Tratamento desumano em emergência com pessoa autista e negativa infundada de documento

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Gonçalo - RJ

04/03/2026 às 09:46

ID: 242272697

Sou uma pessoa autista (estava com o colar de identificação). Fui atendido no dia 03/03 na emergência por causa de uma vertigem e outros sintomas, porém durante a medicação comecei a ter ideação [Editado pelo Reclame Aqui]. Confiando que teria um bom manejo médico, informei isso à enfermagem, que me transferiu para outra ala onde fiquei aos cuidados da médica *****, que falou que o protocolo seria me internar. Informei que preferia sair à revelia e precisava apenas da declaração de comparecimento, então a partir daí o comportamento dela mudou. Ela se negou a me fornecer o documento pois eu estava saindo à revelia, contudo isso é contra o código de Ética Médica. Também se negou a chamar o supervisor administrativo. O código de Ética veda que o médico se recuse a fornecer qualquer documento que o paciente solicite a seu respeito. Até porque eu não estava pedindo atestado ou nada do tipo, apenas um comprovante de que estive fisicamente lá num determinado período de tempo. Ela, ilegalmente, queria que eu pegasse meu prontuário! Só que prontuário e declaração de comparecimento são documentos diferentes com finalidades diferentes, eu não precisava do meu prontuário. Ela então começou a ser rude, se dirigir apenas ao meu acompanhante. Inclusive, ela e a funcionária do administrativo Fernanda me trataram igual um bicho, pois sequer olhavam para mim. Me pergunto se pelo fato de eu ter um transtorno mental. Obviamente me exaltei com a negativa ilegal da médica de me fornecer a declaração de comparecimento, mas exijo saber que providências concretas serão tomadas em relação à conduta antiética da Ellen e à conduta desumana da Fernanda. Se nenhum retorno concreto for dado por e-mail, não irei hesitar em correr atrás dos meus direitos, incluindo levar o caso para as redes sociais, onde há diversas páginas com visibilidade que lutam pelos direitos das pessoas autistas para que elas não sejam humilhadas como fui ontem.

Compartilhe

Resposta da empresa

04/03/2026 às 16:59

Prezado Sr. João,


Informamos que sua manifestação será encaminhada aos gestores responsáveis, que analisarão o caso com a máxima atenção e tomarão as medidas necessárias para assegurar o acolhimento adequado.

Nossa ouvidoria entrará em contato em breve para dar continuidade ao atendimento.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Atenciosamente,
Equipe do Hospital Icaraí

Consideração final do consumidor

02/04/2026 às 15:16

Simplesmente nada apaga o tratamento desumano

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0