Descumprimento de prazo e promessas na entrega de veículo seminovo - Grupo Carmais Honda Nova Luz

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Fortaleza - CE

10/12/2025 às 18:10

ID: 234365245

Venho através deste portal, voltado para proteção a consumidores por danos causados por situações abusivas, compartilhar com outros potenciais clientes e buscar providências e reparações devido a DESASTROSA forma de assistência prestada na venda de automóvel pelo Grupo Carmais Seminovos, mais especificamente a loja Honda Nova Luz, localizada na *****, em Fortaleza.
Fui até a loja mencionada no feriado de 15 de novembro, tendo antes tomado conhecimento que haveria plantão de vendas e que estaria vigente uma campanha específica para compras realizadas neste dia (Operação Black).
No dia anterior, identifiquei o veículo de meu interesse e passei a interagir por telefone e Whatsapp com o vendedor A., o qual esclareceu dúvidas prévias. No local, itens como pequenos amassados na lataria, outro amassado na parte inferior e step fora de condições de rodagem, foram vistos. Pactuadas essas pendências e recebendo a informação complementar de que seriam feitas inspeção e revisão completas, seguimos na presença da Gerente de Vendas L. para fechar a compra. Ato contínuo, foi feito parte do pagamento através de cartão de crédito e todo o restante por Pix no dia útil seguinte.
A partir de então, ao indagar sobre o preparo e andamento para entrega, começam as desculpas e inverdades: estou de folga, hoje ainda não tive tempo, peço perdão porque minha demanda é muito alta, minha correria é muito grande, as vezes deixo a desejar nesse ponto, queria ter mais apoio para cuidar dos clientes, o carro tá bem adiantado, está em fila para inspeção mecânica, step ainda vou fazer a troca, já está quase tudo ok, queria muito ter conseguido que você recebesse essa semana, só que não vai dar, na quarta feira no final da tarde seu carro vai estar pronto. Nessa última interação, recordei a ele que o documento que assinei apontava 7 dias úteis como prazo de entrega e que se ele estava passando para a quarta-feira, teríamos 12 dias úteis. Já com prazo excedido, ele informa no dia 28 de novembro que infelizmente não vou conseguir entregar antes porque o seu carro está sendo transferido do antigo dono pra empresa. Aí isso vai atrapalhar a entrega que poderia ser antes.
Na sequência, com a informação de que estava agendada a entrega para o fim da tarde do dia 3 de dezembro, aguardei contato mas infelizmente nada veio. Na manhã do dia 4 de dezembro, pela razões evidentes de descaso com consumidor, opto por fazer contato com a Gerente de Vendas L. e imediatamente percebo a continuidade da inoperância, desimplicação e justificativas nada consistentes. Ela aduz que a empresa, mesmo se denominando um dos maiores grupos do Brasil (vide https://carmaisseminovos.com.br), não conseguiu comprar um pneu aro 14; que poderiam ser necessárias semanas para a compra do item. Pouco depois, indica que eu receberia a notificação em minha Carteira Digital na sexta-feira, dia 5, e que poderia receber o carro no sábado. Ao final do expediente, dou retorno que não ocorreu nenhuma movimentação, ao passo que ela então escreve que por conta de alta demanda o cartório não tenha feito; diz que a vistoria para transferir para seu nome foi agendada para quarta-feira (no caso, mais uma semana adiante, ou seja, 17 dias úteis 10 a mais do que o apontado em documentos da própria empresa). Ela ainda finaliza indagando se quero receber o carro com processo inconcluso.
Passo agora ao relato mais estarrecedor, ainda na manhã do dia 4 de dezembro, que foi com o Diretor D. Imbuído de boa fé e de expectativas de que agora conseguiria apoio verdadeiro, resumi o que vinha acontecendo; expliquei que foi tudo maravilhoso até a concretização da compra e depois somente promessas sem materialização, abandono e atendimento desdenhoso.
Ocorre que para minha surpresa negativa, por 5x consecutivas, num intervalo de 58 minutos, ele tenta me induzir a desistir da compra. Alegou que o ideal seria a minha satisfação. Ora, nota-se que, além dessa proposta ser uma medida radical e no sentido oposto ao da satisfação do cliente no contexto vivido (o mais racional é que um cliente queira receber o produto ou serviço que se esforçou para adquirir), ele que se apresentou aparentemente receptivo, na verdade, fabricou uma ilusão deixando evidências de uma ação dissimulada e ardilosa. Ao que tudo indica, pretendia o mais rápido livrar-se do cliente-problema. Finalizei a interação com o Diretor escrevendo que ele não mostrava interesse em resolver as pendências e concluir todas as etapas do negócio; que somente queria me induzir ao desfazimento.
Considerando as várias tentativas e sendo todas infrutíferas, passei a buscar a formalização da situação e recebi a orientação do atendente C. do Grupo Carmais que enviasse email para ***** e que também poderia ser utilizado o FALE CONOSCO no site. Ambas as providências foram tomadas e nenhum retorno, apesar do próprio site informar que um dos nossos representantes entrará em contato com você.
Dia 10 de dezembro, no começo da tarde, resolvo ter a iniciativa de mandar mensagem para o vendedor, o qual, para ainda mais surpresa, responde me perguntando se eu pretendo ir buscar o carro hoje!!! Me dirijo até lá, confiro o veículo e saio ciente que fui inequivocamente [Editado pelo Reclame Aqui] na relação consumerista.
Enfim, tal tratamento não parece revelar pequeno dissabor. É inquestionável o dano causado nesse caso por uma grande empresa diante da fragilidade do cliente e que as propagandas difundidas defendendo seguirem os mais elevados padrões de qualidade (vide https://carmaisseminovos.com.br) nem sempre encontram respaldo na realidade.
Caso haja interesse do Grupo Carmais em verdadeiramente estabelecer contato para cumprir com os benefícios elegíveis na chamada Operação Black que não foram fornecidos, além de contrapartida compensatória pela desarmonia com os preceitos e normas consumeristas, encontro-me à disposição.
PS . tudo que foi relatado encontra lastro em documentos, prints e cópia de email.
Fortaleza, 10/12/2025

Compartilhe

Resposta da empresa

12/12/2025 às 10:53

Sr. *****, bom dia .
Prezamos pela transparência e seriedade com todos os nossos clientes, sua experiência conosco e sua opinião são muito importantes para a melhoria contínua de nossos produtos e serviços.
Foi aberto uma solicitação interna N ***** e passado para o setor responsável.
Central de Relacionamento com o Cliente permanecerá à sua disposição através de nossos canais oficiais mencionados no término dessa mensagem.
Central de Relacionamento Tel:(85) 3306 8253 .

Réplica da empresa

28/01/2026 às 15:39

Boa tarde .
Caso está sendo tratado internamente pela empresa.
Atenciosamente,
Central de Relacionamentos (85) 3306 8253

Réplica do consumidor

29/01/2026 às 09:14

Dada a ausência contínua de providências, sem alternativas mais, ajuizei ação.

Consideração final do consumidor

09/04/2026 às 10:39

Precisei acionar o Judiciário. Na contestação, os advogados disseram que eu queria enriquecer ilicitamente e que minha reclamação não tinha respaldo na realidade. Acaba que em poucos minutos propuseram acordo. Fiz uma contraproposta e eles aceitaram e me pagaram uma indenização. Lamentável tratar o consumidor dessa forma e precisar levar o caso ao Judiciário.
E todo ocorrido se deu com a participação e conivência da gerente da loja e do Diretor do Grupo Carmais.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

1