Recursos

Hostinger
Viamão - RS
18/03/2024 às 18:52

Adquiri um plano que incluía 300 sites e 200GB de espaço. Atualmente, tenho apenas 12 sites, todos pequenos e com poucos recursos. Após uma troca de hospedagem, o sistema passou a indicar que estou utilizando 100% dos recursos, exigindo que eu faça um upgrade no plano. Considerando que utilizei apenas 5,96GB de espaço e tenho menos da metade do número de sites previstos, não parece justo ser forçado a pagar mais. A atualização na hospedagem não deveria resultar em um aumento tão significativo nos custos para mim. Quero o justo.

30/03/2024 às 00:45

Olá Simone,

Lamentamos pelo inconveniente que tenha enfrentado, mas agradecemos por compartilhar o seu feedback conosco. Estamos à disposição para te ajudar com isso.

Embora o plano que você adquiriu inclua suporte para até 300 sites e 200GB de espaço, é importante notar que existem outros limites que podem afetar o desempenho do seu site, tais como CPU e taxa de transferência do disco (I/O).

A CPU, ou Unidade Central de Processamento, é responsável pelo processamento das solicitações feitas ao seu site. Quando um site exige mais recursos de CPU do que o disponível no plano contratado, pode resultar em lentidão ou até mesmo na indisponibilidade do site. Já a taxa de transferência do disco, ou I/O (Input/Output), refere-se à velocidade com que os dados são lidos e gravados no disco do servidor. Quando essa taxa é atingida, o servidor pode se tornar lento na execução de operações de leitura e gravação, afetando assim o desempenho do site.

Mesmo que você tenha apenas 12 sites pequenos, se esses sites estiverem gerando um alto volume de tráfego ou demandando muitos recursos de processamento, é possível que os limites de CPU e I/O estejam sendo atingidos. Além desses limites do plano de hospedagem, existem algumas medidas que você pode tomar para melhorar o desempenho do seu site WordPress.

Primeiro, considere otimizar as imagens que você utiliza no seu site. Imagens pesadas podem aumentar o tempo de carregamento da página, então redimensione-as e utilize plugins de compressão de imagens para garantir que elas não estejam consumindo mais recursos do que o necessário. Outra dica importante é evitar o uso excessivo de plugins. Embora os plugins possam adicionar funcionalidades interessantes ao seu site, cada um deles consome recursos do servidor. Então, certifique-se de manter apenas os plugins essenciais e remova aqueles que não são mais necessários.

Além disso, considere utilizar um sistema de cache para armazenar temporariamente cópias das suas páginas e acelerar o carregamento do site para os visitantes que retornam. Existem diversos plugins de cache disponíveis para WordPress que são fáceis de configurar e podem fazer uma grande diferença no desempenho do seu site. E por último, mas não menos importante, mantenha o seu WordPress e todos os plugins atualizados. As atualizações frequentes geralmente incluem correções de segurança e melhorias de desempenho que podem beneficiar o seu site.

É importante notar que a Equipe de Sucesso presta o suporte necessário para os seus serviços de hospedagem - esses incluem o seu servidor, registro de domínio e painel de controle de seus serviços. Infelizmente, questões técnicas (como problemas de consumos excessivos de recursos causados pelo construtor de sites utilizado WordPress, como no seu caso) estão fora do escopo do suporte, pois não podem ser controladas pela Empresa de Hospedagem, que comercializa apenas o servidor e o domínio contratados. Vale lembrar que o serviço vendido pela Hostinger está funcionando normalmente, e o problema só aparece ao atingir os limites estipulados antes da venda do serviço, algo que aconteceria em qualquer provedor de hospedagem.

As questões técnicas em questão são usualmente tratadas por empresas e profissionais especializados em desenvolvimento, um domínio de serviço separado do que a Hostinger oferece. Esses serviços de desenvolvimento costumam ser dispendiosos, o que significa que se a Hostinger decidisse incorporar esses serviços, os preços de nossos planos de hospedagem teriam que ser ajustados para refletir esse custo adicional, potencialmente impactando negativamente nossos clientes. Portanto, por ora, não incluímos esse tipo de suporte em nossos serviços de atendimento ao cliente.

Também vale notar que possuímos nosso próprio construtor de sites, onde a Equipe de Sucesso pode te auxiliar com qualquer questão que tenha - diferente do WordPress (CMS que utiliza), o nosso construtor de sites é criado e mantido pela própria Hostinger. Caso tenha interesse, recomendamos o vídeo do link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=0ze1fE02yd0 que mostra todos os detalhes sobre esse produto!

Para a otimização de seu site em específico, sugerimos que entre em contato com profissionais no construtor utilizado. Esse suporte está disponível de forma gratuita ou paga. Os mais comuns são:
https://br.wordpress.org/support/ - Fórum de Suporte WordPress
https://wordpress.com/pt-br/support/ - Guias de Suporte WordPress
https://br.fiverr.com/ - Serviços de Desenvolvimento e Segurança de Sites, incluindo o CMS WordPress.

Se ainda necessário, sinta-se à vontade para entrar em contato diretamente com nossa Equipe de Sucesso, que está à disposição 24 horas por dia e 7 dias por semana, disponíveis no link https://hstn.gr/Contatos para te ajudar. Também pode entrar em contato conosco pelo Facebook usando o link https://hstn.gr/FB, ou diretamente pela caixa de entrada support@hostinger.com.br usando seu cliente de e-mail preferido.

Equipe de Qualidade
Hostinger Brasil

Está com problemas com Hostinger?

ReclamarContato privado