Cobrança de Aluguel Indevida

Imobiliaria Junqueira
Piracicaba - SP
10/09/2021 às 15:24

No dia 21/07/2021, se iniciou um contrato de locação com a Imobiliária em questão, onde após os ligamentos de água e Luz, notei um vazamento das válvulas Hidra (3 pontos) e também vazamento em encanamento no banheiro superior da casa, onde a água está infiltrando pelo teto e paredes do lavabo, que fica abaixo do banheiro superior. Então, no dia 26/07/2021, fiz a contestação da vistoria do imóvel, conforme previsto em contrato, através do portal de manutenção da própria imobiliária. Foi informado Tudo o que estava acontecendo no imóvel e a colaboradora da imobiliária Beatriz, solicitou que eu fizesse três orçamentos para a resolução do Problema.
    Sendo Assim, fui atrás dos prestadores de serviço e no dia 30/07/2021, enviei o documento no mesmo portal. No mesmo dia a colaboradora Beatriz me respondeu dizendo que minha solicitação havia sido passada adiante e que iriam passar ao proprietário do imóvel.
    Até o dia 03/08/2021 ainda não havia chego retorno algum, então mandei nova mensagem pelo portal para saber como estava o processo.
    Obs.: Foi concedida uma carência de 15 dias do aluguel para fazer as reformas necessárias na casa e esse prazo venceu dia 05/08/2021. Portanto essa é a data que de fato se iniciou a cobrança do aluguel.
    No dia 03/08/2021, a Beatriz me respondeu e disse que o prestador de serviço de confiança do locador estava com COVID-19 e então solicitou que eu fizesse novamente um orçamento para lhes enviar. Comuniquei que já havia feito isso.
    No dia 04/08/2021, a Beatriz me pediu desculpas pelo mal entendido e que de fato eu ja havia encaminhado os orçamentos e que repassaria ao proprietário novamente. Nesse mesmo dia avisei a Beatriz que o vazamento era constante e que por esse motivo eu estava com a água do imóvel desligada, para não gerar custos extras e me foi passado que isso era de fato algo para resolução urgente. Ainda no dia 04/08/2021, a Beatriz me passou que o prestador de serviço Valdernei faria uma visita para orçar o trabalho a ser feito (Mesmo após eu já ter feito isso anteriormente com outros profissionais).
    No Dia 09/08/2021 (Apos o fim de semana) respondi á Beatriz que poderia receber o prestador no dia 10/08/2021.
    Sendo assim, no dia combinado, fui até o imóvel receber o prestador de serviço ás 13:30 e após esperar algum tempo, questionei a Beatriz pelo portal se de fato estava confirmado e ás 13:47 ela me passou o contato do prestador Valdernei, para que eu entrasse em contato. Após contato percebi que o prestador havia se esquecido e chegou no imóvel já depois das 14:15 (Só pra constar meu tempo gasto).
    Ainda no dia 10/08/2021 ás 16:11, a colaboradora Isabela, através do portal de manutenção, me disse que recebeu o orçamento do prestador Valdernei e que em breve retornaria.
    No dia 11/08/2021, minha paciência começou a se esgotar, e solicitei uma resolução o quanto antes e a colaboradora Isabela informou que iria cobrar novamente o locador.
    No dia 13/08/2021, ainda sem respostas, enviei uma mensagem no portal dizendo que eu permanecia com a água do imóvel desligada. A Beatriz disse sentir pelo transtorno e que comunicaria novamente o proprietário.

Dia 16/08/2021 enviei a seguinte mensagem: "Bom dia! Ainda aguardando resolução de problemas indicados na casa sobre contestação do laudo de vistoria. Primeiro aluguel já foi pago e ainda não consigo fazer uso da casa. Sinceramente estou ficando chateado com a situação. Esperava uma resolução mais rápida."
    A colaboradora Beatriz respondeu que o proprietário estava apenas acertando questões de valores com o prestador e que em breve ja resolveria.
    Dia 18/08/2021, ainda sem respostas, indaguei novamente no portal sobre os reparos e me foi passado que o orçamento havia sido aprovado e que o prestador iria entrar em contato para realização do trabalho ainda naquela semana (O que não ocorreu).
    Somente no dia 26/08/2021, o prestador Valdernei foi até o imóvel para realização do serviço, porém não foi ele quem o fez. Levou consigo um terceiro (que desconheço o nome) e o deixou na casa fazendo a troca das válvulas Hidra. Após o fim da substituição das válvulas, vendo que o problema do vazamento do encanamento não havia sido resolvido, entrei em contato com o Valdernei e o indaguei a respeito do ocorrido e o mesmo disse que estava sem tempo e que não conseguiria resolver isso nos próximos dias. Então descontente, é claro, entrei em contato com a Imobiliária no mesmo momento e questionei a Beatriz por telefone a respeito do ocorrido, e ela me passou que o orçamento que o Valdernei havia encaminhado, contemplava apenas o reparo das vávulas dos banheiros e que não havia colocado nada a respeito do vazamento e me pediu pra colocar isso tudo que foi conversado no portal.

