Cancelamento por incidente

Não resolvido
Jundiaí - SP
03/12/2024 às 14:05
ID: 203552069
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesMeu filho, que na ocasião tinha 8 anos, frequentou às aulas de Brigada Mirim por cerca de 2 meses entre *******/*******, em um período de pandemia. Eu já não estava gostando muito das aulas e da organização, até que um certo dia eu o deixei na aula para retornar e buscá-lo apenas ao término. Após 40 minutos, minha mãe me ligou, dizendo que já estava com o meu filho. O que aconteceu foi que a aula não aconteceu e eles ficaram tentando "achar" o meu contato, enquanto meu filho chorava, pois achava que havia sido abandonado. Em um certo momento, meu filho se lembrou de cabeça do celular da minha mãe e eles simplesmente entregaram meu filho para ela, sem minha autorização. Vejo aí 3 problemas graves: meu filho chorando, eles sem o meu contato e a entrega da criança para um terceiro não autorizado.
Depois disso, mandei uma mensagem dizendo que eu não enviaria mais o meu filho devido a grande desorganização. No mês seguinte, eu parei de pagar. Mas desde então, eles vivem me cobrando e inclusive chegaram a negativar meu CPF.
Eu não devo nada, pois além dos problemas causados, eu avisei sobre o cancelamento. Além disso, eles reclamam de uma cláusula do contrato que menciona o cancelamento através de um distrato formal. Porém, eu nunca chegei a assinar esse contrato.
Compartilhe
Resposta da empresa
04/12/2024 às 15:14
Prezada Sra. Michele,
Em resposta à sua reclamação, gostaríamos de esclarecer que a contratação conosco foi realizada de forma online no dia 16/11/*******, com o envio dos documentos que formalizaram o consentimento da contratação. Após a realização da matrícula, nosso departamento administrativo fez uma ligação para confirmar os dados, incluindo informações sobre o prazo de duração do contrato, os valores das parcelas e a importância da leitura atenta do contrato que cita se forma clara sobre o procedimento de cancelamento. Na ocasião, foi informado que o documento não havia sido lido, razão pela qual orientamos sobre a necessidade dessa leitura para esclarecer eventuais dúvidas.
O aluno participou das aulas normalmente até o dia 01/03/*******, quando foi solicitado o cancelamento por meio de mensagem de WhatsApp. Na mensagem, foi alegado que o aluno optaria por outro curso e que o custo do curso com a Brigada Mirim estava inviável financeiramente. Não foi mencionada nenhuma outra razão para o pedido de cancelamento além da questão financeira. Tentamos, de forma diligente, reverter essa decisão, porém não recebemos mais retorno.
Continuamos tentando estabelecer contato sobre as parcelas em aberto, até que quando houve resposta, fomos informado que já havia cancelado, explicamos que para isso precisamos formalizar, por meio de um documento de distrato e encaminhamos os procedimentos para formalizar o cancelamento. No entanto, fomos informados de que a titular nunca teve um contrato conosco.
Reiteramos que as informações descritas em sua reclamação não correspondem ao histórico de interações que tivemos desde o primeiro atendimento. Em todos os momentos, buscamos manter o diálogo aberto e auxiliar na busca por soluções viáveis para os responsáveis que enfrentam dificuldades. No entanto, é fundamental que as obrigações contratuais sejam cumpridas, conforme acordado.
Atenciosamente,
Instituto IBPM
Réplica do consumidor
13/12/2024 às 14:12
Em primeiro lugar, informei pessoalmente os coordenadores do curso sobre o motivo do cancelamento. Eu realmente não achei pertinente explicar o motivo para um contato financeiro. Em meados de Agosto/*******, quando vocês iniciaram a cobrança INDEVIDA, liguei e pedi inúmeras vezes para explicar o caso para algum gerente ou supervisor e essa solicitação me foi negada. Inclusive, tenho mensagens trocadas em Agosto de ******* relatando o caso. Tenho também um ******* no PROCON Jundiaí aberto em 27/09/******* relatando todo o caso. Caso este que foi completamente ignorado pela empresa de vocês.
No entanto, está aqui na resposta anterior dessa reclamação, uma prova de que em Março de ******* eu solicitei o cancelamento à vocês por escrito. Sendo assim, vocês estão confirmando que eu solicitei o cancelamento. Dito isso, não entendo o porque da continuidade da cobrança, sendo que a partir desta data, além do meu cancelamento por escrito, meu filho não frequentou mais aula alguma.
Além disso, o contrato não foi assinado. Vocês alegam que se eu recebi o contrato (sem assiná-lo) por mensagem de WhatsApp ele estaria valendo, então porque minha mensagem de cancelamento de WthatsApp não vale.
Desejo que vocês retirem a dívida e ressarcimento moral.
Réplica da empresa
16/12/2024 às 17:41
Conforme consta em nosso contrato e conforme informado durante nossa primeira ligação, todos os procedimentos devem ser tratados exclusivamente com a central de atendimento, pois não somos apenas um ponto de contato financeiro. Estamos à disposição para tratar de todas as questões que envolvem o contrato de prestação de serviços.
Nossa responsabilidade abrange o atendimento a todos os clientes e jamais recebemos notificações do PROCON que não tenham recebido a devida resposta.
Embora tenha sido solicitada a rescisão contratual, é necessário efetuar os pagamentos necessários para que esse procedimento seja finalizado. Quando comunicamos os valores devidos, não obtivemos retorno sobre o pagamento, o que impossibilita a emissão do documento de distrato, que requer a inclusão de todas as informações detalhadas.
Gostaríamos de esclarecer que o seu contrato online permanece válido, assim como sua solicitação de cancelamento também é legítima. No entanto, sem a devida finalização do processo de pagamento, não conseguimos formalizar a rescisão por meio de um documento oficial.
Estamos à disposição para buscar uma solução amigável e viável para ambas as partes, mantendo as condições acordadas previamente.
Réplica do consumidor
17/12/2024 às 11:20
Mas eu paguei até Março, que foi o último mês do meu filho no curso e cancelei em Março mesmo conforme mensagem anterior de vocês.
Vocês estão tentando enganar o Reclame Aqui e as pessoas que estão lendo, mas eu não vou aceitar isso. Irei até o final, pois tenho todas as provas e inclusive, tenho a resposta do PROCON com a devolutiva de que vocês não quiseram o acordo. Está tudo arquiva e se vocês não resolverem, entrarei com processo na Pequenas Causas por danos morais.
Réplica da empresa
17/12/2024 às 12:11
Permanecemos à disposição pelos canais oficiais de comunicação.
Réplica do consumidor
17/12/2024 às 13:50
Isso é mentira. Vocês somente colocam o financeiro para cobrar uma dívida que não tenho. Vocês é que precisam entrar em contato comigo. Eu não devo nada. Cancelei o curso em Março/20, assim como mencionado por vocês por aqui. Vocês estão me cobrando Abril para frente, ou seja, uma multa que não procede.
Vocês podem responder aqui quantas vezes quiser e eu sempre darei uma réplica, porque sei que estou no meu direito e não deixarei vocês enganarem mais ninguém.
Aqui tem várias pessoas reclamando de multa abusiva no cancelamento.
[Editado pelo Reclame Aqui]
Consideração final do consumidor
17/12/2024 às 13:52
Eles são [Editado pelo Reclame Aqui]! Os cursos são muito ruins e a equipe extremamente despreparada. Após cancelamento, querem cobrar multas abusivas de um contrato que sequer foi assinado. Você não consegue conversar com nenhum gestor, investem na empresa de cobrança e vivem disso! De cobrar multas abusivas.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0