Mau atendimento na triagem do Hospital Nove de Julho - unidade Alphaville com descarte de sintomas graves

Em réplica
Barueri - SP
14/04/2026 às 10:50
ID: 246001359
Gostaria de registrar uma reclamação referente ao atendimento recebido por minha filha no Hospital Nove de Julho unidade Alphaville.
No dia de ontem (13/04/2026), levei minha filha ao hospital após ela apresentar sintomas importantes, como fortes dores no peito, dor de cabeça, dificuldade para respirar, sensação de flutuação, dor irradiando para o pescoço e costas, além de formigamento nas extremidades. Diante do quadro, ficamos bastante preocupadas.
Ao chegar, fui orientada (em uma ocasião anterior) a procurar a ficha de dor no peito, justamente por não saber se poderia ser algo relacionado à ansiedade ou algo mais grave. No entanto, por volta de 18:55/19h, ao me aproximar da triagem, o enfermeiro Carlos veio até mim ainda na recepção e, sem realizar qualquer avaliação adequada, fez apenas duas perguntas: se ela tinha algum problema cardíaco (ela respondeu que não sabia) e se já teve ansiedade (ela respondeu que sim).
Em seguida, sem ouvir todas as queixas, sem verificar sinais vitais (mesmo ela estando com pressão alta naquele momento) e sem qualquer exame, ele afirmou de forma categórica: isso é ansiedade.
Além disso, mesmo já tendo retirado a senha e tendo sido chamadas por outra enfermeira da triagem, fomos impedidas de prosseguir com o atendimento. O enfermeiro Carlos informou que a profissional não poderia nos atender por estar em horário de troca de turno e, de forma extremamente desrespeitosa, pegou a senha que já tínhamos, amassou na nossa frente e disse: isso aqui é pra quem está INFARTANDO, vou pegar uma senha normal pra você.
Essa atitude foi desumana, irresponsável e extremamente perigosa, considerando os sintomas apresentados pela minha filha, que exigiam no mínimo uma avaliação criteriosa.
Diante disso, minha filha ficou extremamente nervosa e chegou a se levantar para ir embora, já que, segundo ele, estava diagnosticada. Eu intervi e questionei a situação, momento em que a enfermeira Kelly veio nos atender e foi completamente diferente: atenciosa, acolhedora e profissional.
Após esse primeiro contato, infelizmente houve nova falha no atendimento, pois ficamos cerca de 50 minutos sem qualquer continuidade, sem medicação ou retorno da equipe. Apenas quando fomos avisar que iríamos embora, a enfermeira prontamente solicitou que outra profissional, Neide, realizasse a coleta de exames e medicação. Ambas foram extremamente cuidadosas e humanas.
Minha filha realizou exames, incluindo raio-X, porém, devido à demora e à insegurança gerada por toda a situação, fomos embora sem os resultados.
Minha reclamação se direciona especialmente à postura na triagem, que é uma etapa fundamental e não pode, em hipótese alguma, desconsiderar ou subestimar sintomas como dor no peito, falta de ar e formigamento, sem avaliação adequada. Esse tipo de conduta pode atrasar diagnósticos importantes e colocar vidas em risco.
Também faço questão de registrar meu reconhecimento e agradecimento às enfermeiras Kelly e Neide, que prestaram um atendimento de excelência.
Espero que essa situação seja avaliada pela instituição, com revisão de protocolos e orientação da equipe, para garantir um atendimento mais humano, responsável e seguro desde o primeiro contato.
Atenciosamente.
Compartilhe
Resposta da empresa
20/04/2026 às 12:56
Prezada, boa tarde!
Em atenção a sua manifestação, comunicamos que, após avaliação dos seus apontamentos, obtivemos retorno das áreas responsáveis.
Como efetuamos tentativas de contato e não obtivemos sucesso para realizar os devidos esclarecimentos junto à parte registrante, encaminhamos em seu e-mail nossos canais de atendimento.
Caso haja disponibilidade, solicitamos a gentileza de nos retornar, para que possamos fornecer a devolutiva de sua manifestação.
Atenciosamente,
Reclame Aqui
Réplica do consumidor
20/05/2026 às 14:08
Boa tarde! Tenho tentado os canais de atendimento, no entanto não tenho obtido sucesso! Qual seria uma boa maneira para continuarmos esse atendimento e feedback?
Grata