Pane mecânica grave em Honda HR-V após revisões: Falha na injeção e risco na rodovia

Não resolvido
Blumenau - SC
25/12/2025 às 13:47
ID: 235820253
Pane mecânica grave após revisões oficiais risco à segurança em rodovia
Sou cliente desta concessionária e realizo rigorosamente todas as revisões do meu Honda HR-V 2016 nesta unidade desde a compra.
No dia 23/12, durante viagem em família, o veículo apresentou perda abrupta de potência, entrando em falha e impossibilitando a condução normal. O problema ocorreu em trecho de serra, pista dupla e sem acostamento, expondo minha família a risco concreto à segurança, o que nos obrigou a interromper totalmente a viagem.
Consegui deslocar o veículo com extrema dificuldade até uma cidade próxima, onde encontrei uma mecânica aberta. No primeiro diagnóstico, via scanner, foi indicada falha no cilindro 3. Após testes em velas e bobinas, foi descartado problema nesses componentes, sendo levantada a hipótese de falha no sistema de injeção, sem possibilidade de reparo local por falta de peças e equipamentos.
Ainda nessa cidade, entrei em contato com esta concessionária buscando orientação técnica ou algum tipo de auxílio, porém fui informado pelo consultor (via WhatsApp) de que não seria possível ajudar à distância, apenas com o veículo presencialmente na unidade.
Diante disso, entrei em contato com um mecânico especialista em Honda em Blumenau, que indicou que o quadro relatado era compatível com falha no sistema de injeção. Mesmo estando de férias, esse profissional se dispôs a abrir a oficina excepcionalmente no dia 24/12 (véspera de Natal) para avaliar o veículo.
Acionei o seguro, aguardamos cerca de 3 horas pelo guincho e retornamos para casa após mais de 4 horas em táxi, com a viagem cancelada.
Na avaliação técnica realizada em Blumenau, foi identificada falha interna nos bicos injetores, com deslocamento das peneiras internas para o interior dos injetores, causando entupimento. O diagnóstico foi documentado em vídeo, demonstrando que mais de um bico apresentava degradação avançada.
O mecânico especialista informou ainda que, em manutenções preventivas adequadas, é possível realizar a inspeção do sistema de injeção, incluindo a verificação e eventual substituição de componentes internos dos bicos injetores, como peneiras e anéis de vedação, procedimento que poderia ter identificado a degradação interna antes da pane ocorrida em rodovia. Informou também que, considerando que na última revisão realizada nesta concessionária foi executada a regulagem de válvulas (conforme mensagem do consultor via WhatsApp), haveria condições técnicas favoráveis para ao menos uma inspeção preventiva dos bicos, caso esse cuidado tivesse sido considerado.
Ao questionar esta concessionária sobre a existência de manutenção preventiva nesse componente, recebi áudio de um consultor técnico informando que não realizam manutenção nos bicos, por serem considerados autolimpantes, sendo utilizado apenas aditivo no tanque. Tal orientação é tecnicamente questionável, pois aditivos não previnem falhas físicas internas de componentes sujeitos a desgaste ao longo dos anos.
Considerando que sempre optei por revisões oficiais, pagando valor superior justamente para contar com manutenção preventiva adequada, entendo que houve falha na condução técnica das revisões, resultando em pane mecânica grave, risco à segurança da minha família e prejuízo financeiro.
Tive um custo comprovado de R$ 1.292,41 com o diagnóstico e o reparo do sistema de injeção, incluindo mão de obra e a substituição dos quatro bicos injetores novos, conforme comprovante de pagamento anexado. A nota fiscal correspondente será emitida pela oficina no início de janeiro e será apresentada assim que disponível.
Diante do exposto, solicito o ressarcimento integral do valor de R$ 1.292,41, bem como um posicionamento técnico formal desta concessionária quanto à ausência de manutenção preventiva ou de orientação adequada sobre os bicos injetores ao longo das revisões realizadas, considerando que a pane resultou em risco concreto à segurança em rodovia e prejuízos financeiros.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/01/2026 às 09:13
Prezado sr. Rafael.
