que questões internas do apartamento deveriam ser tratadas com a proprietária/imobiliária.

Mais preocupante ainda é que ocorrências estão sendo encerradas mesmo sem uma solução efetiva para o problema apresentado. Isso nos obriga a insistir, abrir novos contatos e repetir todo o histórico, enquanto continuamos vinculados a um contrato que já estamos formalmente tentando encerrar.

Também tivemos uma experiência extremamente negativa com o atendimento administrativo da Yasmim. Durante uma tratativa que para nós era séria e urgente, percebemos uma postura pouco atenciosa e, em determinados momentos, um tom que nos pareceu irônico e debochado. Independentemente de possuir ou não autonomia para decidir sobre a rescisão, esperávamos um atendimento respeitoso, interessado em compreender a situação e principalmente em encaminhá-la para quem pudesse efetivamente solucioná-la.

A situação chegou a um ponto em que, em 20/08/2026, precisei comparecer pessoalmente à imobiliária.

Fui atendido pela Viviane, para quem relatei novamente todo o histórico, os problemas do imóvel, a dificuldade que estamos enfrentando com as respostas administrativas, o encerramento de ocorrências sem solução e a necessidade urgente de uma definição.

Nesse atendimento presencial, deixei claro que queremos desocupar o imóvel, realizar a vistoria e entregar as chaves, mas precisamos que a própria imobiliária viabilize esse procedimento e dê uma resposta definitiva sobre a isenção da multa.

Também solicitei que sejam tomadas as providências necessárias para encerrar/revogar a garantia contratada junto à Porto Seguro antes da próxima mensalidade/cobrança, pois não considero razoável continuar suportando novos custos enquanto aguardamos uma decisão que depende da própria imobiliária.

Segundo a Viviane, nosso caso seria escalonado para a gerência da imobiliária, e foi mencionado que deveríamos receber um retorno até 21/08/2026.

Estamos registrando esta reclamação porque não queremos mais respostas genéricas ou ocorrências simplesmente encerradas. Precisamos de uma solução.

Diante de todo o histórico, solicitamos formalmente:

1. Análise e confirmação da rescisão sem cobrança de multa, considerando os problemas relatados e documentados desde que passamos a utilizar efetivamente o imóvel;
2. Agendamento da vistoria de saída, para que possamos concluir a desocupação;
3. Definição de **data e procedimento para entrega das chaves;
4. Providências para **encerramento da garantia da Porto Seguro antes da próxima cobrança**, evitando a geração de novos custos;
5. Que as ocorrências relacionadas a este caso não sejam encerradas sem solução efetiva;
6. Uma resposta formal e definitiva da gerência, conforme informado no atendimento presencial de 20/08/2026;
7. Confirmação por escrito de todos os procedimentos necessários para o encerramento da locação e das respectivas cobranças.

Temos registros das comunicações realizadas, dos problemas relatados e das tentativas de solução.

Não estamos nos recusando a entregar o imóvel. Pelo contrário: estamos solicitando que a imobiliária viabilize a vistoria, o recebimento das chaves e o encerramento da relação contratual, enquanto aguardamos uma decisão definitiva sobre a multa.

Depois de tantas tentativas, esperamos que a imobiliária finalmente analise o caso como um todo e apresente uma solução concreta, em vez de continuar encaminhando respostas genéricas ou encerrando ocorrências que permanecem sem resolução.

Compartilhe

Resposta da empresa

24/08/2026 às 15:57

Primeiramente gostaríamos de esclarecer que contamos com um sistema próprio no qual todos os contatos, retornos e acompanhamentos realizados ficam devidamente registrados, após verificarmos os registros, constatamos que todos os acompanhamentos relacionados à solicitação foram respondidos e devidamente tratados, não tendo ocorrido encerramento sem retorno, conforme informado pelo reclamante.
O pedido de rescisão contratual foi encaminhado ao locador juntamente com a solicitação de negociação da multa contratual. Importante esclarecer que os problemas relatados não caracterizam motivo para rescisão sem a aplicação da penalidade contratual, reforçando que conforme nosso contato telefônico com o reclamante que o locador deixou de alugar o imóvel a terceiros e não pode ficar em prejuízo e que inclusive aceitou as condições de locação com redução de valor de aluguel e alteração de cláusulas contratuais a pedido dele, tudo o que foi solicitado por ele antes da locação foi aceito.
O locatário visitou o imóvel mais de uma vez, sabendo que é o primeiro andar, que faz frente para área de lazer do edifício então não há o que se falar de barulho dentro do horário permitido
Cumpre esclarecer que não se aplica ao contrato de locação a regra de arrependimento prevista nas relações de consumo. A locação de imóvel possui legislação e regras contratuais próprias. O imóvel foi previamente visitado pelo locatário, que teve a oportunidade de conhecer suas características e, dentre as opções disponíveis, optou pela contratação deste imóvel. Posteriormente, foi realizada a vistoria e disponibilizado todo o respaldo necessário.
Considerando que a intenção manifestada pelo reclamante é de desocupar o imóvel ao final deste mês, trata-se de uma rescisão antecipada do contrato de locação. Dessa forma, é devida a multa rescisória prevista no contrato, a não ser que esta seja abonada pelo locador, reforçamos que a imobiliária permanece à disposição para conduzir a desocupação conforme solicitado, porém não possui autonomia para dispensar uma obrigação contratual
Atenciosamente,
Hoffman Imóveis