Astra - Ilha Pura: problemas com exaustão de gases na varanda (contrariando norma técnica) e inviabilidade da promessa de fechamento integral da varanda. Decepção.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

01/07/2026 às 19:00

ID: 252846989

Sou proprietária de um imóvel no condomínio Astra no Ilha Pura e após a entrega do imóvel, minha família foi surpreendida negativamente por uma condição relacionada ao sistema de exaustão dos gases do apartamento: o terminal de exaustão descarrega os gases diretamente sobre o teto da varanda impedindo a livre dispersão dos produtos de combustão, ou seja, dissipando os gases na varanda a menos de 0.40m da janela e sacadas de apartamento superior, contrariando o previsto na ABNT NBR 13103. Condição essa, que não nos permite utilizar a varanda da forma sem reais preocupações relevantes relacionadas à ventilação e ao uso seguro do espaço.
Além dessa questão, que impacta diretamente na segurança e saúde da minha família, soma-se a questão de não fechamento total do espaço, que foi uma das condições consideradas para compra e, que diminui consideravelmente, o valor do imóvel frente as exigências atuais do mercado imobiliário, tanto no quesito segurança quanto no quesito estético, pois a varanda é um dos ambientes mais valorizados em empreendimento desse padrão, sendo um diferencial importante tanto para o uso diário quanto para a percepção de valor do imóvel. Como consequência imediata dessa situação, tive que alterar meu projeto de móveis planejados que contemplava móveis na varanda, mas que ficou inviabilizado devido ao risco de ser danificado pela água proveniente de chuva.
Vale ressaltar também, que durante a divulgação do empreendimento, foram utilizadas imagens publicitárias apresentando varandas fechadas com cortina de vidro, criando em nós a legítima expectativa de que o imóvel permitiria esse tipo de utilização com o agravante de que no momento da compra, quando nós questionamos sobre barulho e fumaça da churrasqueira (pois nossa planta está acima da churrasqueira) nos foi informado que com a cortina de vidro (em caso de instalação) e a porta vidro da sala esse ponto não seria um incômodo. Em nenhum momento houve clareza quanto às limitações que seriam descobertas somente após a entrega da unidade. Está claro que as informações prestadas foram omissas.
Estamos decepcionados em realizar um investimento elevado acreditando estar adquirindo exatamente aquilo que lhe foi apresentado comercialmente e, somente após a entrega, descobrir restrições relevantes que afetam a utilização prática do imóvel.
Ao procurar o Ilha Pura, fui informada que a tratativa desse assunto deve ser feita diretamente com o condomínio Astra, o que não concordo, pois a comercialização não foi feita por ele. Sem falar que a tratativa apresentada pelo condomínio já constituído, a meu ver, é paliativa e não resolve o problema da exaustão, sem falar que a própria empresa responsável pelo laudo que viabilizou o fechamento parcial da varanda aconselhou o não fechamento dela. Como confiar em um projeto assim?
Resumindo: decepção define nosso sentimento no momento e não recomendaríamos a compra no Astra Ilha Pura.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/07/2026 às 11:26

Olá Patrícia,

Cumpre esclarecer, inicialmente, que as soluções adotadas no empreendimento Astra foram desenvolvidas em conformidade com as normas técnicas vigentes, bem como atendem às exigências dos órgãos competentes. Dessa forma, o empreendimento encontra-se regular e plenamente apto quanto aos requisitos de segurança, uso e ocupação.

No que se refere às possibilidades de fechamento de varanda, ressaltamos que a definição do modelo permitido e adequado às características do empreendimento deve ser deliberada pelo condomínio em assembleia. Essa orientação, inclusive, foi consistentemente transmitida aos clientes durante o processo de comercialização das unidades.

Informamos que, tanto no material de comercialização do Astra quanto nas unidades decoradas, nunca foi apresentado o fechamento da varanda com cortina de vidro como parte das características do empreendimento.

Ressaltamos, entretanto, que recentemente identificamos que uma imagem referente ao empreendimento Pura foi inserida de forma equivocada na galeria de fotos do Astra em nosso site. Essa identificação foi possível por meio das características de acabamento das paredes junto às esquadrias, que diferem das especificações previstas para o Astra.

Dessa forma, trata-se de um equívoco material decorrente de erro humano na vinculação da imagem, sem qualquer relação com as características efetivamente previstas para o empreendimento Astra. Tão logo a inconsistência foi identificada, a correção foi realizada e a imagem passou a constar no empreendimento correspondente.

Permanecemos à disposição em nossos canais de comunicação

Atenciosamente,

Equipe de Relacionamento com o Cliente
Ilha Pura

Consideração final do consumidor

04/07/2026 às 14:28

Péssima experiência.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0