Venda casada e preços abusivos de produtos de higiene em internação hospitalar

Em réplica
São Paulo - SP
14/04/2026 às 13:56
ID: 246026321
Meu filho foi internado no hospital Santa Mônica Itapecerica da Serra no dia 8 do 4 de 2026, sem data de previsão, porém eles não permitem que a gente leve nenhum produto de higiene, tem que comprar tudo diretamente com eles com preços que não são tão acessíveis. Isso, do meu ponto de vista, configura prática de venda casada, cláusula abusiva, [Editado pelo Reclame Aqui], o que devo fazer? Realmente configura venda casada? Inicialmente tive que concordar para ele não ficar sem nada, mas não concordo, acho abusivo.
Compartilhe
Resposta da empresa
20/04/2026 às 15:46
Prezada Sra. Fabiana Guedes Farias Diniz
A equipe Santa Mônica entrou em contato para alinhar a expectativa do cliente e o procedimento lega. O Reclame Aqui é um espaço destinado ao público, em geral, para expressão livre de opiniões e queixas, a respeito de determinada empresa, que podem proceder ou não, na tentativa de buscar soluções que entendem cabíveis.
Nesse sentido, cabe ressaltar que o Hospital Santa Mônica é instituição séria, que trata problemas de saúde mental, e que valoriza a transparência e a satisfação de seus clientes, e, na qualidade de Hospital, especialmente, psiquiátrico, mantém rigoroso respeito às determinações legais relativas ao sigilo médico envolvido na relação com o paciente, bem como à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que impedem a exposição de quaisquer fatos relacionados aos seus pacientes, motivos pelos quais, coloca seus meios oficiais de comunicação (SAC), à disposição dos consumidores (pacientes, familiares e outros), para tratativas e busca de soluções para as questões apresentadas, inclusive de natureza financeira, relacionadas a débitos em aberto, com o firme propósito de melhoria da qualidade de sua prestação de serviços.
Pelos motivos acima expostos, o Hospital Santa Mônica esclarece que não pode oferecer respostas às queixas publicamente apresentadas no Reclame Aqui, que não correspondem à realidade dos fatos, com relação a prestação de serviços do Hospital, ou empreender quaisquer tratativas de forma pública.
Desta forma, para garantir que todas as questões sejam tratadas de maneira adequada, ou seja, sob sigilo de informações, solicitamos aos nossos consumidores (pacientes, familiares e outros) que, em caso de dúvidas, sugestões e/ou queixas reais, entrem em contato diretamente com nossos canais oficiais, através dos quais, nossa equipe encontra-se à disposição para atendê-los, prestando as informações necessárias e cabíveis.
Reiteramos nosso compromisso com a qualidade do atendimento e melhoria contínua de nossos serviços, agradecendo pela compreensão, e permanecendo à disposição de nossos consumidores.
Atenciosamente,
Hospital Santa Mônica
Contato: (11) 4668-7455 | [email protected]
Réplica do consumidor
20/04/2026 às 21:42
Minha reclamação não foi quanto aos serviços de saúde que o hospital oferecer sim ao fato de impedir que eu possa levar produtos de higiene pessoal a paciente internando, me obrigando a comprar diretamente deles, com valores dos quais discordo, o que, claramente, configura "venda casada"
Réplica da empresa
21/04/2026 às 19:03
A restrição à entrada de produtos de higiene pessoal externos não configura prática de venda casada, mas sim medida legítima de segurança assistencial, especialmente em ambiente de internação psiquiátrica.
Considerando o perfil clínico dos pacientes, que pode envolver alterações de julgamento, impulsividade e risco de auto ou heteroagressão, bem como a possibilidade de adulteração ou introdução de substâncias e objetos inadequados, a padronização dos itens de higiene visa garantir controle, rastreabilidade e conformidade com os protocolos institucionais.
Trata-se, portanto, de medida preventiva essencial para mitigação de riscos e promoção de ambiente terapêutico seguro, em conformidade com as boas práticas assistenciais.
Ressaltamos que os esclarecimentos foram devidamente prestados nos canais competentes, permanecendo a instituição à disposição para eventuais dúvidas adicionais.
Atenciosamente,
Hospital Santa Mônica
(11) 4668-7455 | [email protected]
Réplica do consumidor
23/04/2026 às 19:55
Trata-se sim de venda casada, são produtos de supermercado, de farmácia, que vocês nos vendem e que poderiam sim ser levados por familiares, desde que estivesse devidamente embalados e lacrados de fábrica. Não são produtos produzidos, envasados ou lacrados pelo próprios hospital, são produtos industrializados, comprados prontos e revendidos aos familiares dos pacientes por preços determinados por vocês e não preço de mercado.
Réplica da empresa
26/04/2026 às 20:25
Prezada Sra. Fabiana Guedes Farias Diniz
O Reclame Aqui é um espaço destinado ao público, em geral, para expressão livre de opiniões e queixas, a respeito de determinada empresa, que podem proceder ou não, na tentativa de buscar soluções que entendem cabíveis.
Nesse sentido, cabe ressaltar que o Hospital Santa Mônica é instituição séria, que trata problemas de saúde mental, e que valoriza a transparência e a satisfação de seus clientes, e, na qualidade de Hospital, especialmente, psiquiátrico, mantém rigoroso respeito às determinações legais relativas ao sigilo médico envolvido na relação com o paciente, bem como à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que impedem a exposição de quaisquer fatos relacionados aos seus pacientes, motivos pelos quais, coloca seus meios oficiais de comunicação (SAC), à disposição dos consumidores (pacientes, familiares e outros), para tratativas e busca de soluções para as questões apresentadas, inclusive de natureza financeira, relacionadas a débitos em aberto, com o firme propósito de melhoria da qualidade de sua prestação de serviços.
Pelos motivos acima expostos, o Hospital Santa Mônica esclarece que não pode oferecer respostas às queixas publicamente apresentadas no Reclame Aqui, que não correspondem à realidade dos fatos, com relação a prestação de serviços do Hospital, ou empreender quaisquer tratativas de forma pública.
Desta forma, para garantir que todas as questões sejam tratadas de maneira adequada, ou seja, sob sigilo de informações, solicitamos aos nossos consumidores (pacientes, familiares e outros) que, em caso de dúvidas, sugestões e/ou queixas reais, entrem em contato diretamente com nossos canais oficiais, através dos quais, nossa equipe encontra-se à disposição para atendê-los, prestando as informações necessárias e cabíveis.
Reiteramos nosso compromisso com a qualidade do atendimento e melhoria contínua de nossos serviços, agradecendo pela compreensão, e permanecendo à disposição de nossos consumidores.
Atenciosamente,
Hospital Santa Mônica
Contato: (11) 4668-7455 | [email protected]
Réplica do consumidor
27/04/2026 às 00:57
Vcs estão dizendo que tenho dividas em aberto, é isso???? Vcs são [Editado pelo Reclame Aqui] sabem trabalhar então, ou estão com alguma falha de comunicação entre a equipe.Desde a semana passada questiono as recepcionistas quando serei chamada para fazer o pagamento dos produtos de higiene que fui OBRIGADA a adquirir com vocês para que meu filho pudesse ao menos tomar banho e a resposta que sempre recebo das recepcionista é para aguardar que vocês entrarão em contato via telefone para tratar do pagamento mas nunca recebi tal ligação. O estranho é que recebo as ligações da equipe multidisciplinar (psicóloga e enfermagem). Se preferem que procure outros meios como procon pra tratar deste assunto, por favor, sinalizem. Tenho tentado e sido honesta, não vou admitir esse tipo de tratativa.