Insatisfação com atendimento da equipe de enfermagem

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

17/06/2025 às 23:28

ID: 219940175

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Insatisfação com atendimento da equipe de enfermagem Hospital Santa Sofia

No dia 02 de junho de 2025 meu noivo foi submetido a um procedimento cirúrgico no hospital Santa Sofia, aos cuidados do Dr. *****, ortopedista.
Às 19h30 foi conduzido ao quarto por duas enfermeiras das quais gostaríamos de relatar
alguns ocorridos. Elas não se identificaram quando entraram no quarto e logo no ato de
transferência de macas não auxiliaram o paciente, tendo dito apenas se arrasta aí, mesmo sabendo que o paciente passara por um procedimento cirúrgico e ainda estava sob efeito da anestesia, tendo sido necessário que os familiares o auxiliassem e ajustassem a cama e cobertores para melhorar seu conforto.
A alimentação foi servida ao paciente e foi informado que a alta se daria após o desjejum
e diurese. Por volta das 20h15 o paciente vomitou, motivo pelo qual a enfermagem foi acionada pelo botão disponível no quarto. Ao chegar no quarto a enfermeira aparentou estar incomodada por ter sido chamada e entrou dizendo O que é?, e ao ser explicado o ocorrido ela disse que iria verificar se no receituário do paciente havia sido prescrito medicação contra náuseas e sequer voltou ao quarto.
Momentos depois o paciente tentou se levantar com ajuda de familiares para ir ao banheiro, se sentiu muito tonto e foi acomodado na poltrona. Logo em seguida tornou a vomitar copiosamente, foi solicitada novamente a presença das enfermeiras que vieram após alguns minutos, quando o paciente já havia parado de vomitar e insistiram que ele fosse urinar. O paciente se negou e alegou que não conseguiria se firmar em pé para ir até o banheiro, na sequência uma das enfermeiras sugeriu que ele urinasse sentado na poltrona. Nesse momento nosso entendimento foi que as profissionais estavam na verdade tentando acelerar o processo de alta do paciente, tendo em vista que notamos que ele era o único paciente naquele andar.
Após o desjejum e diurese o paciente foi acomodado em uma cadeira de rodas para
descer até o estacionamento e solicitou à enfermeira para ajustar a tipoia que estava utilizando.
O ajuste foi realizado com extrema indelicadeza, tendo o paciente reclamado de dor e achado
estranha tamanha brutalidade com um paciente recém operado. Mesmo sentindo-se muito mal,
o paciente foi liberado e foi levado também de forma indelicada e rápida até o elevador, que
apresentara uma pequena pane. Foi então sugerido pela enfermeira que o paciente fosse de escada, mesmo ele tendo dito que não tinha condições para tal. Após insistirmos, foi realizada uma nova tentativa e o paciente então conseguiu ser levado de elevador.
Ao chegar em casa, o paciente apresentou tremores, desmaios e muito vomito, ficando
evidente que o mesmo deveria ter permanecido no hospital por mais tempo ou até mesmo ter
passado a noite, sendo que segundo o Dr. *****, responsável pela cirurgia, a alta só deveria
ser permitida pela equipe mediante o bem-estar do paciente. A impressão que ficou foi que as
enfermeiras que nos atenderam, queriam se livrar do paciente e familiares naquela mesma
noite. São pessoas grosseiras que não sabem lidar de maneira humana com os pacientes, sempre com cara amarrada, respostas atravessadas e cheias de deboche.
Gostaríamos de elogiar a equipe de enfermagem do centro-cirúrgico e do Dr. ***** e ressaltar que as reclamações aqui registradas não são direcionadas a eles. Esperamos que as
devidas providências sejam tomadas para que nenhum outro paciente sofra o mesmo.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

20/09/2025 às 09:49

Só não dei 0 em respeito a equipe de enfermagem do centro cirúrgico

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

3