Reclamação sobre provável desnecessidade de procedimentos e custos excessivos no hospital Verlengia

Em réplica
São Paulo - SP
04/02/2026 às 14:45
ID: 239766891
Havia feito outra reclamação, mas o hospital Verlengia solicitou a retirada daquela ou ingressaria com ação. Vou ser mais direta nessa reclamação. Minha cachorra Dara de 12 anos tinha passado por exames de imagem que sugeriam metástase no pulmão. Como recebi indicação de uma pneumologista que atendia no hospital e minha cachorra não estava comendo, esta sugeriu internação para que ela a atendesse no dia seguinte. Internei a Dara no dia 19/01 e ela foi atendida apenas às 17 horas do dia seguinte e, embora nova radiografia e ultrassom indicassem o mesmo diagnóstico (embora eu só tenha tido acesso aos laudos no domingo, dia 25/01, após ter pedido ao hospital ) e embora clinicamente o estado dela fosse bem complicado, a profissional sugeriu exame de tomografia e colocação de sonda gastroesofagica. Sem saber o que fazer e tendo tido essa orientação, aceitei e ela passou por esse procedimento no dia 21/01. A profissional havia indicado que não precisaria do laudo, que só com imagens poderia indicar se era ou não metástase. Porém, apenas no dia 23 ela teve tempo de ver as imagens, que haviam saído no mesmo dia do exame. Busquei minha cachorra da internação no dia 22, ela estava com várias raspagens de pelos nas patas, com a sonda no pescoço e com um ferimento no focinho, por provável sonda alimentar, sonda esta que eu não tinha autorizado. Sai e comprei a infinidade de remédios que o hospital indicou, porém, no dia 23 a noite , a profissional viu as imagens e confirmou a metástase. A sonda alimentar passou a sangrar e levei a um outro veterinário para retirar . Minha cachorra [Editado pelo Reclame Aqui] dia 27/01 e certamente não precisava ter passado por tudo o que passou. Como disse, as duas outras radiografias feitas no hospital e mais o exame de ultrassom já indicavam provável metástase, além do estado clínico dela (como disse, eu mesma só tive acesso ao resultado desses exames no dia 25/01).
Agora vamos aos custos: a consulta com a pneumologista custou 400 reais. Durante os dois dias de internação foram feitas 4 medicações de cerenia ao custo de 214 reais cada uma delas (sem qualquer consulta a mim sobre isso), foi feita mais uma radiografia ( de 1 posição) sem me informar, mais a tomografia (desnecessária,ao meu ver, diante dos demais exames), mais internação, enfim, o custo passou de 6 mil reais.
Pedi o prontuário e outros documentos, mas até agora não recebi.
Ah, uma última observação: o resultado da tomografia saiu dia 26/01, um dia antes da [Editado pelo Reclame Aqui] da Dara.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/02/2026 às 09:18
Olá Valéria,
Agradecemos o tom respeitoso da sua nova avaliação, com a retirada das acusações de maus-tratos e o reconhecimento de que uma [Editado pelo Reclame Aqui] acusação pode gerar consequências para todos os envolvidos, inclusive desdobramentos legais.
Lamentamos profundamente que a Dara tenha sido acometida por uma doença grave e reconhecemos o quanto esse período foi doloroso. A perda de um animal querido gera sofrimento intenso, e compreendemos a carga emocional que acompanha esse processo.
O Hospital Veterinário Verlengia atua há mais de 30 anos, com atendimento 24 horas ininterrupto a cães e gatos, fundamentado em valores de ética, empatia e comprometimento com os pacientes e suas famílias, atuando também em quadros complexos e paliativos, com foco em suporte técnico adequado e acolhimento aos tutores.
Em relação aos pontos mencionados, esclarecemos que os prazos para realização e disponibilização de exames foram cumpridos, e que todas as decisões relacionadas à solicitação de exames e ao manejo da paciente foram respaldadas pela boa prática médico veterinária, visando a tomada de decisões responsáveis.
A sonda esofágica foi indicada para facilitar a alimentação e a administração de medicações, reduzindo estresse e manipulações repetidas, especialmente em contexto de fragilidade clínica e cuidados paliativos, sendo conduta reconhecida para promoção de conforto e qualidade de vida.
