Chuveiro Hydra Falls descontinuado sem peças de reposição

Em réplica
Barra dos Coqueiros - SE
01/06/2026 às 09:52
ID: 250207403
Comprei um chuveiro Hydra Falls pela Shopee há aproximadamente 2 anos. O produto sempre funcionou normalmente, porém a resistência queimou e, ao procurar a peça para reposição, descobri que a linha foi descontinuada e não existem resistências disponíveis no mercado.
O chuveiro ainda está em boas condições de uso, mas ficou inutilizado simplesmente por falta de peça de reposição. Isso causa grande transtorno ao consumidor, principalmente por se tratar de um produto durável e de valor elevado.
Entendo que produtos podem sair de linha, porém o consumidor não pode ficar sem suporte e sem possibilidade de manutenção em tão pouco tempo. O Código de Defesa do Consumidor prevê que o fabricante mantenha peças de reposição por período razoável após a descontinuação do produto.
Gostaria que a Hydra apresentasse uma solução, seja:
- fornecimento da resistência compatível,
- substituição por modelo equivalente,
- ou outra alternativa adequada para resolver o problema.
Fico no aguardo de um retorno e de uma solução da empresa.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/06/2026 às 09:23
Bom dia Dara!
Em atenção ao seu atendimento informamos que a Hydra realizou a venda de todo o segmento de chuveiros e torneiras elétricas para a empresa Zagonel.
Por esse motivo, não fabricamos mais esses produtos nem disponibilizamos peças de reposição em nossa rede.
Para os casos em que o produto ainda está dentro do prazo de garantia legal, o procedimento adotado é o ressarcimento do valor pago, mediante apresentação da Nota Fiscal e confirmação de que o item se encontra dentro do período de garantia.
Informamos que o produto em questão possui garantia de 12 meses, sendo 3 meses de garantia legal e 9 meses adicionais concedidos pelo fabricante, ambos aplicáveis a defeitos de fabricação e matéria-prima.
Especificamente para o componente resistência, o prazo de garantia é de 3 meses, exceto em casos de resistência blindada, cuja cobertura se estende pelos mesmos 12 meses do produto.
Encaminhamos um e-mail particular ao endereço cadastrado no Reclame Aqui, solicitando alguns dados, incluindo a nota fiscal, documento indispensável para validação da garantia.
Atenciosamente,
Atendimento Hydra – Reclame Aqui
Réplica do consumidor
02/06/2026 às 09:32
A resposta apresentada pela empresa apenas confirma o abandono do consumidor após a descontinuação da linha, deixando clientes sem qualquer possibilidade de manutenção de um produto com apenas cerca de 2 anos de uso.
O fato de a Hydra ter vendido o segmento para outra empresa não elimina sua responsabilidade perante os consumidores que adquiriram os produtos da marca. É inadmissível que um chuveiro se torne inutilizável pela ausência de uma simples resistência de reposição em tão pouco tempo.
Ainda que o produto esteja fora da garantia contratual, o Código de Defesa do Consumidor prevê vida útil razoável e fornecimento de peças essenciais por período compatível com a durabilidade do produto, o que claramente não ocorreu neste caso.
Na prática, fui obrigada a descartar um produto inteiro por falta de suporte básico do fabricante, situação que considero desrespeitosa e abusiva.
Dessa forma, solicito uma solução efetiva para o problema, seja mediante fornecimento de peça compatível, substituição do produto ou outra medida adequada, sob pena de adoção das medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Réplica da empresa
02/06/2026 às 09:50
Bom Dia!
Informamos que a garantia para defeitos de fabricação é de 1 ano, contado a partir da data de compra, mediante apresentação da nota fiscal.
As peças de reposição devem ser disponibilizadas dentro de um prazo razoável, entendendo-se como tal o período em que o produto permanece dentro da garantia e em linha de comercialização e fabricação.
Dessa forma, durante o período de garantia, o fabricante é responsável pelo fornecimento das peças de reposição ou, na impossibilidade desse atendimento, pela oferta de um produto equivalente ou pelo ressarcimento do valor correspondente.
Após o término da garantia, não há obrigação de manutenção desse atendimento.
Por esse motivo, realizamos o ressarcimento referente ao produto que se encontrava dentro do período de cobertura para defeitos de fabricação ou indisponibilidade de peças de reposição. No entanto, não poderemos adotar o mesmo procedimento neste caso, uma vez que a nota fiscal apresentada encontra-se fora do prazo de garantia, conforme informado pela Sra.
Atenciosamente,
Atendimento Hydra – Reclame Aqui
Réplica do consumidor
02/06/2026 às 10:10
A empresa insiste em limitar sua responsabilidade apenas ao período de garantia contratual, porém o problema relatado não é um simples defeito após desgaste natural, mas sim a inexistência de peças essenciais para manutenção de um produto com apenas cerca de 2 anos de uso.
Um chuveiro possui expectativa de vida útil muito superior a esse período, sendo incompatível com os princípios do Código de Defesa do Consumidor que o produto se torne descartável pela ausência de uma resistência de reposição.
O fato de a linha ter sido descontinuada e vendida para outra empresa não deveria transferir ao consumidor o prejuízo causado pela falta de suporte e assistência adequada.
Registro minha insatisfação com a postura adotada pela empresa e levarei o caso aos órgãos de defesa do consumidor para análise da ausência de fornecimento de peças compatíveis em prazo razoável.
Réplica da empresa
02/06/2026 às 10:21
Bom Dia!
Reforçamos que o produto informado foi adquirido há aproximadamente 2 anos conforme informado pela Sra, estando, portanto, fora do prazo de garantia oferecido pelo fabricante. A garantia do produto é de 12 meses, mediante apresentação da nota fiscal.
Também esclarecemos que a Hydra não realiza mais a fabricação nem a comercialização da linha de chuveiros e torneiras elétricas, motivo pelo qual não possui estoque de peças de reposição para esse produto.
Dessa forma, considerando que o item se encontra fora do período de garantia e que não há disponibilidade de peças para reposição, não será possível seguir com o processo de ressarcimento.
Atenciosamente,
Atendimento Hydra – Reclame Aqui