Atraso no pagamento das verbas rescisórias e entrega de guias

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Porto Alegre - RS

18/08/2026 às 02:28

ID: 256723249

Prezados,
Meu nome é Ana Paula Abreu da Silva, registro funcional n 19693, ex-colaboradora do setor de Pronto Atendimento/Emergência, e venho por meio deste canal registrar uma reclamação formal e urgente contra o Setor de Recursos Humanos e Financeiro desta instituição.
Fui desligada em 27 de julho de 2026 por término do contrato de experiência. O prazo legal e improrrogável de 10 dias corridos estabelecido pelo Artigo 477, 6 da CLT para o pagamento das minhas verbas rescisórias e entrega de guias expirou no dia 06 de agosto de 2026.
Hoje, dia 18 de agosto de 2026, completam-se 20 dias de atraso ilegal. Até o presente momento, nenhum valor foi creditado em minha conta bancária e permaneço sem acesso ao meu Termo de Rescisão (TRCT).
No dia 11 de agosto, compareci presencialmente ao RH e fui orientada a enviar um e-mail formalizando a solicitação da multa por atraso (Art. 477, 8 da CLT). O e-mail foi enviado conforme instruído, porém a instituição manteve-se em completo silêncio, voltei novamente no dia 14e seguem ignorando minhas tentativas de resolução amigável.
A retenção das verbas alimentares de um trabalhador é uma infração grave. Solicito a imediata intervenção deste canal junto à diretoria financeira para que seja efetuado o pagamento integral dos meus direitos incluindo a multa compulsória de atraso no valor do meu salário nominal (R$ 2.751,00) , sob pena de agravamento das medidas judiciais e sindicais que já estão em andamento.
No aguardo de um posicionamento oficial com o comprovante de depósito em até 24 horas.
Atenciosamente,
Ana Paula Abreu da Silva

Compartilhe

Resposta da empresa

18/08/2026 às 16:10

Prezada Sra. Ana Paula

Informamos que sua manifestação já foi direcionada às áreas responsáveis, conforme retorno realizado por e-mail, para análise e os devidos esclarecimentos quanto aos prazos e andamento.

Atenciosamente,

Serviço de acolhimento ao cliente - SAC
Hospital Ernesto Dornelles.

Réplica do consumidor

18/08/2026 às 16:15

Entendo que você não estão se comprometendo com o trabalhador e que quer um direcionamento. Um setor jogando pada o outro uma responsabilidade de falta de pagamento.
Isso é lamentável, a postura de um hospital que um dia ja foi referência!

Sigo aguardando e seguirei cobrando os devidos fins decisórios!