Antecipadamente lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas por esta experiência. Ressaltamos que todos os nossos esforços são direcionados para que eventuais problemas sejam resolvidos o mais breve possível.
Em breve o setor responsável entrará em contato com você para maiores informações e esclarecimento.
Agradecemos a compreensão.
Atenciosamente,
Equipe de Relacionamento Takai.
Réplica do consumidor
06/01/2026 às 10:08
Prezados,
Agradeço o retorno.
Informo que, no momento, encontro-me em local sem sinal de telefonia móvel, estando temporariamente indisponível para contato telefônico.
Permaneço plenamente disponível via internet, por meio de mensagens pelo Reclame Aqui, WhatsApp ou e-mail.
A partir do dia 12/01, estarei também à disposição para contato telefônico.
Fico no aguardo do posicionamento do setor responsável.
Réplica da empresa
15/01/2026 às 13:56
Prezado sr. Rafael.
Lamentamos o ocorrido com o veículo, entretanto consideramos de extrema importância esclarecer alguns pontos relevantes acerca do relato apresentado.
O problema ocorreu 7 meses após a revisão realizada que foi em 22/05/2025 fato este divergente do relatado por nosso cliente, em seu relato como pode ser observado ele informa que foi após a revisão fato este não procedente dado o período relatado de 7 meses de diferença e que deve ser considerado, vale reforçar que o veiculo no momento da revisão não apresentou nenhum tipo de falha proveniente no sistema de injeção, a revisão ocorreu seguindo todos os processos orientados por nossa montadora, conforme informado os bicos de seu veículo seriam auto limpantes e na ausência de falha não seria recomendado a remoção destes, a orientação de nosso consultor referente a utilização do aditivo de combustível é devido a baixa qualidade do combustível comercializado onde o produto engine cleaner pode aumentar a conservação do sistema de combustível do veículo, desta forma compreendemos que o problema relatado do qual lamentamos não pode ser vinculado a revisão realizada a 7 meses atrás, agradecemos a compreensão.
Réplica do consumidor
15/01/2026 às 16:32
Prezado(s),
Agradeço o retorno, porém a resposta apresentada permanece sem enfrentar os pontos centrais da minha manifestação, limitando-se a afastar responsabilidade com base exclusivamente no lapso temporal desde a última revisão, o que, por si só, não descaracteriza falha na prestação do serviço nem a existência de vício oculto.
Esclareço objetivamente:
1. O fato de a pane ter ocorrido 7 meses após a revisão não afasta responsabilidade técnica, uma vez que minha reclamação não se refere a falha imediata, mas à ausência de orientação, protocolo de inspeção ou manutenção preventiva ao longo das revisões realizadas exclusivamente na rede autorizada, em componente essencial à segurança.
2. O argumento de que não havia falha aparente no momento da revisão é insuficiente, pois o defeito identificado não foi eletrônico ou de funcionamento momentâneo, mas falha estrutural interna nos bicos injetores (deslocamento físico das peneiras internas) característica tí[Editado pelo Reclame Aqui] de vício oculto, que não se manifesta por diagnóstico eletrônico simples nem por falha intermitente prévia.
3. A afirmação de que os bicos seriam autolimpantes não equivale a dizer que são imunes a falhas físicas internas, fadiga de material ou deslocamento de componentes. Até o momento, não foi apresentado qualquer boletim técnico, orientação formal da Honda ou respaldo técnico por escrito que sustente a inexistência de necessidade de inspeção ou manutenção preventiva ao longo da vida útil do veículo.
4. Ressalto que, na última revisão, foi realizada regulagem de válvulas, procedimento que demonstra que o veículo passou por intervenção mecânica relevante, reforçando a expectativa legítima do consumidor de orientação técnica adequada sobre componentes críticos, especialmente em um veículo com 9 anos de uso.
