Violação de Direitos e Negligência Médica em Internação Voluntária no Hospital Santa Mônica

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

10/06/2026 às 11:16

ID: 251006759

Venho por meio deste canal registrar publicamente minha intensa indignação e denunciar a grave negligência, o descaso e as violações de direitos humanos e médicos sofridas durante uma internação iniciada no dia 26 de maio.
No dia 26 de maio, fui transferido do Hospital Santa Paula para o Hospital Santa Mônica, conforme alinhamento prévio, após minha solicitação explícita de uma intervenção exclusivamente terapêutica e não medicamentosa. Fui removido à noite por uma empresa de ambulância intensiva, apresentando quadro clínico super estável, consciente, orientado e deambulando. Ao chegar ao Hospital Santa Mônica, entrei pela recepção por meios próprios, assinei a guia de Pronto Socorro e passei por avaliação com o médico clínico do plantão psiquiátrico, acompanhado por uma enfermeira.
Durante todo o processo, mantive-me lúcido, estável e bem orientado, deixando claro para a equipe que minha admissão era voluntária e focada em suporte terapêutico.
Apesar disso, enfrentei uma sucessão de abusos, falhas graves na prestação do serviço e total desrespeito à minha integridade:
1 Alocação Inadequada e Sofrimento Induzido: Fui mantido restrito, sem comunicação adequada, por mais de seis dias em um espaço destinado a pacientes agudos em severo surto psiquiátrico. Essa exposição inadequada e desnecessária me desencadeou fortes ideações decorrentes do sofrimento institucional.
2 Negligência à Saúde Geral e Quebra de Tratamento: No dia 2 de junho, eu tinha uma consulta de avaliação infectológica crucial referente a um estudo de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) mensal. Informei repetidamente à equipe de enfermagem e médica, solicitando liberação ou manejo para comparecer, mas o pedido foi negligenciado. A equipe chegou a questionar e desdenhar da necessidade da medicação do estudo, demonstrando desconhecimento e desrespeito a um acompanhamento de saúde essencial que eu já realizava.
3 Privação de Itens Básicos de Higiene: Minha família enviou roupas íntimas para a instituição, com comprovação de entrega, mas o hospital me privou do acesso a esses insumos básicos por quatro dias, alegando falsamente não terem recebido.
4 Medicação Forçada e Contenção Física Sem Consentimento: Após diversas tentativas pacíficas de negociação para contatar a psicologia, a assistência social ou meus familiares acessos que me foram reiteradamente negados , a equipe excedeu os limites éticos. Sem o meu consentimento e sem que eu estivesse em surto ou apresentando comportamento agressivo, foi-me aplicada, por duas vezes, a combinação injetável de Fenergan com Haloperidol. Fui sedado e contido fisicamente de forma punitiva e arbitrária.
A conduta desta instituição violou frontalmente a ***** (Lei da Reforma Psiquiátrica), que assegura os direitos do paciente internado voluntariamente, e o Código de Defesa do Consumidor, pela prestação de serviço defeituosa, violenta e eivada de abusividade.
Exijo um posicionamento formal da diretoria clínica e administrativa do Hospital Santa Mônica sobre os fatos ocorridos. Informo que este relato também está sendo encaminhado formalmente aos conselhos de classe (CREMESP e COREN-SP) e ao Ministério Público para as devidas providências legais.
Aguardo retorno com esclarecimentos.

Compartilhe

Resposta da empresa

22/06/2026 às 10:50

Prezado (a),
O Reclame Aqui é um espaço destinado ao público, em geral, para expressão livre de opiniões e queixas, a respeito de determinada empresa, que podem proceder ou não, na tentativa de buscar soluções que entendem cabíveis.
Nesse sentido, cabe ressaltar que o Hospital Santa Mônica é instituição séria, que trata problemas de saúde mental, e que valoriza a transparência e a satisfação de seus clientes, e, na qualidade de Hospital, especialmente, psiquiátrico, mantém rigoroso respeito às determinações legais relativas ao sigilo médico envolvido na relação com o paciente, bem como à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que impedem a exposição de quaisquer fatos relacionados aos seus pacientes, motivos pelos quais, coloca seus meios oficiais de comunicação (SAC), à disposição dos consumidores (pacientes, familiares e outros), para tratativas e busca de soluções para as questões apresentadas, inclusive de natureza financeira, relacionadas a débitos em aberto, com o firme propósito de melhoria da qualidade de sua prestação de serviços.
Pelos motivos acima expostos, o Hospital Santa Mônica esclarece que não pode oferecer respostas às queixas publicamente apresentadas no Reclame Aqui, que não correspondem à realidade dos fatos, com relação a prestação de serviços do Hospital, ou empreender quaisquer tratativas de forma pública.
Desta forma, para garantir que todas as questões sejam tratadas de maneira adequada, ou seja, sob sigilo de informações, solicitamos aos nossos consumidores (pacientes, familiares e outros) que, em caso de dúvidas, sugestões e/ou queixas reais, entrem em contato diretamente com nossos canais oficiais, através dos quais, nossa equipe encontra-se à disposição para atendê-los, prestando as informações necessárias e cabíveis.
Reiteramos nosso compromisso com a qualidade do atendimento e melhoria contínua de nossos serviços, agradecendo pela compreensão, e permanecendo à disposição de nossos consumidores.

Atenciosamente,
Hospital Santa Mônica

Contato: (11) 4668-7455 | [email protected]

Réplica do consumidor

23/06/2026 às 11:02

Copia e cola! Os órgãos pertinentes serão notificados.