Recusa de atendimento em hospital por exigência de um exame por guia

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Manaus - AM

23/07/2026 às 12:08

ID: 254650921

Assunto: Reclamação sobre recusa de atendimento por exigência indevida de uma guia por exame


Venho registrar uma reclamação referente ao atendimento recebido no Hospital Santo Alberto, em Manaus

Compareci à unidade para realizar exames médicos, apresentando uma guia regularmente emitida pelo meu médico, na qual constam dois exames devidamente solicitados.

No entanto, fui informada pela atendente de que o Hospital Santo Alberto não realiza mais de um exame por guia, motivo pelo qual eu desisti de fazer o exame, Segundo ela, eu deveria retornar ao médico para solicitar uma nova guia contendo outro exame que deixaria de fazer.

Essa exigência me causou grande transtorno, pois implica a necessidade de uma nova consulta ou contato com o médico apenas para emissão de outra guia, atrasando a realização dos exames, gerando perda de tempo e podendo comprometer a continuidade do meu tratamento.

Diante disso, solicito que o hospital esclareça:

Qual norma interna fundamenta a exigência de apenas um exame por guia;
Se essa exigência decorre de determinação do plano de saúde ou é uma decisão exclusiva do hospital;
Caso seja uma norma interna, qual o embasamento legal para a recusa do atendimento diante de uma guia médica válida.

Solicito, ainda, que essa situação seja revista para que pacientes não sejam submetidos a exigências que dificultem o acesso aos exames prescritos por seus médicos.

Aguardo um posicionamento formal sobre o ocorrido e as providências que serão adotadas, segue meu contato *****

Atenciosamente,

Compartilhe