Esclarecemos ainda que a marcação observada na região do focinho não se referia a sonda alimentar, mas a sonda nasal para suporte suplementar de oxigênio, utilizada de forma transitória durante a internação, sendo que a paciente foi liberada para casa sem necessidade de oxigenoterapia.
Desde o registro da manifestação, o hospital tem buscado contato por diferentes canais, incluindo ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp, sem retorno até o momento, o que dificulta o esclarecimento conjunto dos fatos.
Quanto à documentação solicitada, informamos que o prontuário e os documentos pertinentes foram encaminhados no dia 30/01 por e-mail, dentro do prazo estabelecido pelas normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Pedimos, por gentileza, que verifique sua caixa de e-mails e/ou nos informe um endereço eletrônico alternativo para novo envio.
Reiteramos que permanecemos inteiramente à disposição para conversar, esclarecer todos os pontos mencionados e ouvir atentamente as considerações da Sra. Acreditamos que o diálogo respeitoso e direto é o caminho mais adequado para promover entendimento e encerrar eventuais divergências de forma responsável.
Réplica do consumidor
10/02/2026 às 12:10
Com o recebimento do prontuário, algumas questões ficaram ainda mais patentes e outras várias questões surgiram.
Primeiramente, verifica-se que no prontuário consta a realização de apenas um exame de RX de duas posições, este realizado no dia 21 de janeiro às 15:15h, quando, no dia 19 de janeiro, data da internação, foi indicado e pago o exame de RX de 3 posições, que deveria ter ocorrido, obviamente, antes da indicação da Tomografia de tórax, por ser este último um exame bem mais gravoso e invasivo. A tomografia foi realizada no dia 21/01, mesmo dia do exame de RX que consta do prontuário. Ou seja, apenas horas antes do exame de tomografia, e já autorizada esta, foi feito o exame de RX que indicou : Achados radiográficos podem estar relacionados a metástase pulmonar.
O exame de ultrassom, realizado no dia 20/01 já apontava a existência de estrutura heterogênea, - sugestivo de neoformação, com possível origem mamária.. E o exame de RX realizado no dia 21/01 apontou
Observo que, quando procurei especialista no Hospital, queria uma segunda opinião sobre o primeiro diagnóstico que havia recebido. Ou seja, se o exame de RX tivesse sido realizado antes e eu tivesse acesso ao resultado, não autorizaria outros exames. Haveria a confirmação. Mas como acabo de mencionar, o exame de RX só foi realizado em 21/01, horas antes da tomografia e não foi comunicado a mim.
Quando estive em consulta com a pneumologista, no dia 20/01, esta me apresentou imagens de um exame de RX sem laudo e não sei que exame era aquele (talvez seja o que eu levei para a clínica, realizado dia 15/01 em outra unidade medica), pois o prontuário mostra que o primeiro RX feito na Verlengia, foi realizado dia 21/01. Mesmo assim e, somando-se a isto o exame de RX realizado no dia 15/01 com o mesmo resultado, a Dara não precisaria ter passado por Tomografia de Tórax. Se tivesse sido feito exame de RX de 3 posições no dia 20/01, como combinado na internação (conforme consta documentado), e tivessem me mostrado o laudo (que seria o mesmo laudo do exame feito dia 21) eu não teria autorizado outro procedimento.
E tem mais. Embora tenha feito o exame de tomografia que apontava metástase, a Dara saiu da internação e assim permaneceu, com a mesma medicação de antes, incluindo o antibiótico, que era para outra hipótese, a de pneumonia, que já havia sido descartada, conforme prontuário do dia 22/01 (data da alta) Ag laudo de tomografia (21/01) - temos prévia de metástase, ainda não mencionado para tutora.
A alteração da medicação seria feita só no momento do retorno à clínica? Como assim? Não era urgente fazer a tomografia? A pneumologista não falou que isso alteraria a medicação? O retorno estava marcado para dia 27/01, data em que minha cachorra Dara [Editado pelo Reclame Aqui].
Voltando a questão dos custos. Foi cobrado RX de 3 posições, o que não consta do prontuário. A medicação celenia também não consta do prontuário. A tomografia poderia ser evitada (e isso é custo de saúde também) se tivesse sido feita a radiografia antes.