Sendo assim, ainda no dia 26/08/2021, coloquei por escrito no portal o que havia falado por telefone e anexei fotos da parede toda manchada.
    A Beatriz me respondeu ainda no mesmo dia: " Boa tarde Sr. Luiz, tudo bem? Muito obrigada pelas fotos, iremos enviar ao setor que comunica o proprietário para que ele esteja ciente da situação atual. Falamos com o prestador que também realizou o orçamento no imóvel, o mesmo nos posicionou e na sua visita constatou que não consta em orçamento o vazamento no encanamento no banheiro porque o que causa o vazamento são as válvulas hidra com um vazamento muito grande, Vamos encerrar essa manutenção autorizada, caso o problema ainda persista o Sr. pode voltar a nos contatar, mas se o prestador estiver certo, o vazamento será sanado com os reparos feitos, atenciosamente, Beatriz."

Então, após essa mensagem entrei em contato por telefone novamente, porque aparentemente, ninguém estava entendendo o problema!
    Disse que Haviam três válvulas hidra que precisavam ser substituídas e mais um reparo hidráulico por conta de vazamento. Essas foram as informações que eu estava passando desde o início para TODOS os prestadores de serviço e também ao portal da imobiliária. Quando TODOS os prestadores foram até a casa para orçar, eu avisei sobre as válvulas e sobre o vazamento no banheiro superior e disse que era IMPOSSÍVEL que o vazamento ali fosse referente á Válvula hidra, porque o mesmo estava manchando a parece contrária à válvula (parede de fronte) , o que torna impossível a causa do vazamento, ser a válvula. Isso não precisa nem ser perito para enxergar!
    Além do vazamento não ser resolvido, as válvulas que foram trocadas não estão em funcionamento também. Após dito tudo isso, disse que não abriria novo chamado porque o anterior não havia sido resolvido e a Beatriz me disse que entraria em contato com o prestador Valdernei.

No dia 28/08/2021 a colaboradora Isabela me disse que o prestador Valdernei entraria em contato comigo e deixou o celular do mesmo, caso eu quisesse entrar em contato e no dia 29/08/2021, respondi que aguardaria esse contato até no máximo a próxima quarta feira que seria dia 01/09/2021.

Abaixo deixarei exatamente as conversas que se passaram no portal da imobiliária nos próximos dias:

31/08/2021 (Mensagem da Imobiliária)
    Bom dia Sr. Luiz, tudo bem?
    Informo que recebemos o orçamento novamente, realmente o prestador anteriormente não havia encontrado a causa do vazamento, mas agora sim, enviamos para gerente que comunica o proprietário, assim que nos posicionarem retorno ao Sr.

02/09/2021(Mensagem Minha)
    Boa tarde!
    A fim de documentar, venho por meio deste solicitar o congelamento do aluguel do imóvel em questão.
    Percebo uma não urgência para resolução de tais problemas reclamados ainda sobre a vistoria do imóvel e sinceramente, tudo bem. Porém não posso arcar com as despesas de um imóvel parado. Solicitei 15 dias de carência para realizar as obras necessárias na casa que ofereci ao proprietário, porém não foi possível realizar no tempo previsto porque tivemos todos os contratempos citados nesse chamado.
    Resumindo, a casa está parada, com obras paradas e aluguel correndo.
    Espero que levem de bom tom minha solicitação.
    Aguardo retorno o mais breve possível,
    Henrique.

