Descaso durante a locação e demora injustificada para emissão da carta de ônus

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Maringá - PR

07/07/2026 às 13:36

ID: 253303305



Desde janeiro de 2026 solicitei à imobiliária o reparo de uma infiltração no banheiro do imóvel alugado. Ao longo dos meses, fiz diversas solicitações e enviei fotos comprovando que o problema só aumentava. A infiltração se agravou a ponto de surgirem cogumelos, atingindo o quarto e danificando até o piso de madeira.

Apesar da gravidade da situação, nenhuma providência foi tomada. Duas pessoas chegaram a comparecer ao imóvel para avaliar os danos, mas o reparo nunca foi realizado.

Em maio de 2026, com o encerramento do contrato e diante da completa falta de solução, decidimos desocupar o imóvel.

No momento da entrega das chaves foram exigidos diversos reparos por nossa conta, incluindo serviços na rede elétrica do banheiro e do quarto, pintura de portas, rodapés, teto e até da área externa. A pintura da varanda não foi realizada porque o próprio condomínio havia informado que seria de sua responsabilidade.

Cumprimos todas as exigências da imobiliária, realizamos os reparos solicitados, arcamos com todos os custos e entregamos o imóvel conforme solicitado. No entanto, é importante destacar que a infiltração nunca foi reparada pela imobiliária. Tivemos, inclusive, que pintar sobre as manchas causadas pelo vazamento, pois o problema permaneceu sem solução até a entrega do imóvel.

Após a entrega das chaves, solicitamos a carta de ônus (declaração de inexistência de débitos), documento indispensável para comprovar que não possuímos qualquer pendência com a imobiliária. Fomos informados de que o documento seria entregue em até sete dias, mas esse prazo não foi cumprido.

Diante da demora, fui pessoalmente à imobiliária para buscar a declaração e fui informado de que as responsáveis, Rosana e Eleandra, ainda não haviam providenciado o documento. Prometeram que ele estaria pronto na mesma tarde. Retornei na segunda-feira, conforme orientado, e novamente a declaração não estava pronta. A justificativa foi que estavam atendendo outras demandas.

Infelizmente, essa situação demonstra o mesmo descaso que enfrentamos durante toda a locação. Quando precisávamos que um problema grave fosse resolvido, não houve qualquer urgência. Agora, mesmo após cumprirmos todas as nossas obrigações e entregarmos o imóvel, continuamos aguardando um documento que deveria ter sido emitido dentro do prazo informado.

**O que espero da empresa:**

* A emissão imediata da carta de ônus (declaração de inexistência de débitos);
* O cumprimento dos prazos informados aos clientes;

Espero que a empresa trate esta reclamação com a seriedade que o caso merece e resolva definitivamente essa situação, evitando que outros consumidores passem pelo mesmo desrespeito.

Compartilhe

Resposta da empresa

09/07/2026 às 15:36

Olá!

Primeiramente, pedimos desculpas pela demora na disponibilização da sua carta de rescisão.

Informamos que o documento já está pronto para retirada. Por se tratar de um documento de caráter pessoal, a retirada deverá ser realizada exclusivamente pelo próprio locatário, mediante apresentação de um documento de identificação.

Agradecemos a compreensão e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Consideração final do consumidor

10/07/2026 às 14:17

Ainda precisamos reclamar para pegar o documento, pous na hora ninguém sabia do que se tratava, falta de comunicação!

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

5

Consideração final da empresa

10/07/2026 às 15:00

Boa tarde Josiane !

No momento da entrega a responsável pelo setor nao estava no momento ,
porem no mesmo instante outra pessoa o atendeu prontamente .
Agradeço