5. A pane ocorreu em trecho de serra, pista dupla e sem acostamento, com minha família a bordo, configurando risco concreto à segurança, aspecto que não foi considerado na resposta apresentada.
Reitero que:
- O veículo sempre realizou revisões na rede autorizada Honda;
- O defeito não decorreu de combustível inadequado (há laudo de combustível com selo do Inmetro);
- O problema não se caracteriza como desgaste comum previsível, mas falha estrutural documentada em vídeo por mecânico especialista em veículos Honda.
Diante disso, mantenho integralmente meus pedidos, já formalizados:
- Ressarcimento do valor comprovado de R$ 1.292,41, referente ao diagnóstico e reparo (substituição dos 4 bicos injetores);
- Posicionamento técnico formal, fundamentado e por escrito sobre a inexistência de protocolo de inspeção, manutenção preventiva ou recomendação de kit de reparo dos bicos injetores ao longo das revisões realizadas na rede autorizada.
Permaneço à disposição para envio imediato dos vídeos, laudos técnicos e comprovantes que documentam o defeito identificado e aguardo posicionamento objetivo quanto aos encaminhamentos do caso.
Réplica da empresa
27/01/2026 às 11:18
Prezado sr. Rafael.
Informamos que seu caso já foi encaminhado ao setor responsável e, tão breve conseguirmos, encaminharemos nosso parecer a você.
Obrigada.
Réplica do consumidor
27/01/2026 às 11:49
Prezados,
Agradeço o retorno e fico no aguardo do parecer do setor responsável.
Considerando que a manifestação já se encontra devidamente detalhada e documentada, peço, por gentileza, que o posicionamento seja encaminhado de forma objetiva e por escrito, inclusive quanto aos pontos técnicos já levantados.
Permaneço à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Réplica da empresa
06/02/2026 às 11:39
Sr.Rafael
Bom dia.
Esclarecemos que os veículos Honda possuem garantia de 3 anos, a partir da data de retirada do veículo da concessionária e 1 ano para veículos utilizados para fins comerciais, sem limite de quilometragem, desde que sejam realizadas as revisões programadas na rede autorizada, conforme descrito no manual do proprietário. Durante o período de garantia os problemas decorrentes de defeitos de peças, fabricação e montagem serão cobertos conforme as condições estabelecidas no manual de manutenção. Problemas ocasionados por desgaste natural ou agentes externos não são cobertos pela garantia.
Durante a passagem em nossa concessionária, não detectamos em seu veículo defeitos decorrentes de fabricação/serviços ou montagem, sendo assim resta impossibilitada de atender a demanda em garantia. Reforçamos que nossos técnicos foram especialmente treinados para oferecer todos os serviços de manutenção e reparos dos muitos sistemas exclusivos de seu veículo Honda.
Estamos à disposição para esclarecimentos e auxílio caso necessário, através do telefone (47) 2111-1000.
Nossa equipe fica a disposição caso deseje realizar um agendamento ou demais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Equipe de Relacionamento com o Cliente Honda Takai
Réplica do consumidor
06/02/2026 às 11:47
Prezado(s),
Agradeço o retorno, porém esclareço que minha manifestação não trata de cobertura em garantia contratual, mas de vício oculto e falha na prestação do serviço, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
A negativa apresentada limita-se a:
- prazo de garantia expirado; e
- afirmação genérica de inexistência de defeito no momento da avaliação, sem enfrentar os pontos técnicos já expostos e documentados, especialmente:
falha estrutural interna nos bicos injetores (deslocamento físico das peneiras), característica tí[Editado pelo Reclame Aqui] de vício oculto;
inexistência de prova técnica de agente externo;
histórico de revisões exclusivamente na rede autorizada;
laudo de combustível com selo do Inmetro;
risco concreto à segurança dos ocupantes.
Reitero que vício oculto independe de prazo de garantia contratual, conforme entendimento consolidado do CDC e da jurisprudência.
