Desalinhamento e fixação danificada do farol após compra de veículo VW Nivus

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Macaé - RJ

27/01/2026 às 11:20

ID: 238945863

Olá! Tudo bem?

Realizei a compra de um VW Nivus Highline, em uma revenda multimarcas, pela Hayasa de Niterói. O veículo encontrava-se em Petrópolis e foi transferido para a unidade de Rio das Ostras. O carro possuía laudo cautelar aprovado e garantia de fábrica.
Placa: *****.

Após realizar o test drive e aprovar o veículo, efetuei a retirada no dia 08/09/2025, na Hayasa de Rio das Ostras. Antes de levar o carro para minha residência, informei ao vendedor sobre a existência de arranhões no farol esquerdo. Na ocasião, fui informado de que se tratava de uma batida leve, sem danos críticos, ocorrida com o antigo proprietário, e que tal situação constava como aprovada no laudo cautelar. Diante dessas informações, optei por seguir com a compra.

Ocorre que, por o veículo ainda estar em garantia de fábrica, levei-o posteriormente para uma revisão em uma concessionária Volkswagen. Durante a avaliação, foi identificado que o farol esquerdo apresentava desalinhamento e a fixação interna quebrada. Estou com o veículo há aproximadamente quatro meses e, até então, não havia percebido essa questão, que possivelmente também passou despercebida no laudo cautelar.

Ressalto que não se trata de um dano estrutural que comprometa o uso do veículo. Inclusive, não foi possível avaliar com precisão o grau da batida sofrida anteriormente, pois o reparo estético foi bem executado. O veículo já está em meu nome e também foi aprovado na vistoria do Detran. No entanto, ao observar com mais atenção a região do farol, nota-se uma diferença visível entre os dois lados, evidenciando o desalinhamento do farol esquerdo e a falha em sua fixação.

Tenho ciência de que a garantia da revenda multimarcas já se encerrou (3 meses). Ainda assim, venho, de forma cordial, solicitar a possibilidade de uma solução por parte da concessionária para a substituição desse farol. Coloco-me totalmente à disposição para viabilizar a troca, caso seja possível.

Observação: não houve qualquer batida ou ocorrência durante o período em que estou com o veículo. O carro encontra-se em ótimo estado e não houve acionamento de seguro. A única intervenção realizada foi pela garantia de fábrica, relacionada ao reparo da batida ocorrida no passado e ao farol atualmente identificado como danificado.

Desde já, agradeço imensamente a atenção e fico no aguardo de um retorno.

Atenciosamente,
*****

Compartilhe

Resposta da empresa

27/01/2026 às 13:16

Olá!

Prezado Sr. Thiago,

Agradecemos a oportunidade de retorno.

Sua satisfação é muito importante para nossa concessionária.

Sua Reclamação foi direcionada aos departamentos responsáveis para análise.

Em breve, nossa equipe entrará em contato.

At. te
Ouvidoria Hayasa.

Réplica do consumidor

27/01/2026 às 13:37

Olá! Obrigado pelo retorno. Estou no aguardo da resposta final do departamento responsável.

A ocorrência fica em aberto.

Réplica da empresa

04/02/2026 às 15:58

Prezado, Sr. Thiago.

Em atenção à sua solicitação referente ao farol do veículo, esclarecemos que a garantia concedida no momento da compra é para motor e câmbio, conforme informado expressamente na proposta de compra e venda.

Além disso, informamos que o prazo legal de 90 dias já se encontra expirado, não sendo possível, portanto, o atendimento do item reclamado em garantia.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Ouvidoria Hayasa

Réplica do consumidor

04/02/2026 às 16:04

Boa tarde! Entendo, porém, a montadora que observou o farol desalinhado e danificado internamente. Eu, como comprador e leigo de análise veicular (principalmente detalhadamente), não havia observado o dano, até porque eu confiei no laudo cautelar. Por isso, eu não esperaria expirar o prazo de garantia para reclamar, porque o carro visualmente está ok.

Desta forma, irei entrar em contato com meu advogado e trataremos por vias legais.

Réplica da empresa

06/02/2026 às 17:15

Prezado Sr. Thiago,

Gostaríamos de reiterar que o veículo em questão foi comercializado com laudo cautelar e vistoria aprovados, com ciência prévia sobre uma batida leve, sem registro de danos estruturais no momento da venda. A aprovação na vistoria do Detran para fins de transferência também foi devidamente atestada, conforme mencionado. E, durante a vigência da garantia nenhum apontamento foi realizado.

Nossa concessionária preza pela transparência das informações prestadas, pela qualidade dos serviços e pela satisfação de nossos clientes, mantendo sempre o compromisso com a segurança e um bom relacionamento.

Permanecemos à disposição.

At. te

Ouvidoria Hayasa

Réplica do consumidor

06/02/2026 às 17:29

Boa tarde! O carro foi comercializado sim com uma leve batida, e ciente disso, pois, aparentava arranhões superficiais no farol e eu havia comentado com o vendedor. No entanto, não se tratava de uma leve batida. A concessionária reportou dano estrutural no acessório e isso foi aprovado no laudo cautelar. Detalhadamente, é observado desalinhamento e a quebra da fixação. Reporto também que o acabamento do pára-lama está causando danos nas quinas das portas, confirmando mais ainda que a batida não foi leve e isso foi passado ao vendedor. Agir de má fé e não assumir que pode haver falhas no processo não condiz com a marca Hayasa. Nota zero! Será cobrado por outros meios. Não ficarei no prejuízo.

Réplica do consumidor

20/03/2026 às 12:39

Infeli[Editado pelo Reclame Aqui]ente a Honda não atendeu aos critérios e agiu de má fé. Caso encerrado e assumo o prejuízo.

Consideração final do consumidor

20/03/2026 às 12:40

Não atendeu aos critérios e me deixou no prejuízo. Não recomendo.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0