Sites fora do ar
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesBom dia.
Tenho um plano de hospedagem de sites na empresa Hostinger. Hoje pela manhã vi que a minha hospedagem esta fora do ar impedindo o acesso total.
Entrei em contato com o suporte e basicamente eles enviam mensagem copiadas sem interagir ou resolver o problema. O máximo que fazem é forçar a comprar um novo plano de hospedagem e alegam que estou usando muitos recursos sendo que o site que esta lá, possui apenas 5 paginas o que é algo extremamente simples.
Não resolvem o problema.
Resposta da empresa
17/07/2024 às 23:29Olá Marcelo, tudo bem?
Ficamos felizes em saber que a situação foi resolvida!
O problema reportado pelo senhor aconteceu devido ao consumo excessivo de recursos do seu plano de hospedagem. No seu caso, você está utilizando o plano WordPress Starter, que é o plano inicial e possui a menor quantidade de recursos disponíveis. Cada plano de hospedagem possui limites específicos de recursos, como CPU, memória RAM e I/O, que são necessários para manter o site funcionando de forma estável.
Se compararmos seu plano de hospedagem a um carro econômico por exemplo, ele é excelente para pequenas viagens e uso diário, mas se você tentar fazer uma longa viagem com muitas paradas e cargas pesadas, o desempenho será comprometido. Da mesma forma, se o seu site possui diversos recursos e arquivos pesados, se estes não estiverem bem otimizados, podem consumir muitos recursos, causando a sobrecarga do servidor. Isso resulta em erros e no site ficando fora do ar, que foi exatamente o que aconteceu em seu caso.
A má otimização do site é um fator crucial aqui. Isso inclui, mas não se limita a, imagens não compactadas, plugins desnecessários ou mal codificados, scripts pesados e outros fatores que podem aumentar o consumo de recursos. É essencial que o desenvolvimento e a manutenção do site sejam feitos com atenção para garantir que ele funcione de maneira eficiente dentro dos limites do plano contratado.
A responsabilidade pela escolha do plano de hospedagem adequado é do cliente. Nosso plano WordPress Starter é projetado para sites simples com tráfego moderado. Se seu site está crescendo ou se você está adicionando mais funcionalidades e páginas, pode ser necessário considerar um plano com mais recursos para garantir o desempenho adequado.
Além disso, a otimização e o desenvolvimento do site são responsabilidades exclusivas do cliente, pois somente você tem acesso ao ambiente de desenvolvimento e edição do site. Oferecemos diversas ferramentas e tutoriais para ajudar na otimização do site, mas a implementação dessas melhorias precisa ser feita do seu lado.
Reforçamos que o nosso suporte lhe enviou mensagens a respeito desta situação, através do chat ao vivo no dia 17/06/2024, como pode ser visto na transcrição abaixo:
[Equipe de Sucesso do Cliente]: O site t*o**op.com.br está fora do ar porque o limite de entrada/saída (I/O) foi atingido. Você deve reduzir o uso de I/O diminuindo o número de plugins e tarefas cron, e ativando o cache usando o LiteSpeed Cache. Além disso, considerar um plano melhor pode prevenir esse problema no futuro. Para mais detalhes, confira este artigo.
[Equipe de Sucesso do Cliente] Você pode otimizar o desempenho do Elementor e do WooCommerce para reduzir o uso de I/O. Aqui estão algumas dicas:
- Otimização de JavaScript, CSS e HTML: Utilize um plugin como o Autoptimize para otimizar estes arquivos. Isso ajuda a reduzir o carregamento e processamento no servidor.
- Habilitar Compressão Gzip: Isso reduz o tamanho dos arquivos transmitidos, diminuindo o uso de I/O. Você pode habilitar a compressão Gzip adicionando linhas específicas no arquivo htaccess do seu site.
- Otimização de Banco de Dados: Ajustar as consultas para buscar apenas os dados necessários e usar índices nas colunas frequentemente consultadas pode melhorar significativamente a eficiência.
Essas medidas podem ajudar a reduzir o uso de recursos sem necessidade de remover plugins essenciais.
[Equipe de Sucesso do Cliente]: Entendo que o acesso ao painel administrativo está indisponível devido ao limite de I/O atingido. Neste caso, é essencial reduzir o uso de I/O para restabelecer o funcionamento normal do site e do painel de administração.
Portanto, para que esta situação pudesse ser resolvida, era necessário realizar a otimização dos seus sites pelo seu lado, para que eles voltassem a pleno funcionamento.
Após contato privado com a Equipe de Qualidade, nos informou que os seus sites já foram corrigidos e que já estão em funcionamento no presente momento.
Se precisar de mais detalhes sobre a otimização do seu site ou sobre a escolha de um plano que melhor atenda às suas necessidades, nossa equipe está à disposição através de nossos canais oficiais, que podem ser encontrados em nossa página: https://hstn.gr/Contatos.
Atenciosamente,
Equipe de Qualidade
Hostinger Brasil
Consideração final do consumidor
22/07/2024 às 21:21Atendimento péssimo. Suporte técnico horrível. Sites fora do ar e dão desculpas evazivas pra te despistar.