Diante da manutenção da negativa sem análise técnica fundamentada, informo que o caso será encaminhado aos órgãos de defesa do consumidor, sem prejuízo das demais medidas cabíveis.
Permaneço à disposição caso a empresa opte por reanálise técnica formal e fundamentada, por escrito.
Atenciosamente,
Réplica da empresa
06/02/2026 às 15:45
Boa tarde Sr. Rafael
Reiteramos que estamos à disposição para esclarecimentos e auxílio caso necessário.
Nossa equipe fica a disposição caso deseje realizar um agendamento ou novo diagnóstico em nossa concessionária.
Nossa equipe terá um grande prazer em atendê-lo.
Ficamos a disposição.
Obrigado.
Réplica do consumidor
06/02/2026 às 17:15
Prezado(s),
Agradeço o retorno.
Esclareço que o veículo já passou por diagnóstico técnico especializado, com identificação de falha estrutural interna nos bicos injetores, devidamente documentada.
Minha manifestação não se refere à realização de novo diagnóstico, mas sim à análise técnica do ocorrido, ao posicionamento formal da concessionária/Honda e ao ressarcimento dos valores já comprovadamente despendidos, conforme anteriormente detalhado.
Permaneço à disposição caso haja interesse em reanálise administrativa do caso, com posicionamento técnico fundamentado e objetivo.
Na ausência disso, considerarei encerrada a via administrativa.
Atenciosamente,
Réplica do consumidor
18/02/2026 às 08:23
Prezados,
Considerando que até o presente momento não houve manifestação objetiva acerca dos pontos técnicos e do pedido de ressarcimento anteriormente apresentados, encaminho a presente como notificação formal.
Reitero que a demanda não trata de garantia contratual, mas de vício oculto e falha na prestação do serviço, já devidamente fundamentados e documentados.
Solicito posicionamento técnico formal e conclusivo no prazo de 5 (cinco) dias úteis, especialmente quanto:
à análise técnica do defeito identificado;
à justificativa técnica para a negativa;
ao ressarcimento dos valores comprovadamente despendidos.
Na ausência de resposta dentro do prazo indicado, considerarei encerrada a via administrativa e adotarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e ao Juizado Especial Cível.
Permaneço no aguardo.
Atenciosamente,
Réplica da empresa
18/02/2026 às 15:07
Sr. Rafael
Boa tarde.
Conforme já esclarecido anteriormente ao senhor, reforçamos que durante a passagem em nossa concessionária, não detectamos em seu veículo defeitos decorrentes de fabricação/serviços ou montagem, sendo assim resta impossibilitada de atender a demanda em garantia. Dentro do período de garantia os problemas decorrentes de defeitos de peças, fabricação e montagem serão cobertos conforme as condições estabelecidas no manual de manutenção. Problemas ocasionados por desgaste natural ou agentes externos não são cobertos pela garantia.
Ratificamos que os veículos Honda possuem garantia de 3 anos, a partir da data de retirada do veículo da concessionária e 1 ano para veículos utilizados para fins comerciais, sem limite de quilometragem, desde que sejam realizadas as revisões programadas na rede autorizada, conforme descrito no manual do proprietário.
Nossos técnicos foram especialmente treinados para oferecer todos os serviços de manutenção e reparos dos muitos sistemas exclusivos de seu veículo Honda, sendo que eles reforçam nosso posicionamento acerca dos pontos técnicos da demanda requerida.
Estamos à disposição para esclarecimentos e auxílio caso necessário, através do telefone (47) 2111-1000.
Nossa equipe fica a disposição caso deseje realizar um agendamento ou demais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Equipe de Relacionamento com o Cliente Honda Takai
Consideração final do consumidor
18/02/2026 às 15:38
Registro que a empresa limitou-se a reiterar garantia contratual, sem enfrentar os fundamentos de vício oculto e falha na prestação de serviço já demonstrados.
Diante da negativa administrativa, o caso será encaminhado aos órgãos de defesa do consumidor para as providências cabíveis.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0