Cobrança indevida de multa recisória.

Poços de Caldas - MG
31/08/2021 às 22:04

Aluguei uma casa na Av. Centenário Piracicaba. Só.
    Avia algumas coisas que precisava de melhoria como azulejos do banheiro vidros quebrados.
    Porém na primeira chuva um quarto a parte encheu (literalmente) a laje de água e escorria água até entre as tomadas. (Tenhosl fotos do local) entrei com um pedido e fui informado que precisaria fazer orçamentos para o concerto devido ao tempo e o quarto ser separado acabei isolando o mesmo até que eu encontra-se tempo e alguém para fazer orçamento, embora não concordasse com o pedido pois era um problema que foi foi nitidamente mascarado por pintura. Após aproximados 2 meses notei que o portão da garagem começou a ceder devido ao trinco não suportar o peso do mesmo. E pôs o terceiro mês começou a ter goteiras na cozinha. Fiz o orçamento porém demorou para vir retorno e quando deram notícia disseram que o proprietário que não estava respondendo. Só então depois de incistencia retornaram que os concertos foram recusados.

A partir daí procurei outra casa e me mudei. Pagando tudo que era necessário ( aluguel até a data, água, luz e cancelamentos necessários). A imobiliária Junqueiras me cobrou a multa recisória mesmo assim e mesmo depois de eu apresentar as provas, deram entrada na Porto seguro como se eu fosse mal pagador e ainda por cima a Porto seguro me ligou e disse que a imobiliária Junqueiras não apresentou as provas que eu avia mandado. Estão dizendo que por eu ter demorado para mandar orçamentos significa que a casa era abitavel. Vamos ver até onde vai este caso. Detalhe: Não recebi formal nem por email e nem por carta qualquer cobrança de multa nem da imobiliária n da Porto seguro. A impressão que dá é que estão tentando encobrir quaisquer provas contra eles. Isto me deixou extremamente chateado em uma empresa que aparentemente parecia ser tão séria.

01/09/2021 às 10:40

Prezado Jair, bom dia.

Após análise do seu caso em conjunto com a seguradora, entendemos que a desocupação antecipada do imóvel pelo suposto motivo de estar inabitável, não é devida.

Primeiramente, fica esclarecido que no início da locação, o senhor visitou o imóvel e verificou as exatas condições em que o mesmo se encontrava, conforme consta do laudo de vistoria inicial, tendo sido sua opção locá-lo. Todas as contestações feitas acerca dos problemas, já constavam em laudo inicial e foram respondidas a você.

Segundamente, foi concedido desconto no valor do aluguel em virtude dos problemas, e a locação firmada acabou sendo em valor bem menor do que a avaliação, justamente porque o proprietário entende que o locatário poderia realizar e arcar com os reparos, se assim desejasse.

Portanto, como a decisão de locar e rescindir o contrato partiu exclusivamente do senhor, inquilino do imóvel, não há que se falar em inabitabilidade com consequente isenção de multa.

A imobiliária Junqueira lhe informou sobre o valor da multa contratual nas tratativas realizadas antes da rescisão e reiterou na data de entrega das chaves, que ocorreu em 23/06/2021.

Permanecemos à disposição para lhe prestar quaisquer informações que fizeram-se necessárias.

Imobiliária Junqueira

12/09/2021 às 21:16

À
    Imobiliaria Junqueira

JAIR FRANCISCO, inquilino da residência da Avenida Centenario 568 São Dimas- nesta, vem apresentar

NOTIFICAÇÃO

a imobiliária ou quem lhe fizer as vezes, pelos motivos de fato e de direito agora alegados:

O inquilino deixou as chaves na imobiliária no dia 26/06/2021 , sendo que a imobiliária alegou que a multa recisória era devida.

Ocorre que, no laudo de vistoria de entrada constava, com marcas de umidade e não extremos vazamentos e goteiras. Foi constatado o motivo do mesmo por orçamento, pago pelo inquilino, que o problema se originava em taves do telhado quebradas, sendom por desgaste natural, este inquilino fez de tudo para comunicar a imobiliária, incluindo se oferecer a fazer os reparos e descontar nos alugueis posteriores, que nada fez a respeito.

Dessa forma, devido a inabilidade teve que deixar o imóvel, por não ter condições de residir no no imóvel (INABITALIDADE).

Assim diz a lei do Inquilinato:

Art. 22. O locador é obrigado a:
    I - entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina;

Assim, entregue ao inquilino já com defeitos estruturais advindo vazamento do telhado, não há condições perfeitas de moradia nos termos e condições para moradia, a prova de não habitualidade pertence à imobiliária, SENDO PATENTE [Editado pelo Reclame Aqui]da imobiliária para forçar o inquilino pagar reparos e multa contratual.

Piracicaba, 12 de setembro de 2021.

JAIR FRANCISCO FILHO

12/09/2021 às 21:16

À

NOTIFICAÇÃO

Assim diz a lei do Inquilinato:

Art. 22. O locador é obrigado a:

Piracicaba, 12 de setembro de 2021.

JAIR FRANCISCO FILHO

Está com problemas com Imobiliaria Junqueira?