Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Camaçari - BA

14/03/2025 às 00:48

ID: 212142067

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Recebi uma ligação de uma funcionária do curso, oferecendo curso gratuito na área de onde escolhesse . E que o curso seria totalmente gratuito, com materiais e certificado inteiramente grátis.
Quando fui na instituição, dia 27/02/******* a conversa mudou um coordenador por nome Paulo, me atendeu e apresentou algumas dependências.
Me levou ao escritório e a conversa já mudou de gratuidade, que seria somente um mês, mas o curso de um ano seria pago . Eu achei muito caro, fora das minhas condições. Ele jogou uma conversa de bolsa de 80% de onde eu pagaria 20% mas teria que pagar de imediato a matrícula *******,00.
Paguei em cartão virtual.
Quando eu pensei melhor em casa e falando com umas pessoas. Eu não teria vantagem alguma. Devido que era longe da minha residência, valor maior que outros lugares mais perto. E que meu nome estava em um resultado de concurso.
Pedi pra cancelar o contrato assinado no dia seguinte, mas ele, Paulo, disse pra eu comparecer pessoalmente. Dia de quarta feira de cinzas ou quinta feira.
Fui na quarta mesmo a tarde. Ele me recebeu na sala onde estava com a tal diretora. Ela perguntou qual o motivo da minha ida , eu falei que queria o cancelamento do curso. Ela perguntou o porquê, eu falei que meu nome saiu em um concurso e ainda exigiu que eu provasse o que estava falando. Não gerei custo algum pra eles. Simplesmente não devolveram o valor pago de *******,00.
Disse que cancelou o curso e que o dinheiro não seria devolvido, mandou assinar um termo de recisão. Assinei inconformada.
Pois eles usam de má fé. Iniciando uma conversa de que o curso seria totalmente gratuito.
Ainda [Editado pelo Reclame Aqui] o valor da matrícula como se a pessoa tem dinheiro a vontade pra dara eles.

Compartilhe

Resposta da empresa

11/04/2025 às 15:34

Olá, Jucilene. Tudo bem?

Agradecemos por compartilhar sua experiência conosco e lamentamos por qualquer insatisfação gerada durante o atendimento.

Gostaríamos de esclarecer que o Instituto de Formação Profissional realmente oferece cursos *******% gratuitos de caráter introdutório, com aulas presenciais, certificado e material inclusos. Essa iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à capacitação profissional. Durante a visita à unidade, os alunos também conhecem nossos cursos profissionalizantes completos, com carga horária mais extensa e estrutura diferenciada. Esses cursos são pagos, e a adesão é totalmente opcional.

Em relação ao valor pago no ato da matrícula, informamos que se trata de uma taxa administrativa prevista em contrato, a qual viabiliza toda a estrutura do curso completo. Por esse motivo, e conforme consta nos termos assinados, não é possível realizar a devolução.

Lamentamos que sua experiência não tenha sido positiva e reforçamos que sua manifestação será levada à coordenação responsável para que todos os pontos levantados sejam avaliados com seriedade.

Nosso compromisso é com a ética, o respeito e a constante melhoria dos nossos serviços. Seguimos à disposição caso deseje novos esclarecimentos.

Atenciosamente,
Equipe IFP

Réplica do consumidor

12/04/2025 às 11:38

Desde quando o pedido de cancelamento foi feito em menos de 7 dias como escrito no contrato , não era pra ter nenhum tipo de retenção do valor recibo pelo aluno. Assim entendi no contrato.

Consideração final do consumidor

12/04/2025 às 11:49

Não indico a ninguém

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0