Cancelamento não processado e cobrança indevida do curso 'O Novo' pela ICS

Resolvido
Toledo - PR
28/11/2025 às 16:45
ID: 233152485
Solicitação de cancelamento ignorada e cobrança indevida pela empresa ICS - Instituto de Conhecimento Sistemicos.
Descrição:
Contratei o curso (O Novo) e solicitei o cancelamento via e-mail no dia 12/11/25. Porém, até o momento a empresa não realizou o cancelamento, nem respondeu às minhas tentativas de contato pelos canais oficiais da empresa, apenas enviaram um e-mail para que aguardasse a até que fosse analisado o caso e nisso já se passaram 17 dias. Sendo que não assinei nenhum contrato, não tive acesso a conteúdo algum ( o mesmo inicia somente em janeiro), não entendo o porquê de tanta burocracia.
Mesmo após a solicitação, continuaram cobrando o valor do curso, o que considero abuso e desrespeito com o consumidor.
Estou pedindo:
1. Cancelamento imediato do curso e de quaisquer cobranças futuras;
2. Estorno/reembolso dos valores pagos;
3. Uma posição oficial e solução definitiva.
Aguardo retorno urgente, pois já esgotei todas as tentativas de contato direto com a empresa.
Compartilhe
Resposta da empresa
04/12/2025 às 16:13
Prezada Gabriela, Conforme nosso contato anterior, informamos que o cancelamento do curso foi realizado e o reembolso já foi efetivado por nossa parte, conforme comprovante enviado diretamente para você.
Neste momento, o prazo depende exclusivamente da operadora do cartão e do seu banco, seguindo as regras internas dessas instituições, conforme também lhe foi informado. Normalmente, esse processo pode levar alguns dias úteis, mas garantimos que a operação foi concluída corretamente.
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional e acompanharemos até que tudo esteja resolvido da melhor forma possível.
Agradecemos pela compreensão.
Consideração final do consumidor
17/12/2025 às 15:47
Apesar de todo trânsito, conseguiram resolver o desafio.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
6