Cobrança abusiva de exames e multa de cancelamento em plano de saúde Hospitalar/APS

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Londrina - PR

02/06/2026 às 16:21

ID: 250367063

Cobrança abusiva de exames, falta de transparência e dificuldade para cancelamento

Contratei um plano de saúde da Hospitalar/APS acreditando que teria acesso a um atendimento de qualidade e custos acessíveis. No entanto, recebi uma grande surpresa ao receber minha última fatura.

Minha mensalidade gira em torno de R$ 680, mas a fatura veio próxima de R$ 2.000. Eu e minha filha realizamos apenas exames solicitados pelos médicos, incluindo exames de sangue, ultrassom e mamografia. Fiquei extremamente surpresa ao verificar que os valores cobrados pelos exames foram muito altos, chegando a quase R$ 1.000 apenas em coparticipações.

Em nenhum momento tive a real dimensão de quanto esses exames custariam antes de realizá-los. Se eu tivesse sido devidamente informada sobre os valores, teria avaliado outras alternativas. Considero que houve falta de transparência quanto aos custos do plano e das cobranças de coparticipação.

Além disso, tentei entrar em contato com a empresa para buscar uma solução ou algum desconto nessa fatura, mas fui informada de que não existe essa possibilidade.

Outro ponto que me deixou muito insatisfeita foi descobrir apenas agora que existe uma multa de aproximadamente R$ 1.500 para cancelar o plano antes de completar um ano de contrato. Eu não tinha conhecimento claro dessa condição e me sinto presa a um serviço com o qual não estou satisfeita.

Também gostaria de registrar minha insatisfação com o atendimento nos prontos-socorros credenciados. Em diversas ocasiões, enfrentei longas esperas para atendimento, sem perceber uma diferença significativa em relação ao atendimento que recebemos pelo SUS.

Diante de toda essa situação, solicito que a empresa analise meu caso e apresente uma solução justa, especialmente:

1. A possibilidade de concessão de desconto ou revisão dos valores cobrados nesta fatura;
2. Uma análise da cobrança da multa contratual para cancelamento;
3. A possibilidade de cancelamento do plano sem multa, considerando minha insatisfação com os serviços prestados e a falta de transparência quanto aos custos envolvidos.

Aguardo um retorno e uma solução amigável para este problema.

Compartilhe

Resposta da empresa

11/06/2026 às 08:45

Prezada Sra. Mariana,
Em atenção à sua manifestação registrada na plataforma Reclame Aqui, acolhida por esta Ouvidoria sob o protocolo interno n ***** - ***** - *****,, apresentamos os devidos esclarecimentos.
Ressaltamos que a tratativa referente ao caso foi realizada por meio do e-mail registrado.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Atenciosamente,
Plano de Saúde Hospitalar
0800 942 2881