Atraso no diagnóstico e falhas no tratamento de úlcera em gato

Resolvido
Guarulhos - SP
09/08/2025 às 21:02
ID: 224160019
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesFalta de protocolo, atrasos e falhas graves no atendimento ao meu gato, agravando seu quadro clínico
RELATO:
No final de abril de 2025, meu gato desenvolveu uma úlcera na orelha. Cerca de cinco dias após o surgimento, levei-o ao hospital veterinário para avaliação, relatando suspeita de carcinoma, histórico de esporotricose em 2016 (totalmente curada) e o aparecimento esporádico de uma mancha no nariz.
Na primeira consulta (com a Dra. Patrícia), foi solicitada citologia por agulha. O resultado não indicou esporotricose nem células neoplásicas, apenas presença de bactérias cocos. Conforme informado, eu teria direito a uma segunda citologia sem custo para confirmar o resultado porém, essa segunda coleta nunca foi realizada.
Foi prescrito tratamento com amoxicilina. Após sete dias sem melhora, uma segunda médica (Dra. Juliana) manteve o protocolo, e, posteriormente, uma terceira (Dra. Ana) estendeu por mais três dias. Mesmo assim, não houve evolução.
Retornei com a Dra. Patrícia, que iniciou tratamento para esporotricose com itraconazol. Apesar de eu ter mencionado não acreditar nessa hipótese, aceitei por não ser veterinária. O tratamento se estendeu por três meses, incluindo iodeto de potássio, sem resultado e com agravamento do estado clínico do animal (perda de apetite, lesão aumentando de tamanho e aparecimento de biofilme).
Importante destacar que as doses utilizadas foram sugeridas por mim, com base no tratamento que ele havia feito em 2016 a médica apenas prescreveu conforme minha indicação.
Já agora em agosto, com a úlcera dobrada de tamanho e sem melhora, Dra. Ana sugeriu avaliação cirúrgica para possível biópsia. Foi-me informado para comparecer entre segunda e sexta-feira. Expliquei que, por trabalhar em regime CLT, só poderia ir de quarta a sexta. Compareci na sexta-feira e fui informada de que a equipe cirúrgica só atende às terças, pois a residência havia encerrado ou seja, perdi um dia de trabalho sem necessidade.
Nesse dia, optou-se por coleta de material para cultura bacteriana e fúngica do exsudato da úlcera. Paguei R$ 150 pela cultura, R$ 100 pela consulta, além de diversos outros custos anteriores (consultas, exames e medicamentos). A coleta foi realizada na sexta-feira passada (01/08/25) (há 7 dias).
A Dra. Juliana havia dito que o resultado seria enviado por e-mail ou WhatsApp. No entanto, até hoje não recebi qualquer retorno. Ao tentar acessar pelo site, não consegui. Hoje, sábado (09/08/25) enviei mensagem para o WhatsApp do hospital às 10h33 solicitando o resultado. Até às 20h45 não obtive resposta.
Meu gato segue sem medicação, com lesão em progressão e sem encaminhamento para biópsia. Estou há mais de três meses entre consultas, exames e tratamentos, sem diagnóstico conclusivo, sem protocolo claro e sem continuidade adequada do cuidado.
Peço providências imediatas quanto:
1. Envio do resultado da cultura já realizada ou pelo menos alguém para responder que o exame ainda não está pronto;
2. Encaminhamento urgente para avaliação cirúrgica e biópsia;
3. Revisão do caso e das falhas no atendimento, para que outras pessoas não passem pela mesma situação;
4. Possível ressarcimento pelos custos com exames e consultas que não geraram diagnóstico nem tratamento eficaz.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
30/11/2025 às 10:59
Todos foram e seguem sendo muito atenciosos e disponíveis para resolver o problema.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10