Reclamação sobre o atendimento recebido no Hospital e Maternidade Ilha

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São José - SC

27/02/2026 às 15:35

ID: 241878763

À Direção do Hospital e Maternidade Ilha

Venho por meio desta formalizar uma reclamação acerca do atendimento recebido nesta instituição no dia 24/02/2026, quando compareci para consulta agendada às 10h00 com a médica *****, Unidade Ilha.

Cheguei às 10h05 e fui diretamente ao balcão de recepção para informar minha presença. Reconheço o atraso de cinco minutos e não me eximo dessa responsabilidade. Contudo, o que motivou esta manifestação não foi a eventual impossibilidade de atendimento, mas sim a forma como fui tratada.

Diante da situação, solicitei falar com o responsável pelo setor, buscando orientação ou qualquer possibilidade de solução. Fui informada de que ele não queria falar comigo. Não houve diálogo, explicação formal ou tentativa de mediação. Fui simplesmente ignorada.

Além disso, a postura das atendentes foi igualmente inadequada. Não houve acolhimento, orientação clara ou postura profissional compatível com o ambiente hospitalar. Ao contrário, percebi indiferença e conversas paralelas em tom de cochicho, o que gerou constrangimento adicional em um momento em que eu já me encontrava fragilizada por um problema de saúde.

Em uma instituição de saúde, espera-se mais do que cumprimento de protocolos. Espera-se respeito, empatia e preparo para lidar com pacientes em situação de vulnerabilidade. Regras precisam existir, mas a forma de aplicá-las revela o nível de compromisso da instituição com o cuidado humano.

Não houve acolhimento. Não houve escuta. Não houve orientação adequada. Houve apenas descaso.

Compartilhe

Resposta da empresa

12/03/2026 às 15:47

Olá Ilma,

Somos da equipe do Hospital Ilha e recebemos sua manifestação.

Inicialmente pedimos desculpas por qualquer situação que possa ter causado sua insatisfação. Gostaríamos de esclarecer que essa não é a postura que esperamos dos profissionais que atuam conosco. Prezamos pelo cuidado, respeito e empatia no atendimento aos nossos pacientes.

Agradecemos por entrar em contato e reforçamos a importância desse tipo de comunicação. Manifestações como a sua nos permitem analisar os fatos com a devida atenção e adotar as providências necessárias para a melhoria contínua de nossos serviços.

Informamos que suas queixas foram encaminhadas ao conhecimento da diretoria do Hospital Ilha, que realizará a devida verificação e tomará as medidas cabíveis para que situações semelhantes não voltem a ocorrer.

Equipe Hospital Ilha