Honda - Carro zero sem garantia e sem peças pra repor
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesComprei um HRV zero em fevereiro desse ano. No dia 11/06 o carro começou a apresentar problemas e no painel dizia que deveria me dirigir a uma concessionária. Fui na mesma concessionária em que comprei o carro no dia seguinte (12/6) pela manhã. Lá fui atendida pelo André que me disse que levaria 3 dias pra um diagnostico. Esse diagnóstico veio no sábado dia 15/06. O texto dizia: "Durante o diagnóstico do veículo foi gerado um orçamento, referente aos bicos injetores. Será necessária a remoção de todo o combustível, foi identificado composição incorreto no combustível". E me foi encaminhado um orçamento de R$ 2.962,98. O fato é que o carro tem 4 meses de uso, 3000 kilometros rodados e basicamente costumo abastecer sempre nos mesmos postos de gasolina. Postos de procedência indicados pela própria Honda como sendo de confiança e pelo meu mecânico também. O pedido dos bicos injetores foi feito na segunda 17/06 e o prazo que me foi dado foi de 7 a 10 dias úteis pras peças chegarem e depois mais 1 dia útil pra fazer o serviço. Pedi um laudo para a concessionária explicando o motivo do problema e informando que a Honda não cobriria, mas a resposta que tive foi que eles não teriam como me dar esse laudo. O que acho bem esquisito. Afinal, o laudo é apenas uma oficialização do que eles estavam me dizendo. Na sexta feira, dia 21/06 recebi uma mensagem da concessionária informando que as peças estavam com previsão de chegada para 12/07. Ou seja, bem fora do prazo de 7 a 10 dias úteis que me foi dado. Na segunda feira, 24/06 liguei no SAC da Honda Montadora. Na primeira ligação falei sobre o prazo de entrega das peças. Que se a Honda concessionária me passou um prazo de 7 a 10 dias úteis, que a Honda deveria honrar esse prazo ou ao menos me dar uma solução para o período em que eu ficaria sem carro, devido ao atraso da Honda. Depois liguei novamente no SAC para questioná-los sobre o diagnóstico de gasolina adulterada e o fato deles dizerem que a garantia não cobriria e eles disseram que iriam verificar. Falei com o André da concessionária novamente, pois na semana passada, eu havia pedido pra fazer o teste da gasolina, no combustível que estava no meu carro. Na segunda feira, 21/06 cobrei e o André me respondeu dizendo que fizeram o teste e que a gasolina não estava alterada, que estava dentro do normal. Mas, o diagnóstico que me foi dado quando o orçamento foi enviado é que foi identificado composição incorreta no combustível, no entanto, no teste feito, na gasolina que estava no carro, não foi apresentado nenhuma alteração no combustível. Ou seja, ninguém consegue explicar o fato dos bicos injetores estarem danificados. Na segunda conversei com meu mecânico, que me atende há mais de 10 anos, inclusive atende muitos clientes com carro da Honda e ele disse que nunca viu isso acontecer num carro praticamente zero. Hoje, 26/06, recebi uma ligação informando que a Honda realmente não se responsabilizará, que não tem como trocar as peças na garantia e que eu deveria arcar com os custos. E, pra além disso, até agora não faço a menor idéia sobre a chegada das peças e quando terei meu carro consertado, porque na concessionária não me respondem e a Honda Montadora também não me retornou mais sobre esse assunto. Ou seja, comprei um carro zero, Honda, porque me venderam um carro incrível, que não me traria nenhum problema e que tinha um pós venda maravilhoso e o que vejo não é isso. Que garantia tenho de que essas peças estavam em perfeito estado? Como um carro com tecnologia de ponta, com 3 mil quilômetros rodados pode ser tão sensível a esse ponto? Nenhum carro fica com os bicos injetores danificados com 3mil quilômetros rodados. Isso não existe. É um carro de 160 mil reais. É difícil acreditar que um carro praticamente zero tenha sido danificado. É inadmissível, receber esse tipo de reposta da Honda. É inadmissível a Honda argumentar o que está argumentando e não comprovar nada e passar a conta pro consumidor. Difícil acreditar quem um carro com 4 meses de uso esteja com os bicos injetores danificados, sendo que abasteço em postos de confiança. É um absurdo. Nem as peças a montadora consegue fornecer. Meu carro tá lá há 14 dias parado e até agora nenhuma solução me é dada, nem em relação a garantia e nem em relação ao prazo de chegadas das peças. Péssimo serviço, péssimo pós venda. Jogam no colo do cliente um problema que nem eles sabem explicar como aconteceu. Eu comprei um Honda pra ter paz. Agora a Honda tá querendo justificar algo que eles não conseguem provar. Até o laudo que pedi, eles estão se recusando. É inadmissível. Falta de respeito com o consumidor. Me sinto completamente [Editado pelo Reclame Aqui], insatisfeita e sem nenhuma explicação plausível.
Resposta da empresa
03/07/2024 às 11:55Olá Sra. Amanda,
Bom dia. Esperamos que esteja bem!
Nosso principal objetivo é oferecer produtos e serviços visando à máxima satisfação dos consumidores.
Em relação à sua reclamação, após análise do caso, a concessionária foi devidamente orientada quanto ao seu atendimento e aos procedimentos a serem realizados. A peça foi despachada e entregue para a concessionária.
Esclarecemos que os veículos Honda possuem garantia de 3 anos, a partir da data de retirada do veículo da concessionária e 1 ano para veículos utilizados para fins comerciais, sem limite de quilometragem, desde que sejam realizadas as revisões programadas na rede autorizada, conforme descrito no manual do proprietário. Durante o período de garantia os problemas decorrentes de defeitos de peças, fabricação e montagem serão cobertos conforme as condições estabelecidas no manual de manutenção. Problemas ocasionados por desgaste natural ou agentes externos não são cobertos pela garantia. O termo de garantia está disponível para consulta no manual do proprietário.
Agradecemos seu contato e permanecemos à disposição para eventuais dúvidas e/ou necessidades.
Permanecemos à disposição por meio de nosso Departamento de Serviço de Atendimento ao Cliente, no telefone 0800 017 12 13, para suporte e eventuais contatos com a nossa marca.
Nossa equipe terá um grande prazer em atendê-la.
Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Cliente
Honda Automóveis do Brasil.
Consideração final do consumidor
09/07/2024 às 20:46Tive que ligar inúmeras vezes na Honda, devo ter perdido uns 2 dias de trabalho no telefone. Passei muito nervoso. Tive que ir na concessionária pessoalmente pedir pra falar com o gerente. A Honda Automóveis, pelo 0800, me dizia que não podia se responsabilizar pelo prazo que a concessionaria deu para a chegada das peças. Já a concessionária não conseguiu explicar o motivo pelo qual deram um prazo que não foi cumprido e disse que não podia fazer nada se a fabrica não tinha a peça. Enfim, parecia que eu tava falando com 2 empresas diferentes. Tive que me estressar e muito, perder muito tempo ligando lá, pedindo pelo amor de deus pra conseguir falar com alguém que pudesse resolver. E, se negaram a me dar um carro reserva. Meu carro ficou lá parado mais que 20 dias. Ou seja, não cumpriram o prazo dado e não me deram nenhuma solução. Péssimo pós venda.