Pós-graduação em Dermatologia IBCMED: Desorganização, falta de cronograma e má coordenação

Não respondida
Campo Grande - MS
01/12/2025 às 15:16
ID: 233361391
Realizei 2 anos de pós graduação em Dermatologia na IBCMED de são Paulo, e foi a pior escolha que eu poderia ter feito. Não recomendo para nenhum médico. Apesar da ótima estrutura do prédio novo localizado na *****, a desorganização do pessoal da coordenação é enorme. Minha turma ficou meses sem ter cronograma de aula, não sabíamos a matéria, e muito menos quem seria o professor que daria a aula naquele dia. Já tiveram vezes onde chegávamos no local, e não havia nenhum professor para dar aula naquele dia, ou até mesmo, havia professor, mas o mesmo achava que estava lá para ministrar aulas práticas, e em cima da hora, foi lhe-avisado que seria aula teórica. Solicitamos uma reunião com a coordenação para sanar dúvidas sobre o cronograma, e enviar formalmente nossas reclamações sobre o curso, mas nunca fizeram questão de responder nossas mensagens e emails, muito menos agendar essa reunião. Não sabíamos quando (mês) que o nosso curso seria finalizado, não tínhamos acesso as nossas notas, temas e frequência de aula. Os funcionários (exceto os professores, que são todos ótimos) sempre foram extremamente enrolados e despreocupados em responder os alunos e responder os pacientes do ambulatório. Temos relatos de pacientes que tiveram dificuldade em manter seguimento em nosso ambulatório de dermatologia, porque ninguém respondia as mensagens. Pacientes em uso contínuo de medicações (com necessidade de renovação mensal de receita de isotretinoína) ficaram meses sem retornar ao ambulatório devido falta de contato. Sobre as aulas práticas, passamos meses realizando encaminhamentos, preenchimento de papelada e retirada de pontos de cirurgias que não realizamos, ao invés de atender casos clínicos de dermatologia propriamente dita. Desde o início, nos frustramos com a falta de preparo por parte da coordenação em conduzir um curso desse porte, e a sua qualidade geral, é muito inferior ao que se espera, principalmente levando em consideração o valor da mensalidade que passa de cinco mil reais.