superaquecimento de Notebooks HP Pavilion (Hewlett-Packard)

HP Brasil
Rio Grande - RS
24/06/2015 às 18:30

Efetuei a compra de um notebook HP Pavilion 15.6" Laptop - Black (AMD A10-5745M / 750GB HDD / 8GB RAM / Windows 8) no Canadá em novembro de 2013. Logo nos primeiros meses achei que o notebook esquentava mais do que o normal (já tive notebooks de outras marcas), entrei em contato com a HP eles informaram que seria normal e o cooler do notebook possuía a função exatamente de diminuir o calor do notebook.

Agora, em junho de 2015, o notebook começou a apresentar um aquecimento exagerado até que parou de funcionar. Levei o notebook em duas assistências e ambas me falaram que o notebook sofre de um problema de fabricação que causa um superaquecimento, e consequentemente queima a placa mãe (Motherboard queimada-chipset). De acordo com um dos técnicos o BGA (Ball Grid Array) do chip da placa mãe soltou-se devido ao calor excessivo.

Após descobrir o problema de superaquecimento do meu notebook, fiz uma pesquisa na internet e observei que existem várias pessoas com o mesmo problema, principalmente com o modelo Pavillion, fiquei indignado com o descaso da HP com o número alto de clientes descontentes com esse produto da HP (no próprio fórum da HP percebemos várias reclamações nesse sentido).

Entrei em contato com a HP support do Canadá e eles falaram que eu deveria entrar em contato com a HP do Brasil (08007097751), uma vez que a assistência da HP seria uma Mundial. Entrei em contato duas vezes com a HP support do Brasil. Ambas foram realizadas no dia 23.06.2015, a primeira ligação foi efetuada as 11:20 hs (horário de Brasília) e conversei com a atendente Silvana, a segunda ligação foi as 18:50 e fui atendido pelo atendente Alex.

Em todas as ligações com a HP SUPPORT Brasil não recebi a assistência adequada. Os atendentes se comportaram com muita educação, mas me falaram que a HP não iria dar qualquer assistência, uma vez que o meu produto tinha sido comprado fora do Brasil, mesmo eu explicado que a HP do Canadá tinha informado que a assistência seria mundial e que o problema do notebook seria de fábrica.

O notebook apresenta um problema de superaquecimento, danificando as partes interna da própria máquina. A minha garantia de um ano acabou em novembro de 2014, mas o defeito da máquina se mostrava como um vício oculto (de fabricação), caracterizando um vício redibitório. É necessário destacar que, a minha garantia contratual já acabou, mas isso não exime a HP de resolver problemas de fabricação do seu produto.

O vício redibitório é um vício oculto, um defeito cuja existência nenhuma circunstância pode revelar, senão mediante exames ou testes. É chamado de redibitório pela doutrina jurídica que confere ao contratante prejudicado o direito de redibir o contrato, devolvendo a coisa e recebendo do vendedor a quantia paga ou uma nova mercadoria.. O art. 445 C.C. informa que o prazo para relatar o vício é de trinta dias, se a coisa for móvel, contados da efetiva entrega. No entanto, dependo da natureza do vício, que no caso concreto é de difícil constatação e esse só se revelou mais tarde, o prazo será contado a partir do instante em que se tiver conhecimento desse defeito, não indefinidamente, mas até o prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias (§1o, art. 445 C. C), com relação aos bens móveis. Vale salientar que, além da anulação do contrato de compra e venda, o CC prevê no artigo 443 a indenização por perdas e danos, se o vício já era conhecido pela própria HP, que pelo rápido acesso a internet, inclusive em seu site de suporte, fica evidenciado que ela tinha conhecimento que certos modelos apresentam um superaquecimento.

È incrível que um notebook em menos de um ano e meio (18 meses) para de funcionar por um superaquecimento produzido pela própria máquina.

Estou muito insatisfeito e espero uma resposta rápida e urgente da HP Brasil.

Amanhã estarei protocolando um pedido no PROCON/RS, e caso o problema não seja resolvido irei impetrar uma ação judicial contra a HP.

É inacreditável que uma instituição do porte da HP, com as assessorias que dispõem não tome uma deliberação de forma a sanar os problemas por ela evocada, tão desrespeitosa e afrontosa a seus clientes (Art. 186. do Código Civil, “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”)

Espero uma boa assistência da HP.

Att.

Thiago Cordeiro.

PS. As ligações realizadas para a HP SUPPORT são gravadas, mas a HP não fornece número de protocolo para o cliente. De acordo com os atendentes os protocolos só são entregues se existir um chamado técnico. E no meu caso eles falaram que não poderiam nem abrir um chamado técnico, um descaso completo.

25/06/2015 às 11:17

Bom dia Thiago,

Recebemos sua reclamação e a encaminhamos ao setor responsável, para que possam verificar o seu caso. Em breve um dos nossos atendentes entrará em contato para seguir com o atendimento e informar o número do seu protocolo.

Qualquer dúvida ou informação, estamos à disposição nos canais de suporte online, como, Facebook (HP Suporte), Twitter (@HPSuporte), Fórum de usuários HP e através das opções abaixo, na assinatura.

Pedimos que, por favor, aguarde a conclusão do caso para finalizar e avaliar sua reclamação neste canal.

Obrigado,
    HP Suporte.

Você também pode acessar uma das opções abaixo, para suporte técnico e outras informações:
    Participe da conversa: www.hp.com.br/forum
    Visite nosso website: www.hp.com.br/suporte
    Fale com a HP: www.hp.com.br/faleconosco
    Ou envie um tweet para https://twitter.com/HPSuporte

25/06/2015 às 14:04

Estarei esperando o contato da HP. O meu telefone pessoal foi colocado na reclamação, eu prefiro que a ligação seja efetuada no horário da tarde. Se precisar também posso novamente entrar em contato com a HP Suporte através do telefone.

06/01/2017 às 18:58

Depois de mais de 6 meses não tive retorno da HP. Tentei outras vezes durante esse tempo resolver o problema com a HP Brasil, mas sempre recebi a mesma resposta evasiva e com descaso. Uma pena, gostava dessa marca. Um notebook caro que não funcionou mais de 14 meses. Perderam um cliente!

12/01/2017 às 17:45

Olá Thiago,

Reiteramos que a Garantia Limitada e Suporte HP é válida somente para números de modelo de produtos que a HP oferece serviços de garantia no país.
    Verificamos que o número do modelo do seu equipamento não tem serviço em garantia disponível no Brasil.

Sendo assim, será necessário entrar em contato com país de origem do equipamento para seguir com atendimento em garantia.

Obrigado,
    HP Suporte.

Participe da conversa: www.hp.com.br/forum
    Visite nosso website: www.hp.com.br/suporte
    Fale com a HP: www.hp.com.br/faleconosco
    Ou envie um tweet para https://twitter.com/HPSuporte

Está com problemas com HP Brasil?