Pendência de multa no veículo e falta de atendimento na Honda Flora Motors

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

20/01/2026 às 19:34

ID: 238297981

No dia 25/07/2024, realizamos a compra do veículo Chevrolet Cobalt 1.8 LTZ (2017/2018) na concessionária Honda Flora Motors, localizada na *****.

Após a compra, foi identificada a existência de uma multa de trânsito referente ao ano de 2023 (25/07/2023), no valor aproximado de R$ 2.934,70, a qual está pendente de pagamento e impede a retirada da restrição do veículo, gerando transtornos e insegurança quanto à regularização do bem adquirido.

Ressalta-se que tal pendência não foi informada previamente no momento da negociação, caracterizando falha na prestação do serviço e violação ao dever de informação previsto no Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/90).

Na tentativa de resolver a situação, tentamos entrar em contato com o vendedor *****, responsável pela negociação, porém fomos informados de que o mesmo não faz mais parte do quadro de funcionários da concessionária. Diante disso, recorremos ao gerente Sr. Ernandes, que, em diversas ocasiões, informou tratar-se de uma suposta inconsistência junto ao Detran. No entanto, a multa permanece ativa e sem qualquer solução efetiva.

Estamos em contato com a concessionária desde Setembro/2025 (24/09/2025) sem que haja até o momento qualquer providência concreta ou retorno conclusivo. Inclusive, ao comparecermos novamente à concessionária na data de hoje (20/01/2026), constatamos mais uma vez a ausência de suporte e a falta de posicionamento e atendimento por parte do gerente responsável Sr. Ernandes.

Ressaltamos que essa postura demonstra descaso e falta de comprometimento no pós-venda, o que é incompatível de uma concessionária como a Honda Flora Motors. A recusa ou inércia em resolver a pendência financeira do veículo tem causado transtornos e desgaste, ou seja, estar com um veículo com restrição.
Diante do exposto, solicitamos uma solução imediata, com a regularização da multa e retirada da restrição do veículo, bem como um posicionamento formal sobre as providências adotadas.

Aguardamos retorno urgente.

Compartilhe

Resposta da empresa

21/01/2026 às 14:36

Olá, Sr Adeilton.

A Honda Flora Motors agradece o seu contato e lamenta sinceramente os transtornos relatados.

Desde que fomos informados sobre a suposta pendência, nossa equipe realizou diversas verificações junto aos sistemas oficiais do Detran e demais bases de consulta veicular. Em todas as análises efetuadas, inclusive nas ocasiões em que o senhor esteve presencialmente em nossa concessionária, não foi identificada qualquer multa ativa ou restrição vinculada ao veículo, conforme demonstrado nos dossiês completos entregues ao senhor, contendo consultas atualizadas e documentações comprobatórias.

Ressaltamos que a informação mencionada por V.Sa. não consta nos sistemas oficiais de trânsito, aparecendo apenas em consultas bancárias específicas realizadas a partir do RENAVAM, o que pode indicar inconsistência externa, não relacionada à concessionária ou ao histórico do veículo nos órgãos competentes.

Ainda assim, reforçamos que em nenhum momento nos omitimos ou deixamos de prestar atendimento. Pelo contrário, sempre buscamos esclarecer a situação, prestar suporte e apresentar, de forma transparente, todos os documentos que comprovam a inexistência de débito ou restrição junto aos órgãos oficiais.

Seguimos à disposição para auxiliar no esclarecimento junto à instituição bancária onde a informação vem sendo apontada, bem como para realizar novas consultas oficiais, caso necessário, a fim de colaborar para a total tranquilidade do cliente.

A Honda Flora Motors preza pela transparência, respeito e qualidade no pós-venda, valores que norteiam todas as nossas relações com clientes.

Permanecemos à disposição pelos nossos canais oficiais para qualquer esclarecimento adicional.

Atenciosamente,
Honda Flora Motors

Réplica do consumidor

21/01/2026 às 17:52

Boa tarde,
A informação apresentada na resposta encaminhada NÃO PROCEDE.

Essa resposta causa ainda maior preocupação quanto à qualidade do atendimento prestado pela concessionária Honda Flora Morots, demonstra ausência de análise adequada do caso e falta de apuração mínima dos fatos antes do envio de um posicionamento oficial.

Ainda que fosse verdadeira a alegação apresentada na resposta, o que não é, ressalta-se que a aquisição do veículo não foi realizada diretamente junto à instituição financeira, mas sim por intermédio da concessionária. Dessa forma, a responsabilidade pela regularização de eventuais pendências não pode ser atribuída ao cliente, mas à própria concessionária, responsável pela venda do veículo em condições regulares.

Diante da evidente falta de análise e preocupação por parte do departamento responsável, faz-se necessário esclarecer novamente os fatos. Conforme já informado anteriormente, o problema foi comunicado em 24/09/2025, via whatsApp, ocasião em que recebemos retorno da Sra. Charlene, informando que a situação havia sido encaminhada ao departamento de cobrança de multas da Honda Flora. E foi confirmado que a infração em questão foi cometida pelo proprietário anterior, informação esta que pode ser plenamente comprovada por meio do histórico de conversas.

Dessa forma, é inadmissível e lamentável que a concessionária não tenha o mínimo de preocupação e cuidado na apuração e na resposta às reclamações recebidas.
Ressalto que existe, sim, uma pendência vinculada ao RENAVAM do veículo junto ao DETRAN/SP, a qual necessita de regularização imediata.

Para fins de orientação e auxiliar o departamento responsavel, ainda que essa não seja uma atribuição e responsabilidade do cliente, segue abaixo o link oficial para consulta de débitos e restrições veiculares no DETRAN/SP:
https://www.detran.sp.gov.br/detransp/pb/servico/veiculos/consultar_debitosrestricoes_veiculosterceiro?id=carta_de_servico_consultar_debitosrestricoes_veiculosterceiro

Além disso, deixo em anexo o print da referida consulta. Caso seja necessário o envio do documento completo, coloco-me à disposição para encaminhá-lo, mediante solicitação.

Reitero a necessidade de maior comprometimento e profissionalismo no tratamento das reclamações, ressaltando que esta situação não deveria sequer ter chegado a este ponto, caso o atendimento presencial inicial tivesse sido conduzido de forma adequada e eficiente.

Diante do exposto, aguardo retorno urgente, com a devida regularização da pendência mencionada.