Cobranças indevidas e má-fé na vistoria de saída da locação

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Caraguatatuba - SP

11/12/2025 às 15:16

ID: 234469747

COBRANÇAS INDEVIDAS E MÁ-FÉ NA VISTORIA DE SAÍDA: IMOBILIÁRIA INDICA PROFISSIONAL, RECUSA A PINTURA E A LIMPEZA NA VISTORIA E COBRA MAIS DE R$ 4.000,00 ATRAVÉS DO SEGURO FIANÇA

Alerta para futuros clientes: finalizei um contrato de locação com a Imobiliária Governador e enfrentei cobranças abusivas que ultrapassaram R$ 4.000,00, apesar de já ter cumprido todas as obrigações.

Contratei e paguei R$ 2.170,00 para pintura interna e limpeza POR PROFISSIONAL INDICADO PELA PRÓPRIA IMOBILIÁRIA, mas na vistoria os serviços foram recusados e agora a Imobiliária cobra refazimento através do Seguro Fiança.

Na vistoria de saída, a Imobiliária não permitiu que eu fizesse apontamentos, lançando itens absurdos como "tampa de privada com manchas", "mato na calçada", "parafuso do portão solto", etc. No total, a Imobiliária Governador acionou o Seguro Fiança com absurdo orçamento de mais de R$ 4.000,00.

Também houve tentativa de cobrar por vícios estruturais e desgaste natural, como vazamento em válvula descarga, "indício de entupimento" (nunca comprovado), ferrugem no portão, etc.

Até mesmo a pintura externa, que já estava desgastada no início do contrato, também foi incluída de forma indevida no Seguro Fiança, apesar de não ser obrigação do locatário pintar o exterior do imóvel.

No fim, ficou claro que as cobranças tinham objetivo de enriquecimento sem causa, transferindo custos do imóvel para mim. Essas condutas de imobiliárias, que tentam a qualquer custo lucrar indevidamente na rescisão do contrato de aluguel, não são incomuns no mercado. Contudo, a Imobiliária Governador passou de todos os limites com o orçamento apresentado, razão pela qual, inclusive, iniciarei um procedimento junto ao CRECI para apurar a conduta da Imobiliária Governador.

No momento, estou em processo de contestação junto à Seguradora, e preparando ação judicial, que em breve será proposta contra a Imobiliária e os Locadores.

Faço a presente avaliação para alertar possíveis clientes. Sugiro que tenham uma boa assessoria jurídica antes de se envolverem com a empresa, pois, ao término da locação/compra de imóvel, certamente precisarão.

Serve a avaliação também como feedback à própria Imobiliária Governador, para que reveja suas políticas e se atenha às cláusulas contratuais e às leis.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

19/12/2025 às 17:55

A imobiliária manteve as cobranças abusivas e fui obrigado a ingressar com ação judicial contra a imobiliária, os locadores e a seguradora. Se você não quer ter esse tipo de dor de cabeça, sugiro que pense bem antes de fazer qualquer negócio com a Imobiliária Governador.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0