Cobrança indevida e problemas de infiltração em imóvel alugado pela Prates Imobiliária.

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

22/10/2025 às 20:57

ID: 230030927

Imobiliária [Editado pelo Reclame Aqui]! Inquilino não tem voz, só os proprietários tem razão! Locamos um apartamento deles por 4 anos e 4 meses. Apartamento este com 40 anos, ou seja, muitas infiltrações que foram maquiadas antes da locação! Foram bem maquiadas, mas com o tempo tudo começa a aparecer. Entramos em contato devido a uma infiltração, e tivemos uma visita de alguém da empresa Koga, que passou uma reforma em todo o banheiro, em que teriam que trocar o piso inteiro. Não sei de quanto foi a cotação, mas a proprietária não aceitou e enviou alguém de confiança dela que foi lá e arrumou o que ele achava que devia, que não era nem metade do que a empresa havia falado. Quem estava certo? Não sei. Sanou a infiltração em si? Não! Então, resolvemos sair do apartamento, e eis que após a vistoria de saída, realizada pela empresa Realiza, e orçada pela empresa Koga, estavam nos cobrando R$ 10.000,00 alegando que danificamos o laminado. Ignorando o fato da infiltração de todas as maneiras possíveis! Além disto, quando entramos, o piso já não era novo, e desgaste referente ao tempo não é de responsabilidade do inquilino; estrutura é com o proprietário, conforme a Lei. Mas não adianta argumentar com eles! Ameaçaram lançar este valor no meu cartão de crédito, uma vez que nele tenho o seguro fiança mensal! Irregularidade em cima de irregularidade! A palavra deles é a lei, e não existe uma negociação justa! Estamos tendo que resolver isto contratando advogado, e tendo dor de cabeça com uma coisa que uma negociação resolveria. Então, cuidado ao verem imóvel da Prates! Aliás, eles tem muitas ações neste mesmo sentido, devido a cobrança abusiva.

Compartilhe

Resposta da empresa

23/10/2025 às 16:13

Prezado Sr. Flávio,

Conforme já esclarecido para sua esposa Anelis, todas as cobranças realizadas estão integralmente em conformidade com as cláusulas do seu contrato de locação e com a legislação vigente.

Conforme explicado e demostrado nas conversas com o setor responsável, a infiltração mencionada não possui relação com o estado do piso, tampouco houve qualquer comunicação durante a vigência da locação sobre o dano no mesmo. Ressaltamos que a constatação de tais condições deveriam ter sido informadas de imediato à administradora, conforme previsto contratualmente.

O contrato firmado prevê uma modalidade de garantia justamente para situações de inadimplência, a qual poderá ser utilizada caso os débitos não sejam regularizados.

Por fim, informamos que a questão segue sendo tratada entre a sua advogada, a proprietária e o departamento responsável, o qual já consta o posicionamento final da proprietária, de forma técnica e dentro dos parâmetros legais.

Atenciosamente.