Ouvidoria contra o zelador Rogério do condomínio Dez cerejeiras, localizado na região de itaquera- Zona leste

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

20/09/2023 às 20:11

ID: 172449141

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Prezados responsáveis,

Venho por meio desta comunicar uma preocupação relevante referente ao comportamento inadequado do zelador, Senhor Rogério, em nosso condomínio, contratado pela empresa HVSERV, cujo horário de trabalho é das 09h00 às 18h00. Tal comportamento tem se manifestado por meio de assédio sexual, afetando tanto a mim quanto a minha namorada, sendo esta última uma moradora do condomínio. A situação tem causado desconforto extremo a ela, devido às observações e análises constantes do corpo da moradora e vestimenta realizadas pelo zelador.

Minha namorada, como moradora, sente-se profundamente incomodada com a presença do zelador, o qual aparenta simpatia na tentativa de uma aproximação não solicitada, da qual ela tem se mantido distante. Além disso, temos encontrado dificuldades em obter informações claras e completas sobre a administradora do condomínio, que é mencionada apenas como Marnege, sem a divulgação de seu nome completo.

Esta situação viola não somente a esfera pessoal de minha namorada e minha, mas também coloca em risco o ambiente de respeito e segurança que se espera em um condomínio. Destaco que, até o momento, não foram tomadas medidas adequadas para lidar com a conduta inapropriada do zelador de nome Rogério, o que resulta na deterioração da reputação da empresa terceirizada responsável, contrariando as leis de assédio sexual e moral vigentes em nossa jurisdição.

Ressalto, ainda, que esta manifestação não visa prejudicar a empresa HVSERV, mas sim a conduta de seus profissionais contratados e a falta de transparência no fornecimento de informações essenciais.

Portanto, solicito uma resposta imediata e eficaz a fim de endereçar esta questão e a divulgação do
nome completo do zelador SR. Rogério.

Caso não haja uma solução satisfatória quanto ao comportamento do mencionado profissional e à divulgação das informações necessárias, tomarei medidas legais cabíveis para proteger os direitos dos moradores e visitantes, bem como para assegurar o cumprimento das leis de assédio sexual e moral vigentes em nossa jurisdição.

Agradeço pela atenção dispensada e aguardo ansiosamente uma resposta formal e adequada a esta grave questão.

Em anexo segue o interesse do zelador Rogério que em horário de trabalho procurou o número da minha namorada (moradora do condomínio) no sistema da empresa para entrar em contato e dar em cima. Ressalto que desde 11/02/******* mesmo com a negativa da resposta dela, permanece incomodando-lá.

Atenciosamente,

Milena de Souza

Compartilhe

Resposta da empresa

21/09/2023 às 17:41

Prezada Srta. Milena,

Sentimos muito pelo ocorrido e pela recorrência diante de toda situação narrada para nós.

O referido zelador é morador do condomínio onde atua com a função de zeladoria, inclusive ressaltamos que houve uma indicação do próprio prédio para que o contratássemos e assim prosseguimos (após fazermos uma análise de seu profissionalismo em entrevista de emprego).

Nunca tivemos nenhum caso parecido em nossa empresa, porém por se tratar de um fato que configura [Editado pelo Reclame Aqui] (assédio sexual), nos colocamos a disposição para ajudar na elaboração do boletim de ocorrências. Sempre que um fato configura atividade [Editado pelo Reclame Aqui], nós relatamos às autoridades públicas com a elaboração de BOPC, porém esse fato não pode ser narrado por nós por ser um [Editado pelo Reclame Aqui] de ação pública condicionada à representação da parte que se sente constrangida ou assediada (salvo se menor de idade).

Para tanto, o correto seria entrar em contato com a Polícia Militar para acompanhamento dos fatos até a delegacia, ou o comparecimento direto à delegacia da região correspondente.

Deixamos desde já claro que não favorecemos nem tão como somos à favor de condutas como essa, e que nunca recebemos nenhum tipo de reclamação do zelador Rogério. Inclusive sempre tivemos elogios de sua pessoa.

Vimos que em mensagem de texto ele declara que quer uma conversa com a Srta. não em razão de sua função, mas sim na condição de morador do Condomínio. Da mesma forma mantemos nosso posicionamento em não concordar com tal atividade e solicitaremos a nossa supervisão que de forma imediata e sem que haja exposição alguma da Srta. que se faça um treinamento com o mesmo e que se aplique uma advertência ao mesmo.

Não iremos revelar a ele sua identidade e tão pouco essa conduta irá passar impune pois além de [Editado pelo Reclame Aqui], sua conduta poderá sim configurar uma falta administrativa, uma vez que aparentemente ele faz contato com a Moradora no momento que estava trabalhando in tese.

Somos sim responsáveis por nossos colaboradores e sabemos o quão difícil é o monitoramento de comportamentos desse tipo. Para tanto faremos questão de que nossas providências não sejam expostas a tal ponto de expor vossa identidade e faremos da melhor forma com auxílio de nosso RH.

Ressaltamos que não tivemos nenhuma intenção de faltar com a transparência devida e que assim que houver a necessidade de passar os dados para elaboração de BOPC, assim o faremos, com nossa presença junto ao órgão responsável pela lavratura (delegacia).

Quanto a divulgação do nome completo do zelador, esse não é o canal correto para prosseguirmos, uma vez que dados expostos dessa forma podem violar a Lei Geral de Proteção de Dados. Assim, sugerimos que façamos a lavratura do Boletim de ocorrência e com a intimação enviada a empresa faremos o complemento de dados e fornecimento das informações necessárias, porém para isso, é necessário que façamos a lavratura do boletim de ocorrências a respeito.

Quanto ao comportamento do referido funcionário, faremos um treinamento com ele para que tal fato não ocorra novamente e iremos trazê-lo em nossa empresa amanhã para tal correção de postura. Já a respeito do fornecimento de dados, faremos sim o fornecimento junto aos órgãos responsáveis pela apuração do fato [Editado pelo Reclame Aqui], pois como informamos acima, não concordamos e nem pactuamos com tais posturas.

Agradecemos pelo envio das informações e vamos apurar inclusive em fevereiro se temos mais alguma prova que corrobore para tal averiguação.


Sergio Nocce
Diretor Comercial da HVSeg Segurança e Serviços