Constrangimento e falta de orientação adequada no quarto de acompanhante hospitalar

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Francisco Morato - SP

15/03/2026 às 22:07

ID: 243346075

Gostaria de registrar uma reclamação sobre uma situação ocorrida no hospital no período noturno do dia 15 de março.

Minha esposa estava na sala de cirurgia e eu me encontrava no quarto destinado ao acompanhante. No momento, eu estava sozinho no quarto aguardando notícias da cirurgia.

Em determinado momento, a técnica de enfermagem Eliane entrou no quarto acompanhada de uma moça que havia acabado de chegar. Assim que entrou, de forma bastante ríspida, ela questionou quem havia autorizado minha permanência ali, afirmando que aquele seria um local feminino.

A forma como fui abordado me causou constrangimento, pois em nenhum momento fui informado anteriormente de que não poderia permanecer naquele local como acompanhante. Em momento algum houve orientação da equipe sobre essa regra. Eu estava apenas aguardando notícias da cirurgia da minha esposa.

Diante da situação, eu mesmo fui conversar com a enfermeira-chefe para entender melhor a orientação. A enfermeira me informou que eu poderia permanecer ali ou, se preferisse, aguardar próximo à sala cirúrgica, pois essa seria apenas uma orientação do hospital quando o acompanhante é homem, e não uma proibição.

Diante disso, acredito que faltou orientação adequada e, principalmente, respeito na forma como fui tratado. Independentemente das normas internas do hospital, o mínimo esperado é que os profissionais abordem acompanhantes com educação e expliquem a situação de forma adequada, sem causar constrangimento.

Peço que essa situação seja avaliada para que episódios como esse não voltem a acontecer, pois acompanhantes já se encontram em um momento delicado e merecem ser tratados com respeito e consideração.

Registro que o atendimento foi realizado pela técnica de enfermagem Eliane, no período noturno do dia 15 de março de 2026.

Compartilhe

Resposta da empresa

16/03/2026 às 13:20

Prezado, boa tarde!

Em atenção a sua manifestação, agradecemos a oportunidade em nos atender na data de hoje 16/03/2026, ocasião na qual lhe orientamos acerca das tratativas realizadas referente ao fato exposto.

Permanecemos à disposição.

Atenciosamente,
Equipe Reclame Aqui

Consideração final do consumidor

17/03/2026 às 08:26

O

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8