Atraso e Não Cumprimento de Estorno e Reembolso Após Devolução de Produto Hydrogen Max

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

15/12/2025 às 15:09

ID: 234843931

No dia 28 de novembro, solicitei a devolução e reembolso de um gerador de hidrogênio da Hydrogen Max, dentro do prazo legal. Fui atendida inicialmente pela colaboradora Érica, que informou que a empresa estava com problemas no sistema dos Correios e não conseguia gerar o código de logística reversa.

Diante disso, fui orientada a realizar o envio do produto por conta própria via PAC, com a garantia de que o valor do frete seria reembolsado posteriormente. Assim, no próprio dia 28/11, enviei o produto pelos Correios e arquei com o custo de R$ 54,00, encaminhando o comprovante à atendente via WhatsApp.

Também fui informada de que, após o recebimento do produto, seria feito o estorno do valor da compra, no total de R$ 3.000,00, pago via cartão de crédito.

No dia 05 de dezembro, a atendente Érica confirmou que o produto já havia sido recebido pela empresa e que o pedido de ressarcimento dos valores havia sido realizado. Solicitei então os comprovantes de estorno e reembolso, porém nenhum comprovante foi enviado.

Desde então, acompanho minha conta bancária e a fatura do cartão de crédito e até o momento não recebi:

o estorno de R$ 3.000,00 referente à compra do produto;

nem o reembolso de R$ 54,00 referente ao frete de devolução.

Ressalto que tentei resolver a situação por todos os canais possíveis, sem sucesso:

contato via WhatsApp com a atendente Érica;

contato via outro WhatsApp da empresa, com a atendente Kátia;

envio de e-mail formal solicitando os comprovantes e a regularização dos valores.

Em nenhuma dessas tentativas obtive retorno efetivo ou a solução do problema.

Cabe ressaltar que, antes da efetivação da compra, o atendimento da empresa era extremamente rápido, ágil e eficiente, demonstrando total disponibilidade para concluir a venda. No entanto, após a solicitação de devolução e reembolso, o padrão de atendimento mudou completamente, passando a haver demora excessiva nas respostas ou ausência total de retorno, o que evidencia falha grave no pós-venda e desrespeito ao consumidor.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, especialmente:

art. 49, que garante o direito de arrependimento e o reembolso integral dos valores pagos, inclusive frete;

art. 35 e art. 42, que vedam retenção indevida de valores pagos pelo consumidor;

a conduta da empresa caracteriza descumprimento da obrigação legal de reembolso.

Diante do exposto, solicito:

O estorno imediato do valor de R$ 3.000,00 no cartão de crédito;

O reembolso do valor de R$ 54,00 referente ao frete de devolução;

O envio dos comprovantes formais de ambos os ressarcimentos.

Caso a situação não seja solucionada, adotarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Aguardo solução urgente.

Compartilhe

Resposta da empresa

17/12/2025 às 16:46

Olá, Pamela. Tudo bem?

Agradecemos o seu contato e a oportunidade de esclarecermos a situação.

Sua compra do Mini Gerador foi realizada em 19/11/2025, pelo valor de R$ 3.000,00, conforme as condições comerciais vigentes naquela data, as quais foram livremente aceitas no momento da finalização do pedido.

Posteriormente, no dia 28/11/2025, a empresa realizou uma campanha promocional de Black Friday, com valores especiais e por tempo limitado, válida exclusivamente para novas compras realizadas durante o período da promoção.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não há obrigatoriedade legal de reembolso ou equiparação de valores quando um produto entra em promoção após a data da compra, uma vez que se trata de uma ação comercial pontual e posterior.

Ressaltamos que a sua compra permanece válida, com garantia, suporte técnico e todos os direitos assegurados conforme a legislação vigente.

Seguimos à disposição para qualquer esclarecimento adicional e permanecemos comprometidos com a transparência e o respeito aos nossos clientes.

Atenciosamente,
Equipe Hydrogen Max

Réplica do consumidor

04/01/2026 às 18:10

A resposta apresentada não corresponde ao objeto da minha reclamação.

Em nenhum momento solicitei equiparação de valores, abatimento de diferença ou revisão de condições comerciais posteriores à compra. Tenho plena ciência de que a empresa pode realizar campanhas promocionais em datas futuras.

O ponto central é outro: exerci o direito de arrependimento dentro do prazo legal, conforme art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, solicitei o cancelamento da compra realizada em 19/11/2025, devolvi o produto, o qual foi recebido pela empresa, e aguardo até o momento o reembolso integral do valor pago (R$ 3.000,00), bem como o reembolso do frete de devolução, conforme orientado pela própria atendente.

Ressalto ainda que fui informada, em 05/12, de que o estorno já havia sido realizado, o que não se confirmou, e que, apesar de diversas tentativas de contato por *****, ligação, e-mail e redes sociais, não recebi os comprovantes nem o crédito dos valores.

Portanto, a reclamação não trata de promoção posterior, mas sim de descumprimento do dever de reembolso após cancelamento dentro do prazo legal, o que permanece pendente até o presente momento.

Aguardo a regularização do estorno e o envio dos respectivos comprovantes.

Atenciosamente,
*****

Réplica do consumidor

29/03/2026 às 17:25

Reforço que o problema não se trata de simples atraso, mas de uma situação grave de descumprimento da lei e desrespeito ao consumidor.

Exerci meu direito de arrependimento dentro do prazo legal de 7 dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor. A própria empresa orientou a devolução do produto, que foi realizada corretamente e recebida pela empresa, conforme comprovantes.

Além disso, a empresa confirmou expressamente, por áudio e por e-mail, que o produto havia sido recebido e que o reembolso seria realizado.

Mesmo assim:

o valor de R$ 3.000,00 não foi devolvido
o valor do frete também não foi reembolsado
não houve qualquer comprovação de estorno
a empresa simplesmente deixou de responder aos contatos

Trata-se, portanto, de retenção indevida de valor significativo, após devolução do produto e reconhecimento da obrigação de reembolso.

Foram feitas diversas tentativas de solução por WhatsApp, e-mail, Instagram, PROCON e notificação extrajudicial, todas ignoradas.

Diante desse cenário, fica evidente o total descaso com o consumidor.

Informo que a questão será levada ao Poder Judiciário, com todos os documentos já reunidos, inclusive as confirmações de recebimento do produto e promessa de estorno.

Deixo este registro também como alerta a outros consumidores sobre os riscos de contratar com a empresa.

Consideração final do consumidor

29/03/2026 às 17:28

Minha experiência foi muito negativa. Exerci meu direito de arrependimento dentro do prazo legal, devolvi o produto conforme orientação da própria empresa e tive o recebimento confirmado por eles.

Mesmo assim, até hoje não recebi o reembolso do valor pago (R$ 3.000,00) nem do frete, apesar da empresa ter confirmado que realizaria o estorno.

Após isso, a empresa simplesmente deixou de responder aos contatos por *****, ***** e Instagram, além de não apresentar solução nem mesmo após reclamação no Procon e envio de notificação extrajudicial.

Estou há meses aguardando a devolução de um valor alto que está sendo retido indevidamente.

Não recomendo. Falta de compromisso e respeito com o consumidor.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0