Solicitação de providências urgentes - atraso no fornecimento de colírios pelo Programa Glaucoma

Não respondida
Araucária - PR
02/07/2026 às 15:42
ID: 252930153
Prezada Ouvidoria do Hospital de Olhos do Paraná,
Venho, respeitosamente, manifestar uma situação urgente e grave.
Meu pai, *****, de 85 anos, foi incluído no Programa Glaucoma após consulta em 19/06/2026. O médico deixou claro que o uso contínuo dos colírios é essencial para o acompanhamento da pressão ocular, e o retorno agendado em 30/07 depende do uso prévio dos colírios.
Contudo, após cumprir a orientação de aguardar sete dias, já se passaram nove dias sem resposta efetiva. Além disso, nas receitas, é indicado apenas o laboratório de preferência do hospital, sem mencionar o princípio ativo. Isso limita nossa possibilidade de escolha por alternativas mais acessíveis, uma vez que o laboratório indicado tem custo elevado.
Conforme o Art. 6 da Lei 8.080/1990, o SUS deve garantir acesso universal e contínuo aos tratamentos. Essa demora compromete a saúde de um idoso, em risco de agravamento da doença ocular. Solicito providências imediatas para o fornecimento dos colírios, conforme indicado, e um retorno concreto, pois sem o uso, o retorno em 30/07 será inútil, segundo o que o próprio médico informou.
Atenciosamente,
*****,
*****