Mal atendimento equipe de enfermagem Plantonista Noturna e Final de Semana

Resolvido
Curitiba - PR
04/04/2023 às 20:10
ID: 162301149
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesAos interessados segue nosso relato referente à internação ocorrida dos dias 31/03 ao dia 02/04.
Ao que diz respeito ao Pré Natal e à equipe que nos atendeu desde o momento da internação até a hora do parto, somente tenho a agradecer. Impecável toda a equipe de médicos e enfermagem desta data. Nascimento parto normal às 15:04 com total transparência, atenção, cuidado e comprometimento. Pessoas maravilhosas. Equipe de limpeza, portaria e cartório excepcionais. Agradecimento em especial a Alice, consultora de amamentação que nos auxiliou na segunda-feira 03/04 de maneira extraordinária.
Após a troca de plantão da sexta-feira à noite 31/03 após as 19:30 foi que começou de fato o parto no atendimento. No momento da apresentação da chefe do plantão Solange (extremamente grossa e que em nenhum momento nos deu qualquer auxílio nas solicitações), comentamos que o bebê ainda não havia tomado banho nem mamado e que a pediatra nos alertou sobre a necessidade do corte do freno da língua do bebê para conseguir mamar melhor e ela nos indicou que a equipe anterior havia deixado diversas pendências e que em seguida dariam o banho. Por volta das 20:30 fui até o balcão de enfermagem e disse que o bebê estava chorando e aparentemente não havia conseguido mamar, que não tínhamos certeza se era de fome ou de dor. A enfermeira Cristiane debochando disse pelo amor de Deus, como não sabe de uma coisa dessas. Em seguida a outra enfermeira do plantão Bianca foi até a sala e disse que tinha leite e que era para persistir na mamada. Por volta das 23:00 novamente fui até o balcão da enfermagem e disse que ainda aguardávamos o banho e que o bebê ainda não havia conseguido mamar e novamente a Cristiane disse que daria o banho assim que possível e que não era pra se preocupar, que ela tinha uma reserva do nascimento e não precisava comer. Perto da meia noite a Cristiane fez o banho, sem muitas delongas e disse que logo iria até a sala de amamentação para ver sobre a mamada. Lá, por cerca de 5 minutos ela mostrou como dar de mamar e após não obter sucesso também disse que a neném era preguiçosa e não retornou mais. Por toda a madrugada tentamos dar de mamar sem sucesso. Na próxima troca de plantão dissemos tudo novamente aos atendentes, passamos o dia requisitando ajuda e pela pediatra que não apareceu. Houve nova troca de plantão, solicitamos auxílio diversas vezes e também solicitamos a presença da pediatra sem qualquer retorno. Enfim ao final do segundo dia 01/04 uma das enfermeiras foi até a sala de amamentação conosco e verificou a dificuldade do bebê em mamar, buscou auxílio da pediatra que subiu por volta das 18:30, levou o bebê para fazer o procedimento na língua e retornou. No mesmo momento o bebê foi colocado no peito e conseguiu mamar. Assim sendo, digo que para um hospital com certificação de Amigo da Criança que promove o aleitamento materno e propicia a amamentação em até 30 minutos após o parto nosso bebê de fato conseguiu se alimentar somente 28 horas após o nascimento. Equipe de plantão, enfermagem e pediatras que não repassaram as necessidades para o plantão seguinte por 3 plantões consecutivos e total desinteresse em nos auxiliar por todo o final de semana até nossa alta.
Creio que uma situação como esta, digo somente por nosso atendimento sem comentar as reclamações e necessidades não atendidas aos demais pacientes que estavam internados no mesmo momento que nós, que caberia abertura de um processo junto ao Ministerio da Saúde e as empresas certificadoras do hospital que somente possui no papel o cumprimentos às normas, que na minha visão qualquer entidade deveria por obrigação dar a devida atenção e cuidado. Na prática, o descaso, desinteresse e falta de empatia dos profissionais é o que realmente observamos.
O serviço é público. O salário de cada um desses profissionais é pago por nós. Cada um tem o direito de receber um bom atendimento e a obrigação de exigir o mesmo. O mínimo que se espera em um caso como estes é que esses profissionais sejam de alguma forma responsabilizados por seus atos.
Aguardo um retorno da superintendência do hospital sobre este caso.
Compartilhe
Resposta da empresa
22/05/2023 às 18:20
Prezado!
Diante do exposto em sua manifestação, encaminhamos a ocorrência para a área responsável tomar as devidas ações, de modo a identificar oportunidades de melhorias, com o propósito de que o fato relatado não volte a ocorrer.
Ficamos à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.
Atenciosamente,
Hospital Maternidade alto Maracanã
Consideração final do consumidor
22/05/2023 às 19:13
Como mencionado foi um problema pontual com uma equipe plantonista que não estava de acordo com as normas do hospital.
Agradeço a atenção da ouvidoria e da administração do hospital que interviu e tomou as devidas providências internas.
Incentivo também todos os usuários a sempre deixar seus elogios e reclamações na caixinha, pois tenho a certeza de que são realmente lidas e respondidas.
Fico feliz em saber que não irá se repetir com outra família.
Grato pelo retorno.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
8