Falta de Sensibilidade e Acolhimento em Emergência durante [Editado pelo Reclame Aqui] e Problemas com Cobertura de Exames Genéticos

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Salvador - BA

15/05/2026 às 19:59

ID: 248793045

Venho registrar uma queixa referente ao atendimento recebido na emergência durante um momento extremamente delicado da minha vida: um [Editado pelo Reclame Aqui].

Cheguei ao hospital emocionalmente abalada, acompanhada do meu esposo, após receber a notícia da interrupção da minha gestação. Fui colocada no leito 1 da emergência, sendo que havia apenas um outro leito ocupado no momento. Pouco depois, uma gestante foi acomodada ao meu lado e, naquele ambiente, ligaram o aparelho para ouvir os batimentos cardíacos do bebê dela.

Gostaria de questionar: onde está a empatia, o cuidado com o próximo e a humanização que tanto são mencionados nos discursos institucionais?

Naquele momento, eu estava vivendo uma das maiores dores da minha vida, vendo meu sonho ser interrompido. Escutar os batimentos de outro bebê, ao lado do meu sofrimento, foi extremamente doloroso e traumatizante. Meu esposo precisou intervir e pedir que não realizassem aquele procedimento próximo de mim, porém nenhuma providência efetiva foi tomada.

Deixo claro que minha manifestação não é contra a equipe profissional em si, mas sim uma solicitação de melhoria nos protocolos de acolhimento e humanização para pacientes em situação de [Editado pelo Reclame Aqui]. É necessário olhar para a dor do outro com mais sensibilidade.

Outro ponto que me causou indignação foi a questão do exame cromossômico/genético solicitado pela minha obstetra particular. Desde meu primeiro [Editado pelo Reclame Aqui], não tive assistência adequada pelo plano de saúde, motivo pelo qual pago consultas particulares, no valor de R$ 600,00, para conseguir um acompanhamento digno.

Ao entrar em contato com minha obstetra, ela solicitou a análise dos 24 cromossomos do material coletado para investigação genética. Entretanto, fui informada de que ainda iriam verificar a possibilidade da realização do exame. Minha dúvida é: por qual motivo haveria questionamento, se o material foi coletado justamente para investigação genética?

Além da dor física e emocional da [Editado pelo Reclame Aqui], precisei lidar com falta de sensibilidade, acolhimento e informações claras em um momento de extrema fragilidade.

Espero sinceramente que essa manifestação seja recebida como uma oportunidade de melhoria, para que outras mulheres e famílias não precisem passar pelo mesmo sofrimento emocional que eu vivi dentro da unidade.

Bem como médicos experientes que entendam e sejam especialistas em [Editado pelo Reclame Aqui] como os meus casos , pois no aplicativos só tem 3 obstetra e se faz necessário um atendimento humano e cuidadoso conosco.

Compartilhe

Resposta da empresa

25/05/2026 às 17:18

Olá, Thiciana

Recebemos seu relato com muito respeito e sensibilidade. Antes de qualquer coisa, lamentamos profundamente pela sua perda e por toda a dor vivida nesse momento tão delicado. Sabemos que nenhuma palavra é capaz de diminuir o sofrimento de uma interrupção gestacional, especialmente quando ele é acompanhado da sensação de falta de acolhimento em um ambiente onde se espera cuidado e amparo.

Compreendemos o quanto a situação descrita foi dolorosa emocionalmente para você e seu esposo. Momentos como esse exigem não apenas assistência médica, mas também empatia, escuta e sensibilidade diante da vulnerabilidade de cada paciente, especialmente àquelas em situação de perda gestacional.

Também entendemos sua angústia em relação às informações sobre o exame solicitado. Sabemos o quanto a busca por respostas e por um cuidado especializado se torna ainda mais necessária em situações tão sensíveis.

Informamos que sua manifestação já foi encaminhada à nossa Ouvidoria, que realizará uma apuração cuidadosa do ocorrido junto às áreas responsáveis. Nossa equipe entrará em contato com você para ouvir mais detalhes, prestar os esclarecimentos necessários e acolher suas considerações com a atenção que o caso merece.

Agradecemos por compartilhar sua experiência de forma tão sincera. Relatos como o seu são fundamentais para que possamos revisar processos e fortalecer práticas cada vez mais humanas, acolhedoras e respeitosas com nossos pacientes e familiares.

Desejamos que você encontre acolhimento e força para atravessar esse momento.

Atenciosamente,
Hospital Jorge Valente