Cobrança Indevida e Ausência de Informações Claras sobre Custos Hospitalares

Não respondida
Santo André - SP
19/06/2026 às 18:09
ID: 251871377
Dia 04/06/******* minha mãe (zizelia maria benta silva gomes ) de 74 anos passou mal, como nunca teve nada, ficamos desesperados , pois não sabíamos se era uma crise convulsiva ou um derrame , pois do nada começou a entortar a boca e ter enrijecimento dos membros até que perdeu a consciência. A mesma tem convenio mas como estávamos em outra cidade levamos para o hospital mais próximo da casa da minha irmã em torno de 5 min. Chegando no hospital entramos direto na emergência onde prontamente os médicos a levaram para dentro. Nós orientaram a ir na recepção fazer a ficha dela. Constatamos que o convênio dela não tinha cobertura , mas como a suspeita era de um avc não podíamos esperar muito tempo. Logo a médica apareceu na recepção informando que precisava da ficha dela para fazer a tomografia . Foi quando perguntei para a moça qual seria o valor que tinha que pagar parar que fosse feito o atendimento e a tomografia . Foi informado o valor de R$ *******,00 assinei o papel e sentei , onde meu marido ficou pagando. O mesmo perguntou o que ele estava pagando e a moça informou que estaria tudo descrito no papel e foi entregue a ele um contrato com dados da minha preenchido e sem assinatura e um comprovante do valor pago feito a mão . Depois de uns 15 min apareceu a medica que atendeu minha mãe informando que na tomografia não constava sinal de hemorragia onde era muito bom mas não podia descartar o isquêmico e que iria entrar em ctto com a neurologista de plantão para analisar o vídeo que foi feito da minha (já achei um absurdo um hospital daquele não ter neuro de plantão ) . Após 20 min aproximadamente a médica retornou com o celular onde a neuro queria falar comigo. A médica falou que analisou o vídeo e que aparentemente minha mãe havia tido uma crise convulsiva mas não iria descarta o avc isquêmico mas acreditava ser um quadro infeccioso. Nesse tempo o hospital já havia pedido a transferência para o convênio em uma ambulância uti . Em umas 2 hrs a ambulância chegou para levar minha mãe para o hospital do convenio foi onde perguntei dos exames dela ( tomografia e sangue onde constatou infecção ambos tínhamos ciência). Foi informado que tudo seria entregue para a enfermeira responsável pela transferência . Meu filho que estava junto viu essa enfermeira( remoção ) perguntar para os enfermeiros e médicos se os familiares precisava pagar alguma coisa e foi passado que não , pois já havíamos pagado. Pra resumir minha mãe ficou 7 dias internada e só fui ter acesso a esses papeis depois da alta. Onde foi entregue 6 exames exatamente iguais , feito na mesma hora sem imagens , mas constava tomografia computadorizada do cranio , angiotomografia arterial intracraniana e cervical , angiotomografia venosa intracraniana e do pescoço (protocolo avc). Muito bem depois de 3 dias recebi um email do hospital informando que o nivel que paguei foi o nivel A e não tinha incluso a tomografia. Portanto o valor do pacote correto seria o nivel B no valor de R$ *******,25 mais os restantes dos exames que não faz parte do pacote ( angiotomografia arterial intracraniana e cervical e angiotomografia venosa intracraniana e do pescoço totalizando o valor R$ *******,74 . Total do atendimento R$ *******,99. Como paguei o valor do pacote nível a estou devendo R$ *******,34. Gostaria de saber o que eles pensam que as pessoas são? Cifras? Idiotas? O protocolo da minha mãe não tem evolução dela , como ela chegou , resultado do exame , como ele saiu . Não recebi imagens dos exames ( que vou cobrar e não para pagar e sim para provar que foi feito ) não tenho um contrato assinado ( inclusive quero o meu assinado ) . Estávamos no hospital eu , meu marido , meu filho , minha irmã , meu cunhado e meu pai. Em nenhum momento foi informado pra gente se podia ser feito esses exames ou não , pois sabiam que ela tinha convênio e ela não estava correndo risco de vida e estava sendo medicada.
Agora pergunto se a moça da recepção ouviu a medica informar que precisa da ficha para fazer a tomografia por que não me passou logo o nível b que tem a tomografia inclusa? Por que a medica já não informou na recepção os exames que ela precisava fazer e a moça já nos passava todos os valores e cabia nos familiares aceitar ou não. Mas o hospital já tem fama te cobrança abusiva e o pacote nivel A e uma forma de fazer a venda casada que e [Editado pelo Reclame Aqui]. Usam o pagamento do nível A para o preenchimento prévio de formulários financeiros como condição para o atendimento medico de urgência. ( Art. ******* do codigo penal).
Mesmo em urgência, o hospital deve informar os custos estimados de exames e procedimentos assim que a situação de risco for estabilizada ( se a médica foi ate a recepção condicionando o exame a abertura da ficha e por que minha mãe não estava correndo risco de vida . Ou estava ? ) Quero o prontuário completo onde deve constar minuto a minuto do que foi feito . Exigir valor antecipado para atendimento médico de urgência ou emergência e [Editado pelo Reclame Aqui] ( Artigo 13-A) .O hospital não pode condicionar o socorro ao pagamento prévio de qualquer quantia ( Foi exatamento o que foi feito ). Não vou pagar um centavo do que foi acordado na recepção , tinha 6 pessoas junto comigo e ninguém foi informado dos demais exames e nem que teria cobrança extra depois. O hospital tem câmera com audio por todo lado , portanto quero que eles me mostrem qual o momento foi informado sobre os exames e sobre valores e principalmente onde aceitamos pagar por isso . O meu contrato não esta assinado peço a gentileza que me envie o mesmo. Fico no aguardo da resolutiva para me poupar de aborrecimento de perder tempo com justiça.