Atraso no envio do diploma

Faculdade IBRA
Belo Horizonte - MG
29/04/2022 às 10:14

Em 23 de dezembro de 2021 foi feita a solicitação de conclusão do curso de formação pedagógica na Faculdade IBRA. A interlocutora ratificou o pedido e, pautada na Portaria n. 1.095, de 25 de outubro de 2018, do MEC, informou que o prazo para emissão do documento seria de 60 dias, prorrogável por mais 60 dias, contados a partir da data de solicitação e ratificação do pedido (23/12/2021).
Passados todos os prazos informados pela instituição, ainda não tenho em minha posse a documentação solicitada. Em tentativa de solução com a Faculdade IBRA, reiteradas vezes apenas me informam que foi solicitado o diploma, com urgência, e que assim que tiverem sua liberação eu serei comunicado. Não me dão prazo, não me dão nenhuma satisfação além disso. Cabe ressaltar que cumpri todos os prazos requeridos pela instituição ao longo do curso, sobretudo, com o pagamento do mesmo.
Cabe ressaltar, também, que no momento da ratificação do pedido de conclusão do curso e expedição do diploma me foi cobrada uma taxa para emissão do mesmo. Tal cobrança, identificada tão logo por mim como indevida, foi contestada e retirada pela instituição. Cabe apurar se essa contestação influenciou este atraso e deixar o alerta para futuros consumidores do serviço dessa instituição: NÃO PAGUEM A GRU PARA EMISSÃO DO DIPLOMA. A COBRANÇA É INDEVIDA E OS CUSTOS PARA EMISSÃO DO CUMENTO É DA INSTITUIÇÃO, CONFORME A PORTARIA N.1095/2018.

29/04/2022 às 14:59

Boa tarde prezado! Tudo bem?

Lamentamos muito pela experiência relatada, estamos trabalhando diariamente para que situações como essa não ocorram. Conforme informado, o Diploma referente ao curso de R2 - CIÊNCIAS SOCIAIS COM ÊNFASE EM SOCIOLOGIA ETEP será disponibilizado até terça-feira (03/05/2022). Destaco que o atraso ocorrido se dá ao fato que o registro do documento é realizado por um Centro Universitário. A taxa citada, trata-se de um GRU (Guia de Recolhimento da União), ou seja, uma taxa OPCIONAL governamental que vai direto para Universidade responsável por validar os nossos diplomas. No entanto, a taxa não implica em bloqueio na confecção do documento ou prazos. Te encaminhamos uma mensagem através do WhatsApp, aguardo o seu retorno. Conte comigo!

Qualquer dúvida, também estamos disponíveis para atendimento através dos seguintes canais de comunicação:

Marcela Alves-Ouvidoria

11/05/2022 às 09:09

Depois de inúmeros protocolos no ambiente virtual da instituição, bastou uma reclamação aqui para darem uma solução. Contudo, quero deixar claro que a referida GRU cobrada em momento algum é informado que se trata de uma cobrança opcional, sendo assim enviada para os estudantes: [...] Informamos ainda que, foi disponibilizado em seu ambiente virtual na aba Financeiro o GRU - Guia de Recolhimento da União é uma taxa governamental que vai direto para Universidade responsável por validar os nossos diplomas emitidos.

Sendo assim, a instituição mente ao ser confrontada quanto a essa cobrança. Os estudantes/consumidores dos seus serviços devem ficar atentos a isso e buscar informação. Porque pagaria a mais por um serviço sendo que a legislação deixa claro que é responsabilidade da instituição a emissão do certificado e este, certamente, já vem embutido no valor do curso?
Quero deixar isso registrado.

Está com problemas com Faculdade IBRA?