Negligência no atendimento de emergência pediátrica: Hospital recusa plano de saúde e atrasa socorro a criança com febre alta.

Respondida
Franco da Rocha - SP
29/04/2026 às 15:54
ID: 245769165
Gostaria de registrar uma reclamação formal referente ao atendimento prestado pelo Hospital Star Vila Nova Conceição unidade infantil, na data de 11/04/2026, durante a madrugada.
Por volta das 03:00 da manhã, saímos de Caieiras e nos deslocamos aproximadamente 50 km em busca de atendimento de urgência para nosso filho de apenas 3 anos, que apresentava quadro de febre alta (39C) acompanhada de tremores intensos.
Chegamos ao hospital por volta das 03:50. Ao estacionarmos em frente à entrada, minha esposa dirigiu-se imediatamente ao balcão de atendimento, informando tratar-se de uma emergência pediátrica. Foi relatado claramente que se tratava de uma criança com febre alta e tremores.
Ao informar nosso plano de saúde (SulAmérica Especial Mais Vital código 557), o atendente, sem a devida verificação adequada, afirmou de forma direta que o plano não era aceito. Mesmo após minha esposa apresentar evidências no aplicativo e no site comprovando a cobertura, o atendente manteve a negativa, alegando ter confirmado por telefone.
Durante todo esse tempo, nosso filho permanecia no carro, em estado de sofrimento, chorando intensamente, com febre elevada e tremores.
Diante da recusa e da urgência da situação, decidimos nos deslocar imediatamente para o Hospital Sabará, em Higienópolis. Lá, o atendimento foi completamente diferente: nosso filho foi prontamente acolhido, avaliado, medicado e somente após estabilização houve a verificação de dados administrativos, como plano de saúde.
Após o atendimento, por volta das 05:50 da manhã, entramos em contato telefônico com o próprio Hospital Star. Em ligação gravada, fomos informados de que, sim, o hospital atende o plano mencionado, comprovando assim que houve erro grave na triagem inicial.
O ocorrido caracteriza, no mínimo, uma falha gravíssima de atendimento, com indícios claros de negligência e possível omissão de socorro, considerando que se tratava de uma criança em situação de emergência.
Destaco ainda que o atendimento prestado vai contra as diretrizes da ANS, que determinam que casos de urgência e emergência devem ser prontamente atendidos, independentemente de questões administrativas iniciais.
Diante da gravidade dos fatos, informo que:
Será registrada reclamação formal junto à ANS;
Buscarei os meus direitos junto ao PROCON;
Avalio também a adoção de medidas judiciais cabíveis;
Não descarto levar o caso à mídia.
Possuo gravações(No relcame aqui nao autoriza anexar audio mas se precisar , posso enviar )que comprovam o ocorrido. Caso necessário, o hospital pode consultar suas próprias câmeras e registros internos. Estivemos na unidade aproximadamente entre 03:50 e 04:10 da manhã do dia 11/04/2026. Veículo: placa *****.
Espero um posicionamento formal do hospital, bem como explicações sobre a falha grave ocorrida e quais medidas serão adotadas para que situações como essa não se repitam.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/05/2026 às 14:36
Prezado Sr. Paulo, Boa Tarde!
Informamos que foi realizado contato telefônico, momento em que foram prestados os esclarecimentos necessários acerca da reclamação.
Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos que se façam necessários e agradecemos a compreensão.
Cordialmente,
Rede DOr.