Erro na data de receitas médicas inviabiliza compra de medicamentos, atendimento insatisfatório para correção.

Em réplica
São Paulo - SP
28/05/2026 às 15:25
ID: 249957975
Olá,
Estive em consulta com o Dr. V.M.F., endocrinologista, em 19/05/2026, na unidade Leforte Morumbi.
Entretanto, as receitas médicas prescritas para meu tratamento foram emitidas com a data incorreta de 03/06/2020, o que inviabiliza a aquisição dos medicamentos prescritos.
Ao entrar em contato com a central de atendimentos, fui informada de que seria necessário realizar novo agendamento apenas para correção das receitas. A única data inicialmente disponível foi 09/06, consulta que até cheguei a agendar, porém não tenho possibilidade de comparecimento devido a compromisso previamente assumido. Após essa data, a próxima disponibilidade informada seria apenas para 09/07, inclusive com outro profissional.
Também encaminhei solicitação à ouvidoria, porém fui orientada a direcionar a demanda ao setor responsável por documentos relacionados ao prontuário. Entretanto, até o momento não obtive qualquer devolutiva ou solução por parte desse setor.
Considero inadmissível que o paciente seja prejudicado por erro material decorrente do profissional ou do próprio sistema da instituição, especialmente quando atualmente existem meios simples e rápidos para regularização, como emissão de receita digital ou correção eletrônica do documento.
Encaminhei em anexo a receita emitida incorretamente, bem como outra prescrição realizada na mesma consulta (pré-treino), a qual consta com a data correta de atendimento, comprovando claramente a inconsistência.
Solicito, portanto, uma solução célere e razoável para correção e reemissão das receitas com a data correta da consulta realizada em 19/05/2026, sem necessidade de novo comparecimento presencial apenas para corrigir erro alheio ao paciente.
Permaneço no aguardo de retorno e resolução efetiva da demanda.
Compartilhe
Resposta da empresa
28/05/2026 às 16:26
Prezada, boa tarde!
Em atenção à sua manifestação, gostaríamos de agradecer a disponibilidade em nos atender na data de 28/05/2026, oportunidade no qual orientamos acerca das tratativas que serão realizadas junto às áreas envolvidas. Tão logo haja retorno, voltaremos a lhe posicionar.
Neste ínterim, caso seja necessário entrar em contato com a Ouvidoria, estaremos à disposição nos canais encaminhados em seu e-mail.
Atenciosamente,
Ouvidoria Corporativa | Rede Américas
Réplica do consumidor
02/06/2026 às 08:35
Recebi contato do Hospital Leforte em 28/05/2026, ocasião em que fui informada de que minha solicitação receberia tratamento prioritário. No entanto, desde então não houve qualquer retorno efetivo e a demanda permanece sem solução.
Fui clara quanto à necessidade de resolução ágil da situação, considerando que a receita médica é indispensável para obtenção e início do tratamento prescrito pelo especialista. Apesar da informação de que o caso seria tratado com prioridade, não observo qualquer medida concreta nesse sentido.
É inexplicável a morosidade para correção de um erro administrativo tão simples, especialmente diante da tecnologia atualmente disponível para emissão e assinatura digital de receitas médicas, sem necessidade de deslocamento do paciente ou agendamento de nova consulta exclusivamente para corrigir um equívoco da própria instituição.
Além do transtorno causado, a demora vem postergando o acesso ao tratamento indicado, transferindo ao paciente os prejuízos decorrentes de uma falha que não foi por ele ocasionada.
Reitero minha solicitação para que a receita seja corrigida e reemitida com a maior brevidade possível, garantindo o acesso ao tratamento prescrito e evitando a continuidade dos transtornos já enfrentados.
Réplica do consumidor
03/06/2026 às 06:21
Ontem à noite (20:00) recebi, via WhatsApp, imagens das receitas corrigidas pelo Hospital Leforte.
Entretanto, a solução apresentada ainda não resolve integralmente a situação, uma vez que fui informada de que a receita válida seria a versão física, o que me obrigaria a novo deslocamento até a unidade para retirada do documento.
Essa exigência é difícil de compreender, especialmente porque já compareci presencialmente à consulta e todo o problema decorreu de erro na emissão das receitas pela própria instituição. Além disso, o próprio encaminhamento das receitas por meio eletrônico demonstra que existem recursos tecnológicos disponíveis para tratamento e envio da documentação de forma remota.
Não considero razoável que o paciente tenha que assumir novos deslocamentos, perda de tempo e atrasos no tratamento para corrigir uma falha administrativa que não foi causada por ele.
Reitero que a demora na resolução já ultrapassa o razoável e vem postergando o acesso ao tratamento prescrito, apesar dos sucessivos contatos realizados e da informação de que o caso receberia tratamento prioritário.
O mínimo que se espera de uma instituição hospitalar de referência é agilidade e resolutividade na correção de erros por ela própria cometidos, sem transferir ao paciente os custos, o tempo e os transtornos decorrentes dessas falhas.
Aguardo envio por via digital.