Atendimento Frustrante e Falta de Empatia na Ibagy

Resolvido
Florianópolis - SC
08/06/2025 às 07:21
ID: 219110767
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesAvaliação: ZERO ESTRELAS
Minha experiência com a Ibagy foi extremamente frustrante. Deixo este relato como uma crítica construtiva, mas também como um alerta para quem está considerando alugar um imóvel com essa empresa.
É importante lembrar que inquilino também é cliente. E, infelizmente, essa é uma noção que parece inexistente no atendimento da Ibagy. Desde o início fui tratada com falta de empatia, frieza e grosseria em boa parte dos contatos.
Um exemplo claro foi o atendimento telefônico: ao ligar para tirar uma simples dúvida, a primeira pergunta foi se eu estava devendo algo sem nem saber o motivo do meu contato. Quando questionei essa abordagem, a justificativa foi que é para encaminhar ao setor correto. Isso não é aceitável. Existem formas muito mais respeitosas de fazer uma triagem.
Durante minha locação, tive um problema grave com a vedação das janelas do imóvel, logo no início. A infiltração danificou um guarda-roupa meu, e mesmo assim, a Ibagy se recusou a assumir qualquer responsabilidade. Chegaram ao ponto de afirmar que, se tivesse chovido, a culpa era minha uma postura absurda e grosseira. Quem teve que resolver o problema foi a própria proprietária, mostrando mais comprometimento do que a empresa responsável pela gestão do imóvel.
No processo de desocupação, as falhas continuaram. Solicitei formalmente a saída do imóvel, a informação foi registrada, mas dias depois recebi uma carta como se eu nunca tivesse feito a solicitação. Entrei em contato e ninguém sabia explicar o que tinha acontecido. A sensação era de total desorganização. Faltava comunicação entre os setores, ninguém tinha acesso às informações básicas, e eu fui deixada sem retorno e com dúvidas não respondidas.
Quanto à vistoria de saída, nem entrarei nos detalhes para não me estender porém, fiz tudo o que foi solicitado e mais uma vez, a comunicação da empresa foi falha e irônica (conforme print).
Além disso, fiz reclamação formal na ouvidoria da Ibagy, mas só obtive resposta após quase 20 MINUTOS pois cobrei retorno o que, infelizmente, se resumiu a uma resposta de copia e cola, conforme pode ser visto no print anexo. Isso demonstra ainda mais o descaso com o cliente.
Agora, o que mais me surpreende é ver que a empresa recebeu um prêmio de excelência no atendimento. Sinceramente, fico me perguntando com quem esse prêmio foi conquistado, porque com inquilinos, com certeza, não foi. Se essa foi a minha experiência, imagino que muitos outros inquilinos também possam ter enfrentado situações parecidas.
Por justiça, destaco que nem todos os colaboradores da Ibagy foram inadequados. Alguns poucos mostraram educação e profissionalismo, como um rapaz, do setor de desocupação, e uma colaboradora do setor financeiro, que infelizmente não recordo os nomes, mas que teve uma postura respeitosa e cordial. Infelizmente, são exceções dentro de um sistema que parece falho como um todo.
Diante disso, convido outros inquilinos que também tenham sido mal atendidos a deixarem suas avaliações. Relatem suas experiências. Isso ajuda a promover mais transparência e pode, quem sabe, fazer com que a empresa realmente reavalie sua forma de tratar quem sustenta parte do negócio: o inquilino.
Se você está pensando em alugar um imóvel, recomendo fortemente que procure outra imobiliária. A imagem externa e os prêmios não correspondem à realidade do atendimento diário. Quem paga aluguel em dia merece, no mínimo, respeito.
Compartilhe
Resposta da empresa
26/06/2025 às 10:59
Olá Karina,
Agradecemos por entrar em contato conosco por meio do ReclameAQUI e por nos relatar o ocorrido. Seu feedback é fundamental para que possamos aprimorar continuamente nossos serviços.
Conforme conversado via WhatsApp, a situação foi esclarecida e solucionada da melhor forma possível.
Sua satisfação é muito importante para nós. Seguimos comprometidos em oferecer um atendimento cada vez mais ágil, transparente e eficaz.
Ficamos à disposição para quaisquer situações ou esclarecimentos se necessários, entrar em contato pelo e-mail ******* ou whatsapp **************.
Atenciosamente, Equipe Ibagy!
Atenciosamente,
Equipe Ibagy Imóveis
Consideração final do consumidor
14/08/2025 às 09:36
A empresa se comprometeu a buscar melhoria no atendimento.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0