Negligência e falta de cuidados resultando em escaras e risco de óbito em hospital municipal

Não respondida
Rio de Janeiro - RJ
09/12/2025 às 20:45
ID: 234249189
Minha irmã foi internada no Hospital Municipal Evandro Freire por motivo psiquiátrico há aproximadamente dois meses. No momento da admissão, ela não apresentava qualquer lesão cutânea. Entretanto, no último mês, surgiram múltiplas feridas pelo corpo, incluindo uma escara de grande extensão aproximadamente do tamanho de um prato o que indica grave falha na assistência e no manejo de prevenção de lesões por pressão. Trata-se de uma lesão profunda, com alto risco de infecção grave, podendo evoluir para óbito em poucas horas.
A situação chegou a tal ponto que uma funcionária do próprio hospital, ao observar o estado da minha irmã, recomendou que eu colocasse uma acompanhante/cuidora, afirmando que, sem esse suporte, ela poderia morrer. Quando um profissional da própria instituição alerta sobre esse risco, fica evidente a gravidade da omissão de cuidados que vem ocorrendo.
Após agravamento do quadro, foi realizada uma raspagem da lesão e minha irmã foi transferida para uma enfermaria. Diante da negligência percebida, contratei uma cuidadora particular. Com essa assistência contínua, minha irmã apresentou melhora significativa: voltou a se comunicar, passou a ler, e retomou a alimentação via oral (após longo período alimentando-se por sonda).
Apesar dessa evidente evolução, a equipe decidiu retorná-la à ala psiquiátrica, onde o tempo de visita é restrito e a cuidadora não pode permanecer. Profissionais da área com quem conversei informaram que lesões desse tipo normalmente ocorrem apenas em pacientes acamados por longos períodos, evidenciando ainda mais a negligência. Além da extensa escara na região glútea, já próxima ao osso, ela apresenta feridas na orelha e na planta dos pés todas compatíveis com falta de mobilização e cuidado básico.
Diante disso, solicito com máxima urgência que minha irmã permaneça na enfermaria, onde pode receber acompanhamento contínuo da cuidadora, ambiente no qual já demonstrou melhora clínica. O retorno à ala psiquiátrica sem suporte permanente representa risco real e imediato à sua vida.