Promessa de resolução extrajudicial não cumprida e cobrança de distrato abusiva

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

17/03/2026 às 20:25

ID: 243569161

Iniciei um processo extrajudicial com a Hunting em dezembro - foi contratado o serviços de revisão do meu contrato de financiamento da casa e o processo iniciado após pagamento de valor solicitado - no dia que fechei inclusive disse que iria pensar mais e a atendente informou que os meus valores estavam liberados pelo Bacen, mas que não poderia garantir que iriam seguir assim e forçou o fechamento rápido para "garantir" o benefício que segundo ela já estava liberado.

Foi realizada uma reunião conciliatória com o banco (segundo a empresa, não tenho prova alguma salvo documentos da própria Hunting dizendo que ocorreu) e na mesma foi decidido que para a revisão do meu contrato de financiamento seria preciso realizar um documento com parecer técnico, solicitado pelo banco, com um perito, liberando tão logo enviássemos a documentação a revisão solicitada - estorno valores informados pela Hunting ser abusivos e redução de parcelas restantes.

Nesse momento pedi o distrato do contrato visto que já não era o combinado - inicialmente quando falaram comigo fui informada que seria preciso apenas a conversa com o banco porque os valores estavam liberados e seria apenas a formalização da solicitação - meu caso era bastante simples e se resolveria na primeira conversa. Porém, no contrato que assinei com a Hunting de fato é informado que o processo pode seguir e, apesar de a informação recebida não ter sido outra como informei, como o assinei a empresa informou que para realizar tal distrato deveria pagar 20% mais porque não estavam se negando a realizar meu serviço.

Reclamei no procon sobre o caso do distrato e não tive retorno na época, então realizei a perícia após receber um documento assinado pela empresa afirmando que meu caso se resolveria com a perícia - em até 5 dias depois do documento feito e outros 10 dias em posse do banco - há áudio do atendente falando que, se não se resolvesse, ele arcaria com outros custos porque tinha certeza do desfecho.

Obviamente, não foi o que ocorreu e após diversos dias solicitando retorno, me informaram que eu precisarei judicializar o caso, ponto que desde o começo me falaram que não ocorreria - inclusive em algum momento questionei ter tantas reclamações de casos aqui na plataforma e me informaram que as reclamações no Reclame Aqui são de casos complexos, com parcelas abertas, de pessoas que se recusaram a mandar documentação, dentre outros pontos, o que não era meu caso. Mas assim com muita tantas outras pessoas que já aqui escreveram, não foi verdade, visto que agora falaram que a breve solução seria judicializar e que até podemos seguir extrajudicialmente depois que questionei, mas não explicam como, riscos, valores, de que maneira..

Agora, toda vez que peço informações só me respondem boa tarde ou não me retornam. Já informei que quero continuar extrajudicialmente porque imagino que eles vão seguir irredutíveis quanto ao distrato, mas não estou sendo atendida nem respondida sobre a continuidade. Em contrapartida, liguei no banco que informa não ter nenhum contato no meu contrato extrajudicialmente e que não reconhecem a ocorrência da informada audiência.

Já fui mal tratada em diversos momentos: tive áudios em que gritaram comigo, que perguntaram se queria continuar sendo [Editado pelo Reclame Aqui] pelo banco, falam que me explicaram as coisas que questiono sem ter de fato explicado, como se eu fosse alguém sem interpretação de texto, para tentar me dissuadir das perguntas.

A minha reclamação aqui é muito simples: que se faça cumprir o que foi prometido - o estorno dos valores por eles informados indevidos pelo banco dentro do prazo que tenho informado que seria realizado (como o prazo não pode ser cumprido visto que era meados de fevereiro, o quanto antes) . Se tivermos que continuar com o processo por qualquer motivo que seja (e que não explicaram) extrajudicialmente que eu tenha informações claras acerca de andamento, prazo e que a empresa arque com todo e qualquer gasto por ter me garantido a solução já na etapa anterior, conforme provas de conversas, áudios e documento recebido.

Ou o cancelamento das parcelas que faltam e ressarcimento do valor já pago dado que todo o processo foi uma [Editado pelo Reclame Aqui] do começo ao fim, sem clareza e sem que nada que tenha sido combinado, cumprido.


Obrigada!

Compartilhe

Resposta da empresa

20/03/2026 às 12:47

Olá Andressa Cleto,

Em atenção à sua manifestação, identificamos que o seu caso já se encontra em tratativa junto ao PROCON. Por esse motivo, não é possível dar continuidade ao atendimento por este canal enquanto o processo estiver ativo no órgão competente.

Todas as informações relacionadas ao seu caso devem ser tratadas diretamente pelo PROCON, garantindo que o procedimento siga dentro das normas e prazos legais.

Reforçamos apenas que não realize a avaliação da reclamação neste momento, pois isso pode impedir qualquer possibilidade de tratativa futura, caso deseje retomar.

Atenciosamente,
DepartamentoReclameAqui- Gabriel

Réplica do consumidor

06/04/2026 às 14:47

Nesta interação não tive a solução porque a Hunting informou que trataria no PROCON aberto anteriormente, entretanto, em audiência do mesmo, mandaram uma advogada sem nem ao menos a documentação, tampouco proposta alguma de solução ou explicação do que ocorreu até o momento contra o que tinham se comprometido em nossas conversas de whatsapp que ocorreria.

Sendo assim, fui orientada lá na própria audiência a abrir um processo em juizado especial visto que as promessas em áudios foram bastante diferentes da realidade, além do fato de que a empresa parou totalmente de me responder pela via - outro ponto que disseram que não ocorreria, o que configura que pararam de me atender.

Irei atrelar todas as conversas (que salvei), bem como os áudios e suas devidas transcrições, a reclamação do reclame aqui, do PROCON e todos os meus questionamentos com retornos evasivos, bem como a promessa de pagamento da financeira em 15 dias após o pagamento da perícia em que o consultor que me atendia fala em áudio que garantia que ocorreria, caso contrário, ele se comprometeria a pagar qualquer novo custo porque tinha certeza do sucesso do meu caso - após isso não ocorrer, o mesmo não mais me retorna (a única vez que retornou me tratou com descaso, falando que tem outras pessoas me atendendo (que não me respondem) e que não tem somente o meu caso para atender).

Fica aqui minha dica para você, consumidor, que chegou até aqui procurando se vale a pena trabalhar com a empresa - não vale! Eu mesma fui ludibriada pelas promessas e pelo senso de urgência para fechar o contrato, pagar perito... Espero que você leia essas reclamações e acredite nas pessoas que estão escrevendo no reclame aqui que, diferente do que a empresa fala quando questionada, estão sim apenas tentando ser atendidas e não, não deixaram de mandar informações ou tinham problemas com o banco e por isso não deu certo o caso. Aqui sou testemunha de alguém que tem um contrato com a financeira sem um dia de atraso, sem nenhum problema e que mesmo assim, não recebi absolutamente nada dentro do ouvi dos consultores que tinha direito (e que, no fim, segundo a Hunting, teria que abrir um processo judicial após ouvir anteriormente que nunca seria meu caso).