Conduta inadequada e desrespeitosa de funcionária da limpeza e negligência no atendimento administrativo no Hospital Bom Samaritano

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Maringá - PR

02/11/2025 às 19:15

ID: 230849055

ASSUNTO: REGISTRO FORMAL DE OUVIDORIA CONDUTA INAPROPRIADA DE FUNCIONÁRIA DA LIMPEZA E ATENDIMENTO DO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

À Ouvidoria do Hospital Bom Samaritano

Venho, por meio deste, formalizar um registro na ouvidoria desta instituição, assim como informar que irei abrir procedimento jurídico cabível, conforme orientação do técnico administrativo com o qual dialoguei previamente, para relatar evento grave ocorrido no dia 28 de outubro de 2025, em meu apartamento hospitalar.

O fato diz respeito à conduta profundamente inadequada e desrespeitosa de uma colaboradora do setor de limpeza, que se recusou a se identificar.
Vestia uma roupa de copeira vermelha, se diferenciando das demais.

DOS FATOS:

No dia 28 de outubro de 2025, por volta do meio-dia, eu me encontrava em meu quarto, em companhia de meu marido e de nossa filha, recém-nascida com um (01) dia de vida. Encontrava-me em período imediatamente posterior ao procedimento de cesariana, realizado neste estabelecimento no dia 27/10/2025, em estado de convalescença, apresentando dores, sangramento e tontura.

Na ocasião, eu estava no banheiro do apartamento, finalizando meu primeiro banho pós-cirúrgico, procedendo a me enxugar e vestir sozinha, com a porta do ambiente aberta devido à minha condição de saúde recentemente operada.

Foi quando a referida funcionária da limpeza posicionou-se na porta do banheiro e, escorou-se no rodo de limpeza, proferiu em tom elevado e de forma claramente hostil a seguinte frase: NÃO TENHO PACIÊNCIA PARA ISSO NÃO!. A declaração foi dirigida a mim, em evidente demonstração de intolerância e falta de empatia com a minha demora justificada pela minha condição pós-operatória em liberar o banheiro.
Após a saída dela do quarto que ficou até a data de quinta-feira 30/10, sem ser limpo. Fui até o corredor onde a mesma estava e avisei que o banheiro estava desocupado e perguntei seu nome a mesma disse em tom de deboche: NÃO É DA SUA CONTA! e que a limpeza ficaria para outro dia, que só ocorreu um dia antes da minha alta.
Após este episódio o senhor Reginaldo que passou quinta-feira no quarto, e se identificou como encarregado da limpeza, relatei que desde segunda quando demos entrada o mesmo não foi limpo e eles enviaram duas pessoas diferentes para limpeza.
Na sexta-feira 31/10 às 9 e pouco da manhã a mesma colaboradora da limpeza( vestindo as mesmas vestes vermelhas) que realizou o assédio, entrou com tudo no quarto e bateu as mãos na luz para acordar de modo agressivo, sem uma palavra de aviso, minha recém nascida nesse momento chorou, eu e meu marido despertamos.
Meu marido em um sentimento de me protejer e nossa filha pegou ela e foi perto da minha cama a qual eu já estava chorando de nervoso pela segunda atitude cruel desta colaboradora.


DO ATENDIMENTO ADMINISTRATIVO:

Ressalta-se que o técnico administrativo, ao ser comunicado sobre o ocorrido, também tratou o caso com desdém, falhando em apurar os fatos com a seriedade devida e, da mesma forma que a funcionária, não se identificou adequadamente, limitando-se a solicitar que o relato fosse encaminhado por este canal.

DO PEDIDO:

Diante do exposto, venho formalmente solicitar:

1. Que seja instaurada uma apuração interna para averiguar os fatos aqui descritos, identificando os colaboradores envolvidos (tanto da limpeza quanto o técnico administrativo).
2. Que sejam adotadas as medidas disciplinares cabíveis.
3. Que me seja fornecido um retorno formal sobre o andamento e o resultado das investigações e das medidas tomadas, assim como o nome dos envolvidos.

Tal conduta, ocorrendo em um momento de extrema vulnerabilidade física e emocional da paciente, é inaceitável e fere os princípios fundamentais de humanização do atendimento, da dignidade da pessoa humana e da ética profissional que se espera de uma instituição de saúde de renome.

Coloco-me à disposição para fornecer quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Quarto 1146- estadia de 27/10 a 31/10
Contato para retorno *****

Compartilhe

Resposta da empresa

12/11/2025 às 11:07

Olá, sra. Paula, bom dia!

Sou da equipe de atendimento do Reclame Aqui do Hospital Bom Samaritano de Maringá.

Lamentamos profundamente o ocorrido e todo o transtorno durante sua internação. Informamos que o seu relato foi encaminhado imediatamente à coordenação do Hospital Bom Samaritano para apuração dos fatos e identificação dos colaboradores mencionados.

Reforçamos que situações como a descrita não condizem com os valores e padrões de conduta da instituição, que preza pela ética, respeito e acolhimento a todos os pacientes, especialmente em momentos de maior fragilidade. Em breve entraremos em contato com o devido retorno de sua reclamação.

Agradecemos por relatar o ocorrido seu feedback é essencial para que possamos aprimorar continuamente nossos serviços e garantir um atendimento mais humano e respeitoso.

Estamos à disposição.

Atenciosamente,
Atendimento Reclame Aqui - Hospital Bom Samaritano de Maringá

Réplica da empresa

24/11/2025 às 09:14

Olá, Sra. Paula!

Considerando sua reclamação, informamos que já tivemos o retorno da coordenação do Hospital com os seguintes esclarecimentos:

Recebemos o relato com muita atenção e, antes de tudo, lamentamos profundamente o ocorrido durante sua estadia em nosso hospital. Reconhecemos a gravidade dos fatos narrados e entendemos o quanto situações como essa podem gerar desconforto, especialmente em um momento tão delicado como o pós-parto.

Informamos que esta Ouvidoria já havia respondido manifestação anterior da mesma autoria, referente ao mesmo fato, ocasião em que foram prestados os devidos esclarecimentos e tratativas sobre o ocorrido.

Reiteramos que, conforme informado anteriormente, estamos apurando internamente a situação e que as medidas cabíveis estão sendo adotadas.

Após verificação, constatamos que, a partir do dia 01/11, a empresa Sapore deixou de ser responsável pelos serviços de higiene no Hospital Bom Samaritano. Assim, a colaboradora mencionada não faz mais parte do quadro técnico de higiene, tendo sido desligada pela empresa terceirizada.

Reforçamos que o Hospital Bom Samaritano repudia qualquer conduta desrespeitosa ou que possa ferir a dignidade, o bem-estar e a segurança de nossos pacientes. Mantemos o compromisso permanente com a humanização do cuidado, o respeito e a excelência no atendimento, e seguimos aprimorando nossos processos internos e de supervisão para evitar que situações semelhantes ocorram novamente.

Agradecemos por nos comunicar o ocorrido, pelos apontamentos que contribuem para o aprimoramento contínuo da qualidade dos nossos serviços e do acolhimento oferecido aos nossos pacientes.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e reafirmamos nosso compromisso com o respeito e a ética no atendimento.

Atenciosamente,
Priscila A. - Reclame Aqui Hospital Bom Samaritano de Maringá