Falhas graves no atendimento prestado à paciente do IAMSPE

Não resolvido
São Paulo - SP
06/07/2026 às 14:15
ID: 253199471
Venho, por meio desta, registrar minha profunda indignação e formalizar uma reclamação em razão das sucessivas falhas ocorridas durante o atendimento prestado à minha mãe, de 66 anos, paciente do IAMSPE, no Hospital Sagrada Família.
A colonoscopia estava inicialmente agendada para o dia 25 de junho. Conforme orientação médica, minha mãe foi internada na tarde do dia 24 de junho, realizou todo o preparo necessário para o exame e iniciou o jejum às 22 horas, cumprindo rigorosamente todas as determinações recebidas.
Apesar de todo o preparo, permaneceu internada por muitas horas, em jejum, sem receber qualquer informação clara sobre o motivo da demora ou previsão para a realização do procedimento.
O fato mais grave ocorreu quando ela finalmente foi encaminhada para a sala de exames. Naquele momento, o próprio médico informou que não poderia realizar a colonoscopia porque não havia um médico anestesiologista disponível para acompanhar o procedimento. Segundo ele, por minha mãe ser hipertensa, não seria seguro iniciar o exame sem a presença do anestesiologista, pois, caso ocorresse qualquer intercorrência cardíaca, não haveria condições adequadas para prestar assistência imediata.
É inadmissível que uma paciente de 66 anos passe por todo o desgaste físico e emocional do preparo para uma colonoscopia e somente no momento da realização do exame seja informada de que ele não poderá ocorrer por falta de um profissional indispensável para sua execução. Como uma falha dessa natureza não foi identificada antes? Como uma paciente é encaminhada até a sala de exames sem que toda a equipe necessária esteja disponível?
Em razão dessa falha exclusiva do hospital, minha mãe recebeu alta sem realizar o exame, após ter enfrentado todo o desconforto do preparo intestinal e do prolongado período de jejum. Foi informada de que o hospital entraria em contato para reagendar o procedimento.
Posteriormente, a colonoscopia foi reagendada para o dia 3 de julho, sendo necessária nova internação na tarde do dia anterior para repetição de todo o preparo. Mais uma vez, minha mãe cumpriu rigorosamente todas as orientações.
Entretanto, novamente enfrentou situações extremamente preocupantes.
As pacientes submetidas ao preparo para colonoscopia foram acomodadas em um mesmo quarto, compartilhando apenas um banheiro, embora ambas necessitassem utilizá-lo constantemente em razão do efeito da medicação laxativa. Trata-se de uma situação constrangedora, desconfortável e incompatível com um atendimento minimamente digno e humanizado.
Além disso, ocorreram diversos erros de identificação dos pacientes. Em determinado momento, minha mãe permaneceu utilizando uma pulseira de identificação contendo o nome de um homem, falha gravíssima que coloca em risco a segurança do paciente.
Também chamou a atenção o fato de o médico responsável sequer demonstrar conhecimento sobre qual procedimento estava programado. Tanto que realizou dois exames colonoscopia e endoscopia embora a endoscopia não estivesse agendada nem constasse do pedido médico. Trata-se de uma ocorrência extremamente séria, que exige esclarecimentos por parte da instituição.
Por fim, após a realização dos procedimentos, minha mãe, que permaneceu por horas em jejum e passou por exames invasivos, não recebeu qualquer refeição, nem almoço, nem lanche, permanecendo sem qualquer assistência nutricicional após o procedimento.
É absolutamente inaceitável que uma paciente idosa seja submetida a tamanha sequência de falhas: ausência de anestesiologista, falhas na organização da equipe, demora injustificada, erros de identificação, realização de procedimento não solicitado, condições inadequadas de internação e ausência de alimentação após o exame.
Os fatos relatados evidenciam um preocupante quadro de desorganização, falta de planejamento, deficiência nos protocolos de segurança do paciente e evidente desrespeito aos princípios da assistência humanizada.
Diante da gravidade dos acontecimentos, solicito que esta reclamação seja formalmente apurada, com a devida investigação das falhas ocorridas, identificação dos responsáveis e adoção de medidas concretas para que situações semelhantes não voltem a acontecer com outros pacientes.
Informo, ainda, que esta reclamação também será encaminhada à Ouvidoria do IAMSPE e à 3S Gestão em Saúde, para que tomem conhecimento dos fatos e adotem as providências cabíveis.
A expectativa de qualquer paciente é receber um atendimento seguro, organizado, respeitoso e digno. Infelizmente, a experiência vivenciada por minha mãe esteve muito distante desses princípios.
Aguardo um posicionamento formal desta instituição, contendo os esclarecimentos e as providências adotadas.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/07/2026 às 16:55
Prezado
Agradecemos por compartilhar sua manifestação e lamentamos profundamente a experiência vivenciada por sua mãe durante as internações para realização dos procedimentos.
Compreendemos sua insatisfação diante das situações relatadas, especialmente considerando os transtornos decorrentes do cancelamento inicial do exame, da necessidade de repetição de todo o preparo, bem como dos apontamentos relacionados à assistência prestada durante a segunda internação.
Informamos que sua manifestação será encaminhada à Diretoria Técnica, Coordenação Médica, Coordenação de Enfermagem e às áreas assistenciais envolvidas para apuração criteriosa dos fatos relatados, incluindo o cancelamento do procedimento, o fluxo de atendimento, a identificação do paciente, a assistência prestada durante a internação, a realização dos procedimentos, as condições de acomodação e a assistência nutricional após os exames.
Ressaltamos que a segurança do paciente e a qualidade da assistência constituem prioridades da instituição. Dessa forma, todas as informações apresentadas serão analisadas para verificação da conformidade dos processos assistenciais e, caso sejam identificadas oportunidades de melhoria ou não conformidades, as medidas cabíveis serão adotadas.
Agradecemos por nos permitir tomar conhecimento dos fatos, pois manifestações como a sua são fundamentais para o aprimoramento contínuo dos nossos serviços.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Ana Luiza
Assistente de Atendimento
Reclame aqui
Réplica do consumidor
06/07/2026 às 17:30
Resposta automática nem deveria de contar como resposta. Quando alguém do Hospital me ligar para saber o nome da paciente e qual o médico que atendeu, daí sim eu volto para responder a reclamação.
Consideração final do consumidor
29/07/2026 às 08:43
Péssimo suporte.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
1