03/09/2021 (Mensagem imobiliária)
    Bom dia Sr. Luiz, e você?
    Informo que passamos sua solicitação adiante, mas infelizmente tivemos um retorno negativo para a solicitação, proprietário alega que já alugou a casa em um preço menor para o Sr., de R$1.500,00 por R$1.100,00 e disse que não é possível aceitar,
    Beatriz.

OBS.: Aqui gostaria de fazer um adendo. Esse valor que o proprietário aceitou referente ao aluguel, foi por conta do estado da casa e mediante reforma que será da minha responsabilidade, inclusive reforma esta, que está parada, pois não posso arcar com despesas de retrabalho. Sinceramente, não sei o que precisará ser feito no banheiro superior para resolução dos problemas. A água continua manchando as paredes da casa e infiltrando pelo teto do lavado. O Congelamento de aluguel solicitado é mediante ao tempo que estou pagando aluguel com a casa parada, com água desligada e vazamentos. Já disse inclusive á Beatriz que caso prefiram, levo a chave do imóvel até a imobiliária e pego somente depois que resolver, o que não posso é pagar 100% de algo que não está 100%. Sem falar no mau cheiro que permanece na casa após os pedreiros passarem por lá.

Continuei no portal:

03/09/2021 (Mensagem minha)
    E sobre a solicitação, não estou pedindo mais abatimento no valor mensal do aluguel! Estou pedindo abatimento referente ao tempo que a casa está parada, sobre o aluguel que vence no próximo dia 15 inclusive, sobre algo que não está sendo utilizado porque o proprietário não executou as solicitações mediante a vistoria.
    Eu preciso de um prazo. Esse é um problema estrutural e aparentemente a imobiliária não pode fazer nada e muito menos eu, porque de fato não diz respeito a mim. Estou tendo constrangimentos aqui e estou impossibilitado de utilizar o imóvel. Espero resolver esse impasse de forma amigável.
    Minha paciência se esgotou na última ligação já na semana passada.

03/09/2021 (Mensagem Imobiliária)
    Boa tarde Sr. Luiz, tudo bem?
    Sentimos muito por todo esse transtorno em nome da imobiliária, informo que tomamos providencias, e encaminhamos a ocorrência ao nosso superior para tentarmos ajuda-lo da melhor forma possível e chegarmos em um consenso, assim que nos posicionarem novamente retornamos para o Sr.,
    Beatriz.

Após isso ainda no dia 03/09/2021, disse que esperaria novamente até a próxima quarta feira (08) e no dia 04 me disseram que iriam agilizar.

No dia 06/09/2021 (Ultima segunda feira), recebi uma mensagem pelo portal da Isabela, dizendo que outro prestador entraria em contato para agendar um horário para fazer um novo orçamento. Respondi dizendo que aguardava e até ás 12h48min do dia 10/09/2021 eu não havia recebido nenhuma ligação. Então entrei em contato com a imobiliária e falei com a Colaboradora Isabela, explicando novamente minha situação e já cansado de tanta enrolação, disse que gostaria de resolver inclusive questões sobre esse aluguel que está sendo cobrado com a casa parada por única e exclusiva ineficiência da imobiliária para resolver minha solicitação que perdura por mais de um mês, e ela me orientou a fazer o que fosse melhor para mim. Portanto esse é um início.

Mais uma observação. Os pedreiros deixaram ferramentas, material e resíduos no imóvel.

De fato estou fadado a não ter uma posição amigável a seguir.

10/09/2021 às 17:05

Boa tarde Luiz, tudo bem?

Sentimos muito pelos problemas com o imóvel alugado por você. Compreendemos as razões para você pleitear o congelamento do aluguel, porém, não cabe a imobiliária decidir isso. Todas as decisões sobre os reparos, abonos, descontos, etc., devem ter o aval do proprietário. Sobre a demora para os reparos serem concluídos, tanto a gerente responsável pelo atendimento do proprietário, quanto nossa equipe de manutenção, estão priorizando o seu caso, porém, como dito anteriormente, não temos o aval para decidir.

Por fim, para resolver de uma vez por todas os problemas, estaremos intensificando nossas tratativas junto ao proprietário, para chegar em uma solução quanto aos reparos e os dias de aluguel. Assim que tivermos alguma novidade, lhe contataremos via telefone ou whatsapp.

Gustavo Junqueira

10/09/2021 às 17:44

Recebi ligação da imobiliária e o problema foi resolvido.

Está com problemas com Imobiliaria Junqueira?