Hospital cobra exames não autorizados pelo plano de saúde e sem consentimento do paciente, negando informação.

Em réplica
São Paulo - SP
14/05/2026 às 15:26
ID: 248662169
Eu fui internada no Hospital Vila Nova estar no dia ***** e antes de subi para o meu quarto me informaram que qualquer exame ou procedimento seria me informado se era ou não coberto pelo meu plano de saúde, perguntei várias vezes e me asseguraram que tudo seria me informado, durante a minha internação vários enfermeiros entravam no meu quarto para colher meu sangue e não me informavam para que fim era aquele exame, só colhiam e iam embora, em nenhum momento me informaram se os exames que eu estava fazendo eram ou não cobertos pelo plano e eu fica às cegas, logo após eu receber alta chegou uma fatura para mim no valor de 3674,24, tentei entrar várias vezes em contato com o hospital para resolver essa cobrança e não obtive retorno, eles dizem entrar em contato comigo mas a única coisa que fazem é me cobrar, quando digo que não fui informada sobre o exame eles dizem que assinei um termo de consentimento na entrada da internação mas de acordo com a lei Artigo 6 (III e IV) 39, 46 e 51.
A jurisprudência entende que termos genéricos assinados na internação não substituem o consentimento específico para exames.
O hospital não me informou que o meu plano tinha dado uma negativa com em relação ao exame e mesmo assim não me informaram e fizeram o exame sem meu consentimento, agora estão me cobrando juros.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/06/2026 às 13:29
Prezada Sra. Thalita, Boa Tarde!
Informamos que foi realizado contato telefônico, momento em que foram prestados os esclarecimentos necessários acerca da reclamação.
Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos que se façam necessários e agradecemos a compreensão.
Cordialmente,
Ouvidoria Rede DOr.
Réplica do consumidor
03/06/2026 às 10:59
Vocês estão me cobrando por um exame que eu não autorizei e que o médico responsável e que consta o nume no descritivo do exame nega ter pedido esse exame com um valor abusivo e 4x maior do que o valor de qualquer outro laboratório ou clínica particular